Mini-orquídeas em forma de estrela


Sophrolaelia Marriotiana e Sophrolaelia Jinn
Sophrolaelia Marriotiana e Sophrolaelia Jinn

Recentemente, tive a felicidade de registrar o encontro destas duas orquídeas que, além de belíssimas, são aparentadas. Ambas são filhas da Sophronitis coccinea. A Sophrolaelia Marriotiana, laranja, é fruto do cruzamento com a Laelia flava, e a Sophrolaelia Jinn, vermelha, resulta da miscigenação com a Laelia milleri.

Tenho paixão por estas mini-orquídeas estreladas. Sonho em montar uma coleção contendo uma de cada tonalidade. Infelizmente, é raro vê-las à venda em orquidários e exposições. Já tive a oportunidade de encontrar alguns exemplares em amarelo e magenta, mas não estavam disponíveis para aquisição. Não sei se existem outras cores, adoraria conhecer mais variedades.

Como já comentado anteriormente, estas orquídeas são interessantes por aliarem o porte pequeno da sua parte vegetativa ao avantajado tamanho de suas flores, comparativamente. Além disso, devido às maravilhas da genética, são muito mais fáceis de serem cultivadas do que seus pais. Generosas, costumam florescer mais de uma vez ao ano. Enquanto não encontro outras miniaturas para completar a família, deixo com vocês esta foto da dupla que tem iluminado nossa primavera.

18 comentários:

  1. Que lindas "estrelas"!!! Um colírio realmente!!! Obrigada por compartilhar conosco, Sérgio!!!
    Boa noite! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô, tudo bem?! Que ótimo saber que gostou das estrelas! Muito obrigado pela visita e carinho, sempre!

      Beijos e uma ótima noite!

      Excluir
  2. Tenho 2 pequenas marriotiana...são lindas!...a cor fica entre o laranja e o vermelho e parece mesmo raiadas...uma pequena estrela que penetra no olhar e encanta o coração...a Jinn vc que me mostrou pela primeira vez!...Parabéns pelo cultivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely, que legal! Fiquei curioso para saber como são as suas. Adoro observar as variações dos híbridos primários. Fico contente por saber que gostou destas duas, muito obrigado pelo comentário e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Lindas como as estrelas... talvez por isso seja difícil alcança-las... Mas estas, aí, presentes, maravilhosas, vivas e "primas" valem pelo firmamento inteiro. Parabéns por estas joias e obrigada por fazê-las, também, um pouco nossas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que belas palavras! Lindo o seu comentário, muito obrigado pelo carinho! Fico feliz por saber que está apreciando o compartilhamento destas pequenas.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Belas estrelas que iluminam nossos jardins, e no nosso caso, varandas! rsrs. Apesar de muitos considerarem as orquideas com flores arrendondadas perfeitas, tenho verdadeira atração pelas florzinhas estreladas que volta e meia chamam a minha atenção. :)
      Parabéns Sérgio, elas são lindas e que continuem nos dando esses presentes maravilhosos! Bjos

      Excluir
    3. Oi, Cintia, é verdade! Também gosto das orquídeas de forma arredondada, mas são caríssimas, no caso das walkerianas. Eu me contento com estas estrelinhas. Que bom saber que gostou delas, muito obrigado pelo carinho e pela visita!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  4. São belas orquídeas mesmo! As características favoráveis, que lhes dão mais qualidade e beleza devem ser seus atrativos! Tomara que a sua coleção cresça constantemente!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Tomara que sim, muito obrigado pelas palavras de incentivo! Que bom saber que gostou destas pequenas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Um dia desses vi uma dessas magenta para vender em uma feira ecológica aqui em Porto Alegre. Fiquei fascinada por ela mas o dinheiro que eu tinha no dia estava destinado a outras coisas como mel e verduras. Confesso que por pouco não voltei pra casa sem mel e sem comida, o segredo foi parar de olhar pra ela. Orquídeas são como cãezinhos e gatinhos, não da pra olhar muito que já dá vontade de levar pra casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jade! Pois é, eu também já passei por situações semelhantes. Gostei da sua dica, de fato é difícil resistir a estas orquídeas. Com certeza, haverá outras oportunidades para adquirir a sua orquídea magenta! Boa sorte e muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi, Boris, que bom, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi, Bete, que bom que gostou! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Tenho uma orquídea estrela de cor rosada e lindaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, parabéns! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir