Mini-orquídea vermelha a caminho


Mini-orquídea Sophrolaelia Jinn
Sophrolaelia Jinn

A princípio, esta imagem pode parecer representar apenas mais um botão floral, de mais uma orquídea qualquer. No entanto, para mim, a fotografia acima traduz a realização de dois pequenos sonhos. No começo deste ano, comprei esta mini-orquídea vermelha já com um botão e uma flor aberta. Apesar de gostar bastante deste pequeno híbrido rubro, tinha muito medo de que ele não sobrevivesse aqui no apartamento.

Com um longo histórico de perdas, principalmente de orquídeas pequenas e delicadas, que necessitam de umidade constante, achei que esta Sophrolaelia Jinn não fosse se adaptar às condições inóspitas da nossa varanda dos ventos uivantes. Pois, para minha surpresa, seis meses após o término da floração original, eis que um novo e solitário botão floral aparece inesperadamente, para minha imensa alegria. Não só consegui manter a mini-orquídea viva, como tive o prazer de vê-la florescer pela segunda vez no ano.

Outro sonho que sempre alimentei, bem mais modesto, foi o de conseguir cultivar musgo nos vasos das orquídeas. Admiro o aspecto bucólico que estes pequenos vegetais conferem ao mini jardim. No entanto, sempre que chegava algum vaso com musgo, este se definhava em poucos dias. Desta vez, a feliz combinação do substrato sphagnum com o uso do vaso de plástico resultou em um alegre e verdejante tapete natural. Um sonho de paisagem para este promissor botão floral, já todo corado.

26 comentários:

  1. minha esposa tein algumas orquideas, ela sempre esta aprendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rogerio, tudo bem? Que legal, fico contente! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Abraços!

      Excluir
  2. Que maravilha! Um belo presente, sem dúvida!! Amei esse tapete verde aveludado... Que cor fantástica desse botão floral, Sergio! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! É verdade, também gostei bastante destes dois elementos, foram uma grata surpresa. Que bom receber a sua visita, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Também adorei o tapete verde..as vz acho que manter o musgo é mais difícil que cultivar as orquideas...Ficou linda a foto...e o botão vermelho nos leva a sonhar...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! É verdade, bem lembrado. Eu apanhei bastante para conseguir manter este musgo. Mas que ótimo saber que gostou da foto. Muito obrigado pelo comentário!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  4. amei demais, sou nova, ainda estou tentando ter orquideas, aqui no quintal, parabéns...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou e parabéns pela tentativa de cultivar orquídeas. Sempre vale a pena! Muito obrigado pela visita e apoio!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  5. Foto simplesmente perfeita! Imagino aberta como ficará incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roney, imagine, bondade sua! Que bom saber que gostou da foto! Prometo mostrar a flor aberta, em breve! Muito obrigado pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Oi Sérgio! Como sempre, seus textos e fotos se complementam! Linda orquídea e seu tapete de musgo. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia, tudo bem? Imagine, fico feliz em saber que gostou desta postagem! Muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. oi Sérgio,

    Duas conquistas em um vaso, que maravilha!!!
    Também acho indo o acabamento em musgo.
    As chuvas estão trapalhando o fim da pintura aqui em casa,
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Pois é, fiquei bastante contente com este pequeno vaso!

      De fato, este tempo está bem instável, alternando frio, calor, chuva... Espero que consiga terminar logo, estou curioso para ver o resultado!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário, estava com saudade!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Vamos esperar pela abertura desse botão..rss...com certeza lindo. bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela, tudo bem? Tomara que sim, mal vejo a hora! Muito obrigado pelo interesse, que ótimo vê-la por aqui!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  9. Vem mais uma das suas minis maravilhosas.
    Belo botão Sergio.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Imagine, bondade sua! Nada comparado à sua bela coleção de micros! Muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Olá Sergio, mais outra mini- preciosidade aguardando o completo desabrochar!
    Puxa, fiquei tão feliz com o seu relato de você ter conseguido essa façanha tão difícil!

    E também achei tão perspicaz você comparar o vento da sua varanda com o morro dos ventos uivantes...rsrs É uma das minhas obras literárias favoritas, leio o livro todos os anos!
    Mas tenho certeza que a sua varanda, onde deposita o seu jardim encantado de orquídeas, é muito mais lindo e acolhedor do que aquele inóspito cenário assustador do livro!
    E ainda mais, ali não tem fantasmas não é mesmo?rsrs

    Belo botão, vou aguardar com muita curiosidade a sua abertura esplendorosa!!
    Beijos e uma bela tarde amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Eu também gosto bastante deste livro! Aqui não tem fantasmas, espero, mas o som é igualmente assustador!

      E que bom saber que está torcendo por este botão! Em breve, mostrarei a foto da flor aberta. Ótimo recebê-la aqui, muito obrigado pelo carinho e interesse!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  11. Que Lindo botão, eu fiquei emocionada. Pois acho que aqui no meu ap também vai nascer uma flor na minha orquídea, vou tirar uma foto pois nunca vir uma orquídea dando uma flor .não estou acreditado muito. Parabéns pra vc. esta lindo este botão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elenice! Fico muito feliz por saber que gostou deste botão! Mais ainda ao ler que você espera sua primeira floração de orquídea. Parabéns! Desejo boa sorte, espero que corra tudo bem.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Olá,meu amigo,Sérgio!
    Que maravilha ver este lindo e rubro botão floral ! Imagino a tua surpresa e alegria ao vê-lo surgindo de forma surpreendente em uma segunda floração anual! Também adorei a combinação com o delicado e verdinho musgo! Sabe que também sempre me encanto com estes pequeninos vegetais que fazem verdadeiros "tapetes" aqui nos muros de casa? Até o meu filho menorzinho sempre pede para fotografá-los,pois ele os acha tão interessantes , vendo-os "florescer" depois de uns dias de chuva!
    Mas meu amigo, eu também li o teu recente post, sobre a tua orquídea belíssima, que realmente parece uma "pintura" viva, mas não consegui abrir o "link" para comentar. E confesso que fiquei preocupada quando você disse que estava passando por dias de desânimo e tristeza... Mas olhe, Sérgio, não se deixe abater por essas coisas não,viu? Eu sei que tem dias em que tudo parece tão cinzento e difícil, que fica quase impossível a gente não se sentir desanimado e abatido...É como se a gente se sentisse ilhado e sozinho no meio de uma multidão, oprimido pelos nossos pensamentos e pela aspereza da vida humana. Mas acredito,pela minha fé, que mesmo que a vida às vezes nos apresente sua face mais dura, Deus sempre dá uma ajudinha especial, e logo tudo melhora, e o sol volta a brilhar de forma linda e inesperada ao nosso redor! Por isso,querido amigo, nunca deixe as portas da esperança e do otimismo se fecharem no teu coração... Continue acreditando no teu lindo trabalho, no teu especial valor humano e no teu esforço, sempre plantando novas sementes de alegria no teu coração...E nunca desista dos teus sonhos! Porque na verdade,creio que Deus já está te ajudando, seja na forma de palavras amigas, ou até mesmo através dessas tuas maravilhosas flores, que com certeza, são a obra prima de um poderoso e amoroso Criador!
    Mesmo daqui de longe, te envio o meu abraço solidário e carinhoso pra você e os desejos sinceros de que uma linda primavera floresça no teu generoso coração!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Poxa, muito obrigado pelo carinho das suas palavras! De fato, esta não tem sido uma época fácil. Mas receber a visita e o apoio de amigos especiais como você não tem preço. Também acredito que nossa fé possa nos ajudar a atravessar estes momentos difíceis e, aparentemente, solitários.

      Adorei ler sua mensagem, muito obrigado pelo carinho e incentivo, sempre e especialmente neste momento!

      Um grande abraço, tudo de bom para você e sua família e uma belíssima primavera a todos!

      Excluir
  13. Voltei,Sérgio! Deixei uma mensagem pra você através do "facebook". Te enviei uma música bonita e alegre pra te inspirar...Não sei se você já a conhece,mas acho que você vai gostar!
    Tudo de muito bom pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Teresa! Vou lá ver, com certeza! Muito obrigado pela lembrança!

      Um grande abraço, tudo de bom!

      Excluir