Orquídea em destaque: Mini Collins


Orquídea Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'
Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'

Acho impressionante como a mistura de apenas dois gêneros, Sophronitis e Cattleya, possa resultar em uma orquídea de colorido tão exuberante e rico em detalhes. Esta Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet' surgiu do cruzamento entre Sophronitis Arizona e Cattleya Michael Collins, tendo sido registrada em 1990 pelo Suwada Orchid, um orquidário do Japão.

Acostumado com uma ou duas florzinhas na maioria das minhas orquídeas, surpreendi-me quando avistei os quatro botões florais em desenvolvimento concomitante, há algumas semanas. Minha alegria foi redobrada quando percebi que as quatro flores abririam-se lado a lado, perfeita e simetricamente dispostas para o espectador. É uma pena que a fotografia seja incapaz de capturar na totalidade esta bela comissão de frente, levemente arqueada para trás. Normalmente, para se obter esta disposição das flores, é necessário guiar os botões com o auxílio de tutores de arame. Como eu não tenho coragem nem habilidade para tal, conto sempre com a boa vontade da orquídea e a ajuda da luz solar. Este foi um raro caso em que tudo deu certo.

Esta é uma orquídea perfeita para apartamentos. Apresenta um porte compacto, com flores grandes e vistosas. Seu cultivo é bastante tranquilo, cresce vigorosamente e não necessita de uma alta luminosidade para florescer. Como na maioria das minhas orquídeas, estou utilizando a combinação de sphagnum e vaso de plástico, sobre uma camada de argila expandida. A adubação é química, semanal.

Minha única queixa em relação a esta belíssima orquídea reside no fato de eu não conseguir manter seus pseudobulbos eretos. Por mais que eu tente, eles insistem em nascer deitados, meio desordenados. O que acaba fazendo com que o vaso ocupe um pouco mais de espaço na horizontal. No entanto, considero este um pequeno detalhe frente à beleza, facilidade de cultivo e generosidade na floração desta pequena obra de arte.

16 comentários:

  1. Luzineide dos Santos de Carvalho21 de outubro de 2013 18:38

    Amigo, só você para postar tão belos elementos às 18:17 de hoje.Elas estão de boa vontade contigo; você diz.Em agradecimento ao tratamento recebido. Não é?!Olhe são preciosas, realmente. E me faz esquecer os traumas deste dia quente aqui no Rio. Bem, sabes que nada sei de orquídeas. Mas, fico-lhe grata pelas imagens belíssimas, pelos detalhes; pelas aulas de paciências que tens com cada uma delas. Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luzineide! Imagine, muita gentileza sua! Fico feliz em saber que gostou desta orquídea. De fato, foi uma grata surpresa ver esta floração. Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio e carinho! Receber sua mensagem é sempre motivo de alegria para mim!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Boa noite Sergio,
    Que bela planta, quatro flores maravilhosas, parabéns pelo cultivo.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. A vida é fantástica! A orquidofilia é terapêutica: nos ensina a paciência e a tolerância, ao mesmo tempo que nos enche de surpresas e assombro. Recebeste um presente maravilhoso para retribuir tua dedicação e carinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que bom! Concordo com você, adorei ler sua mensagem. De fato, esta floração foi um presente especial, não esperava tanto! Muito obrigado pelas palavras de carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Muito lindas! Uma bela combinação de cores e texturas. Parabéns pelo cultivo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine, tudo bem? Que ótimo receber a sua visita, fico contente que tenha gostado! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi, Tida, tudo bem? Que ótimo receber sua visita, fico feliz em saber que gostou! Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. São maravilhosas! Parabéns, meu amigo! Estão em ótimas mãos, daí a beleza que emociona!!! Tenha um lindo dia!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Muito obrigado pela visita e pelo carinho! Que bom que gostou, esta é uma das minhas preferidas!

      Beijo grande e um ótimo dia!

      Excluir
  7. Magnífica Sérgio, parabéns mais uma vez! É visível a beleza das Cattleyas e a força da cor das sophronitis! Incrível!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon, que bom que gostou! De fato, concordo, acho esta miscigenação um fenômeno! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá Sérgio.
    Concordo plenamente consigo; esta é realmente uma floração exuberante. Contudo ,o que mais me maravilha nela é a combinação das três cores predominantes e que eu aprecio muito, para além das formas perfeitas em todo o conjunto. Muitos parabéns por este belíssimo resultado, que denota uma prática cultural de orquidófilo experiente e apaixonado pelo que faz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que ótimo saber, fico feliz que tenha gostado. Bem observado, eu também acho o contraste entre estas três cores o charme desta flor.

      Imagine, muito obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir