Mini-orquídea púrpura a caminho


Mini-orquídea Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

Estou sempre tentando retratar minhas orquídeas de modo a dar uma melhor noção das suas reais dimensões, algo que frequentemente se perde em fotografias com o fundo preto e em close up. Por mais que eu procure variar, volta e meia rendo-me a um dos meus comparativos favoritos: orquídeas e joias. Que, no final das contas, acabam sendo a mesma coisa, uma criada pela natureza, outra pelo homem.

O botão floral desta mini-orquídea púrpura impressionou-me bastante porque nasceu verde. Somente nos momentos finais, que antecederam à sua abertura, foi tomado por pequenas pintas em cor magenta, até que se tornou completamente pigmentado. Foi um espetáculo para os olhos acompanhar este processo.

Próximo à alvura da pérola, o intrépido botão magenta torna-se ainda mais belo e vistoso. Adquiri esta mini-orquídea, Sophrolaelia Orpetii, já florida, no início do ano. Após um começo difícil e uma lenta adaptação, refloresceu agora, pela primeira vez aqui no apartamento. Além disso, veio desta planta especial a alegria de ver brotar um backbulb, fato também inédito.

A tão aguardada flor desta bela orquídea será tema de um post futuro, que chegará em breve. Até lá, conto com a paciência de vocês, já agradecendo por todo o carinho e interesse que têm demonstrado por estas flores que me acompanham e iluminam meus dias.


Video: Orquídeas e joias, uma rara combinação

Coletânea de fotos de orquídeas com joias, publicadas no blog Orquídeas no Apê. Audiovisual com imagens em alta definição e trilha sonora. Novas orquídeas a cada semana.

20 comentários:

  1. a Perola está lá dentro...vc só vê quando a flor desabrochar!....uma jóia!!!
    Linda com sempre foto e botão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely, é verdade, tem razão! Que bela mensagem, adorei! Muito obrigado pela visita e carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que belo texto, Sergio! E que foto espetacular! Parabéns por essas maravilhas e obrigada por compartilhar conosco tuas joias maiores - as orquídeas. Grande abraço, na expectativa... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Imagine, bondade sua! Que bom saber que gostou, eu que agradeço a você pelo comentário! Prometo trazer a flor aberta em breve! :)

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Luzineide dos Santos de Carvalho17 de outubro de 2013 19:57

    Olá, caro amigo.Já se vê a joia,por si só este botão.Sendo surpresas ainda por vir...nossa quantos presentes em tão pouco tempo tenho visto aqui; obrigada pelo compartilhamento.Aguardo notícias. A você um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luzineide! Pois é, estou bastante feliz com as novidades! Que ótimo receber a sua visita. Imagine, eu que agradeço a você pelo interesse, prometo mostrar a foto da flor aberta em breve!

      Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  4. Olá, Sergio! Parabéns pelas belas fotos. Continuarei acompanhando a evolução de suas meninas e me inspirando para cuidar, cada vez melhor, das minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia, tudo bem? Que bom saber que está gostando, muito obrigado pelo apoio! Torço para que suas meninas floresçam lindamente em resposta aos seus cuidados!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sérgio,
    Uma parelha perfeita: duas joias, lado a lado. Estou também curioso de ver essa belíssima "caixinha surpresa" desabrochar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! É verdade, tem razão! Fico feliz em saber que gostou, também estou ansioso pela flor. Prometo trazer novidades em breve! Muito obrigado pelo comentário e consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá. Sim, nós teremos paciência: o botão, por si só, é formidável. Será, necessariamente uma bela flor daqui uns dias! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom! Espero que venha uma bela flor, prometo mostrá-la em breve! Muito obrigado pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Parabéns Sergio! Promete ser uma bela flor. Quando você abrir, coloca fotos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Que bom, muito obrigado pelo apoio e torcida! Sim, assim que abrir eu trago a foto para vocês!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Olá Sergio, tenho visitado seu blog com freguencia. Gosto muito da maneira como vc escreve, dividindo não só as suas plantas, mas também suas alegrias, frustações e planos, o que requer muita coragem. Parabéns pela sua inicativa e torço pelo seu sucesso.
    Abraços, Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria, tudo bem? Que bom saber que está gostando do blog! Este retorno é muito importante para mim, agradeço a você pelas visitas e pela consideração! Muito obrigado por todo o apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Olá,Sérgio!
    Ah, tu tens sempre uma delicada surpresa para alegrar e adoçar a nossa visão...Sem dúvida um belíssimo botão! E a comparação com as "jóias" é simplesmente perfeita,pois também sempre acho que existem certas flores (pra mim a grande maioria...Rs...) que são mesmo verdadeiras jóias da natureza, e que são genuínas "riquezas" para os nossos olhos e a nossa alma...Puros milagres da vida!!! E que coloração maravilhosa tem este precioso botão...Já estou aqui na espera de ver mais esta bela flor, aberta na sua plenitude, para encantar o mundo!
    Meu abraço grande e uma semana muito florida e iluminada pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa, que bom! Seu comentário sempre traz um raio de luz e alto astral para este blog. Fico feliz em saber que gostou da comparação! Eu também aprecio as flores como pequenas joias.

      Que bom receber sua visita, muito obrigado pelo carinho e consideração!

      Um grande abraço e uma excelente semana para você também!

      Excluir
  10. Belo maneira para demonstrar o tamanho do botão, realmente precioso botão.
    mais uma vez parabéns pelo cultivo em apê.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Pois é, confesso que gosto bastante deste tipo de comparação! Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir