Mini-orquídea Orpetii


Mini-orquídea Sl. Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

Comprei esta mini-orquídea púrpura no início do ano, já florida. Infelizmente, quando chegou às minhas mãos, sua flor apresentava-se levemente passada, durando poucos dias. Ainda assim, foi o suficiente para que eu me apaixonasse pela cor e forma deste interessante híbrido primário, fruto do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Laelia pumila.

Quase um ano depois, tive a alegria de ver surgir, pela primeira vez aqui no apartamento, o botão floral desta miniatura de orquídea. Hoje, conforme prometido, trago para vocês a flor completamente aberta. Foi uma grata surpresa assistir a esta floração. Tive a impressão de que a forma desta orquídea melhorou bastante. A flor é bem plana e as pétalas apresentam um formato arredondado, lembrando as orelhinhas daquele famoso camundongo. A cor continua a mesma, um magenta espetacular.

Na mesma época em que adquiri esta orquídea, comprei também sua progenitora, a Sophronitis coccinea. Esta pequena criatura não esboçou sinal de vida, desde que chegou. É por isso que admiro tanto o vigor e facilidade de cultivo dos híbridos. Ao contrário de sua mãe, a Sophrolaelia Orpetii cresce e floresce vigorosamente, recompensando-nos com até duas florações no ano. Como a maioria das minhas orquídeas, esta é cultivada em sphagnum e vaso plástico, sobre uma camada de argila expandida. O substrato é mantido sempre úmido.

No momento em que fotografei esta floração, fui surpreendido pelo surgimento de um segundo botão, em um novo broto. Acredito que não haverá tempo hábil para que ambas as flores coexistam. Ainda assim, é para mim uma grande alegria ter a companhia desta generosa orquídea florida por mais algum tempo.
 

26 comentários:

  1. Boa tarde meu amigo.
    Obrigado por nos presentear por essa linda orquídea. E parabéns pelo seu amor, e cuidado com elas.

    Grande abraço, fique sempre na paz !
    Dan.
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel, boa tarde!

      Tudo bem? Imagine, eu que agradeço pela visita e consideração!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  2. E só posso agradecer mais uma vez pelo seu gesto, meu amigo!!! Esta orquídea veio enriquecer mais ainda a nossa Comunidade!!! Parabéns a você sempre! Que as flores retribuam seu carinho, enfeitando o seu Apê!!!
    Boa noite!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô, tudo bem? Imagine, eu que agradeço a você por nos acompanhar e apoiar, sempre! Amém, muito obrigado pelo carinho e incentivo. Parabéns pelo sucesso da sua Comunidade, belo trabalho!

      Beijos e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  3. Deslumbrante! A cor é um escândalo de beleza! Tenha paciência com a mãe dessa menina... Quem sabe ela vence a timidez e desabrocha, só prá te ver feliz?? As mães são menos céleres que suas filhas... menos afoitas... mais recatadas... Quem sabe ela te prepara uma surpresa?! hehehe... Abç...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Hehehe! Pois é, espero que a mãe dela acorde. Confesso que nem tenho certeza se está viva, coitada... Espero, de coração, que sim.

      Mas que ótimo saber que gostou desta mini! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Um trabalho lindo que exige a paciência que só pode vir do AMOR.
    Amor ao que faz e zelo pelo objeto de trabalho, no caso um ser vivo também. Todos os seres vivos merecem respeito.
    Muito bom estar aqui...continue seu lindo e dedicado trabalho.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vall, tudo bem? Que linda mensagem, muito obrigado pelas palavras de incentivo! Fico muito feliz em saber que está gostando, valeu pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Boa noite Sergio, que deslumbrante orquídea!

    Fui lá ver o botão floral e fiquei encantada como algo tão aparentemente frágil,pode se transformar em algo tão espetacular assim!
    A cor magenta é mesmo um espetáculo!
    É uma cor forte, com uma presença absoluta em qualquer ambiente!
    Lembra até a transformação de uma borboleta, quando ela sai do casulo e mostra toda a sua beleza!

    Adorei estar aqui!
    Boa noite e uma semana maravilhosa! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, boa noite!

      Tudo bem? Pois é, também fiquei impressionado com a transformação do botão floral! Que bom saber que gostou da cor, é uma das minhas favoritas!

      Muito obrigado pelo carinho da sua visita, é sempre uma alegria ler seus comentários!

      Bjos, boa noite e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Olá Sérgio,
    Para além de uma cor deslumbrante, que eu adoro, destaco as suas formas perfeitas, que até parecem propositadamente moldadas ao pormenor. Deve ser um gosto imenso cuidar de um "tesouro" como este.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo!

      De fato, foi para mim um grande prazer observar a cor e forma desta pequena orquídea! Fico muito feliz em saber que também gostou, muito obrigado pelo gentil comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sergio, que maravilha!
    Fiquei encantada com essa obra prima da natureza!
    Obrigada por nos presentear com essas belezas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que legal saber que gostou desta mini! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e carinho! Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá,Sérgio!
    Que delicadeza de orquídea,meu amigo! Realmente é um belíssimo híbrido, de forma suave e maravilhosa, e com uma cor simplesmente espetacular! Para mim, ela é como uma "princesinha" em forma de flor! Muito linda mesmo!!! E que interessante o fato de que muitos híbridos podem ter maior poder adaptativo do que as plantas "progenitoras". Acho que,provavelmente, em vários casos, as "filhas" dos cruzamentos entre as espécies,devem unir as características "boas" de adaptação de ambas as espécies misturadas. Mas seja como for, certamente essas adoráveis híbridas são fonte de alegria, beleza e de muita admiração para todos nós.
    Meu abraço grande pra ti,querido amigo das orquídeas!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Que bom que gostou desta pequena! De fato, fiquei impressionado com a forma e cor deste híbrido. De modo geral, tenho uma certa dificuldade de cultivar espécies aqui na varanda. Mas concordo com a sua opinião, os híbridos acabam mais adaptados a diferentes ambientes.

      Que alegria receber sua visita e ler seus comentários! Muito obrigado pelo carinho e gentileza, seja sempre muito bem-vinda!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi, Flávia, tudo bem? Pois é, também gosto bastante desta cor! Fico contente com a sua visita, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Uau, uau...essa dispensa comentários; e tb me atrevi a nem ler o texto, pq somente a bela flor, a foto, o conjunto, me fez pensar em maravilhas! Maravilhado estou! Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Que bom saber que gostou da foto, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço e uma ótima noite!

      Excluir
  11. Parabéns Sergio. É um híbrido de fantástico, a forma da flor é perfeita. Super safra e obrigado por compartilhar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Imagine, eu que agradeço a você pelo comentário! Que ótimo, fico feliz em saber que gostou desta orquídea! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Uma das Orpetii mais belas e perfeita que já vi.
    Linda !!!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! De fato, fiquei surpreso com a forma desta Orpetii. Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Oi Serginho tudo be? ganhei uma igual essa sua,quando entrei no seu site era para te perguntar como cuidar da sl orpetii e me deparei com a sua linda e maravilhosa,me diz amigo como devo cuidar dela,normal ou tem algum jeito especial.

    Bjokas,saudades de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Nina? Há quanto tempo, que saudade!

      Que legal saber que ganhou uma Orpetii! Linda esta orquídea! Ela pode ser cultivada como a Sophronitis coccinea, precisa de um ambiente com bastante umidade. O sphagnum é ótimo como substrato. De resto, é tudo como as outras, sem muitos problemas.

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho da sua mensagem! Grande beijo!

      Excluir