Laelia alaorii alba - Floração 2013


Mini-orquídea Laelia alaorii alba
Laelia alaorii alba

Faço da floração desta belíssima mini-orquídea, Laelia alaorii alba, uma homenagem a um grande amigo e orquidófilo, André Merez, que ma presenteou em abril deste ano, durante o Encontro de Orquidófilos no Embu-Guaçu. Trata-se da rara variedade alba desta delicada espécie, que costuma ser rosada. O exemplar presenteado é fruto do cruzamento entre Laelia alaorii alba 'Snow Flakes' e Laelia alaorii alba 'SC', realizado pelo AWZ Orquídeas.

Este é o resultado de muita espera e expectativa, desde que apresentei seu intrépido botão floral, há algumas semanas. A orquídea Laelia alaorii foi descoberta recentemente, na década de 1970, pelo Sr. Alaor Oliveira. Ela é típica de um pequeno trecho de Mata Atlântica, no estado da Bahia. Em 1976, foi formalmente descrita por Brieger e Bicalho.

Trata-se de uma orquídea que requer um ambiente de cultivo com bastante luminosidade e umidade. Cultivo os dois exemplares que tenho em uma varanda face oeste, bastante ensolarada, protegida por tela de sombreamento 50% nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar é mantida alta através do substrato sphagnum, acondicionado em vasos de plástico. Estes, por sua vez, repousam sobre uma bandeja contendo argila expandida e uma lâmina de água ao fundo. A adubação é semanal, com fertilizante químico NPK balanceado.

É a primeira floração desta orquídea, desde que a ganhei. Apesar da impressão que a fotografia passa, sua flor é pequena, pouco maior que um dedal. Neste exemplar da foto, ocorrem duas pequenas e tênues manchas rosadas, na parte de trás da orla do labelo. Não sei se este detalhe impede que a flor seja tecnicamente classificada como alba. Acima de tudo, o que importa é o valor inestimável que esta orquídea tem para mim, símbolo de uma amizade com a qual fui contemplado, graças à orquidofilia.

20 comentários:

  1. Maravilhosa! Nada mais a dizer: maravilhosa! Parabéns pela amizade e por essa orquídea espetacular. Obrigada por dividi-la conosco - a flor e a amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que bom! Imagine, eu que agradeço pelo carinho, de coração! Fico feliz por saber que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Tão pequenina e linda! Mais uma postagem que emociona pelo tom de suas palavras! Parabéns, meu amigo! Boa noite! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Esta orquídea é uma graça! Imagine, você sempre um amor de pessoa! Muito bom saber que gostou, brigadão pelo carinho e apoio, sempre!

      Grande beijo e uma ótima noite!

      Excluir
  3. Tão delicadas, pequenas e belas.... mas requer muito trabalho e dedicação. Mas vale apena, uma maravilha ela. Parabéns Sérgio é de encher os olhos. Um bj querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! É verdade, são belas e exigentes! Fico feliz em saber que apreciou esta pequena. Muito obrigado pelo carinho da sua visita!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  4. Olá Angel,
    Gosto muito das formas albas nas orquídeas. Esta sua é uma autêntica preciosidade, com formas perfeitas. É um privilégio poder apreciar esta sua orquídea.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo, tudo bem? Eu sou o Sérgio! Mas não se preocupe, acontece. Eu também tenho um grande fascínio pelas albas. Que bom saber que gostou desta, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sérgio, peço desculpa pelo lapso, não foi, de forma alguma, intencional.
      Um abraço

      Excluir
    3. Oi, Américo, imagine! Eu mesmo já fiz isso algumas vezes. A sua consideração em vir me visitar e comentar já é uma grande alegria para mim!

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Apesar de pequena, cm dizes, é de um desenho e beleza colossais! A maneira como ela chegou até vc tb é mt louvável! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, trata-se de uma pequena com grande significado para mim. Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Fiquei encantada com a beleza desta orquidea Sergio!!
    E que bom que seus cuidados deram resultados. Parabéns por sua dedicação e também pelo dom de cultivar maravilhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tudo bem? Que ótimo receber sua visita! De fato, a floração desta orquídea foi uma grande alegria, fiquei com medo de perdê-la. Mas que bom saber que gostou, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. That is an incredible flower, Sergio. Stunning!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Ron! I'm glad you like it! Thank you so much!

      All the best!

      Excluir
  8. Linda a alaori, mas, o efeito da loddigesii ficou demais.
    Parabéns Sergio.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, tudo bem? Que bom saber que gostou do efeito, fico contente! E esta alaorii, de fato é especial. Muito obrigado pela consideração da sua visita, é sempre um prazer recebê-la aqui!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Olá,Sérgio!
    Mas ela é mesmo pura beleza e delicadeza...E pensar que é tão pequenina, quase do tamanho de um dedal! Esses detalhes sempre me fazem refletir sobre a grandiosidade e os mistérios da natureza, que nos surpreende sob tantas formas e tamanhos diferentes! Fico imaginando em quantas coisas maravilhosas perdemos em enxergar, uma vez que nossas vidas se baseiam mais no "mundo macro",que ocupa a nossa visão e o nosso pensamento, enquanto deixamos muitas vezes de perceber a sutileza e a imensa graciosidade das coisas pequeninas ao nosso redor... Saber "ver" e valorizar estas pequenas e extraordinárias flores é uma dádiva para poucos...Quantas pessoas só valorizam e buscam pelas grandes orquídeas! Parabéns,meu amigo, pela "estréia" desta nova e belíssima flor e pela tua sensibilidade, de um poeta da natureza, que percebe e vibra, com o milagre da vida no caminho do teu cotidiano.
    Meu abraço grande pra ti e os desejos de um domingo de muita paz e alegria em teu coração!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! É verdade, muito bem colocado. De fato, tenho fascínio por estes pequenos detalhes que tantas vezes deixamos de apreciar. Além disso, gosto das pequenas orquídeas por questões práticas, já que meu espaço é pequeno. Mas concordo que são delicadas e surpreendentes!

      Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário! Muita bondade da sua parte, imagine! Agradeço imensamente pelo carinho!

      Um grande abraço e um ótimo finalzinho de domingo!

      Excluir