Orquídeas surreais - Dendrobium loddigesii


Orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

Esta é uma orquídea cujas flores já se parecem com obras de arte surreais, por natureza. Apresentei uma macrofotografia deste Dendrobium loddigesii durante sua floração, no ano passado. Hoje, trago a mesma foto tratada com filtros especiais, de modo a conferir transparência e luminosidade únicas à flor.

Confesso que, ao comparar ambas as representações desta orquídea, acabei por gostar mais da fotografia modificada. As linhas brilhantes conferiram brilho e volume à flor, ressaltando seu belíssimo formato aerodinâmico. Além disso, o jogo de luzes, tênue na imagem original, foi acentuado de forma a evidenciar o belo contraste de cores, característica pela qual esta orquídea é tão conhecida.

Vale ressaltar que fotos de orquídeas como esta não têm um valor científico, já que não descrevem de maneira precisa a morfologia da flor e de seus componentes. A leitura que faço desta imagem é de uma interface entre sonho e realidade, figurativo e abstrato. A despeito do horror que a maioria dos orquidófilos tem dos editores de imagem, acredito que seu uso pode nos fornecer resultados interessantes, despretensiosamente belos.

12 comentários:

  1. Regras existem para serem quebradas... A beleza etérea da orquídea, assim manipulada, é espetacular. É como uma imagem de sonho, do imaginário, do irreal/surreal... É uma viagem! Pode não ter valor dentro da orquidofia, mas tem, sem dúvida, um grande valor artístico, desrespeitosamente (!) belo. Grande abraço, mestre das lentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, imagine! Você, como sempre, um amor de pessoa! Confesso que sou meio insubordinado no que diz respeito a regras. Por isso, fico muito feliz em ler seu comentário e saber que gostou da imagem!

      Muito obrigado pelos elogios e pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Nossa, ficou linda: um "sol de beleza e de calor ameno" (os "pêlos" viraram luz); a primeira, porém, ainda é a preferida! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon, é verdade! Bem observado, interessante este efeito nos pelos! Que bom que gostou, muito obrigado pela opinião!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. definitivamente este filtro ou plug-in no caso do photoshop, transforma flores em verdadeiras obras de arte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo, tudo bem? Pois é, também gosto bastante deste efeito! Como você bem observou, o resultado é muito legal com flores. Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sergio,
    Belíssimo efeito conseguido, digno de um belo quadro. Considero que não há qualquer incompatibilidade entre esta forma de arte e a forma mais real/científica de representar uma orquídea. São aspetos que se complementam, ambos imensamente belos e sedutores.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que ótimo ler seu comentário e saber que gostou da imagem! De fato, eu aprecio estas representações mais abstratas de flores. Muito obrigado pela visita e pela importante opinião!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Boa tarde Sergio!
    Nossa, mas uma das suas orquídeas mágicas e fluídas!
    Ela tem um aspecto gracioso e tênue!
    Parece que está a flutuar, de tão leve e linda!!
    EU ADORO essas imagens diferentes!
    e regras amigo, são para serem quebradas....rsrs.. É da insubordinação que resulta as grandes descobertas, como a sua!!
    E sem querer homenageou o mês de outubro, pois o rosa é pura delicadeza!!
    Beijos amigo e obrigada por tão bela obra de arte!
    Uma semana muito feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Que linda a sua descrição, bem característica de uma pessoa sensível como você! Eu confesso que adoro inventar umas abordagens diferentes, fico muito feliz por saber que gostou!

      E muito importante você ter lembrado sobre o outubro rosa! De fato, não havia me tocado, acabei homenageando a entrada do mês com esta imagem!

      Que ótimo vê-la por aqui, muito obrigado pela força e carinho, sempre!

      Beijos e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Esta bela orquídea adora florescer no arbusto pingo de ouro e no tronco da kaizuka aqui no meu jardim em Floripa. Como estou de tornozelo quebrado e, portanto, com tempo de sobra pra navegar, decidi, finalmente, descobrir o nome dela (shame on me, admito) e me deparei com tua bela foto! parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom saber que gostou da foto e do blog, muito obrigado pela visita! Parabéns pela belíssima orquídea, imagino que fique linda florida. Sem dúvida, seu clima é mais apropriado para esta espécie. Aqui, ela floresce com uma certa parcimônia. Adorei receber sua mensagem, muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir