Mini Cymbidium híbrido - Detalhes


Orquídea Mini Cymbidium híbrido
Mini Cymbidium híbrido

Tenho uma grande admiração por este gênero de orquídea, o Cymbidium. No entanto, os exemplares que costumo encontrar nas floriculturas são, geralmente, enormes. Como o espaço aqui no apartamento é exíguo, sempre evitei adquirir estas belas orquídeas.

Até que um dia, visitando uma exposição, deparo-me com este mini Cymbidium da foto. Foi paixão à primeira vista. Iniciante, nem procurei saber o nome correto do cruzamento. Comprei-o por impulso, para dar de presente à minha mãe, que também gosta bastante desta orquídea. Já apresentei seus botões florais em um artigo aqui no blog, bem como sua bela floração, após anos de espera.

Acho que as orquídeas cujas florações são abundantes, com hastes repletas de flores, sofrem uma grande injustiça. Apesar do apelo visual do conjunto, acabamos prestando pouca atenção a cada flor individualmente. Neste sentido, sempre gosto de fotografar uma isolada, para tentar apreciar os detalhes destas inspiradas obras da natureza.

Este híbrido, em particular, lembra-me vagamente as belas orquídeas chinesas do gênero Cymbidium, com seu porte compacto e flores delicadas. O labelo branco, ornamentado com manchas em vermelho sangue, é o ponto de destaque, evidenciando a natureza híbrida desta elegante flor.


Video: Orquídeas Cymbidium despedindo-se do inverno

Coletânea de fotos de orquídeas Cymbidium publicadas no blog. De várias cores e formas, as orquídeas híbridas do gênero Cymbidium estão sempre se renovando. Para encerrar a estação que é só delas, o inverno, um desfile com alguns dos exemplares apresentados no Orquídeas no Apê.


28 comentários:

  1. Maravilhosa, espetacular! Parabéns por mais esta linda menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou, muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Uma foto bonita em que todos os detalhes desta linda flor podem ser visto. Parabéns Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Que bom, muito obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado dos detalhes!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sérgio,
    Teve muito bom gosto na aquisição deste Mini Cymbidium. Os seus pormenores são realmente deliciosos. Eu também prefiro as espécies e híbridos de pequeno porte, neste género.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo!

      Tudo bem? Fico muito grato pela sua opinião, admiro sua coleção e seus conhecimentos sobre este fascinante gênero. Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pela aquisição. Vc soube esperar e escolher direitinho; agora está obtendo flores fantásticas como esta que nos apresenta! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon, muito obrigado! Fico feliz em saber que gostou, de fato esta é uma orquídea da qual gosto bastante! Valeu pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Pequeno poderoso e fascinante!....Como se diz,"tamanho não é documento"
    Lindooo!...
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! É verdade, bem colocado! Que bom receber sua visita e saber que gostou desta mini! Muito obrigado por todo o apoio e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Realmente Sérgio, essas manchas vermelhas são bem chamativas, fazem dela uma orquídea diferente, muito bonita, exótica. Gosto demais de vir aqui e apreciar suas belas flores. Um carinhoso beijo querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, tudo bem? Pois é, a mim também me chamou a atenção estas manchas vermelhas. Fico feliz em saber que está gostando das flores, muito obrigado pelo apoio e consideração!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  7. Que linda Sérgio!!
    Não sabia que havia essa espécie em tamanho mini! até pata quem mora em casa elas são exageradas, hehe

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, já vi umas orquídeas Cymbidium de tamanhos inacreditáveis! Acho que ficam bem em jardim. De fato, esta mini foi uma grata surpresa!

      Muito obrigado pela sua visita, adorei!

      Bjos e um ótimo fim de semana!

      Excluir
  8. Linda flor! Sérgio, o local onde ela está bate sol direto? Ganhei, há dois anos, uma Cymbidium de flores amarelas mas acho que ainda não encontrei o local ideal para ela pois até agora nada de novas flores.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iara, tudo bem? Esta orquídea ficava em um local protegido do sol, na varanda. Nunca floresceu. Depois que passei a planta para um lado em que recebia sol direto, despertou. Boa sorte para a sua, espero que floresça em breve!

      Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário! Muito obrigado pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Parabéns, Sergio! Linda orquídea! Tenho um vaso com Cymbidium que veio florido quando o ganhei há 3 anos. Depois dessa florada, ela nunca mais floriu... Há 3 brotos novos ao lado da planta-mãe, mas até agora nada de hastes... Coloco adubo da AOSP a cada 5 ou 6 semanas; as folhas estão viçosas e a claridade é muito boa - o vaso está rente à uma janela de face leste. Não sei ,mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia! Imagine, muito obrigado pela gentileza! Este aqui também deu trabalho para florescer. Acredito que esta floração tenha acontecido depois que ele passou a tomar sol direto. Outra coisa que ajuda é o frio. Talvez, devido ao fato do seu Cymbidium morar dentro de casa, a floração seja mais difícil. Mas torço para que ele desperte, assim como o meu. Boa sorte!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Ei Sergio, nem acredito que essa quase passou E EU NÃO VI!
    Que linda, encantada como sempre!
    Diferente e delicada.. e como não poderia deixar de ser : BELÍSSIMA!!
    Obrigada pelo pelo presente!!
    Beijão e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Imagine, fico contente que tenha achado esta orquídea! E que bom saber que gostou dela. Eu que agradeço a você pelo prestígio da sua visita, muito obrigado pelo carinho!

      Beijo grande e uma excelente semana para você também!

      Excluir
  11. Sérgio,realmente concordo com você no que diz respeito ao efeito visual das orquídeas com "cachos" de flores,pois o "conjunto floral" costuma ser tão valorizado pelos nossos olhos, que muitas das vezes, poucas pessoas reparam na beleza singular de cada flor. E esta tua "mini-Cymbidium" é mesmo uma delicada "obra de arte" da natureza! Já as minhas "Cymbidiuns",continuam quietinhas e se "recusando" a nos presentear com suas belas flores...Espero que um dia,quem sabe, elas se animam por aqui e resolvem florescer de novo...
    Tudo de bom e um abraço das flores daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Tudo bem? Fico muito contente que tenha gostado deste mini Cymbidium! De fato, foi uma grata surpresa encontrá-lo.

      Que pena que os seus não tenham florescido neste inverno. O meu também demorou bastante, mas torço para que você tenha flores em breve! Carinho e cuidados não faltam, tenho certeza!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário, para mim é sempre uma alegria tê-la conosco!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  12. Já tentei cultivar muito e acabei desistindo, quem sabe dou sorte com um mini, vou ver se encontro por aqui.
    Linda planta, linda foto.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, acho que vale a pena tentar! Este meu cresce rápido, acho que em breve conseguirei uma muda. Fico contente que tenha gostado, para mim foi uma surpresa esta floração.

      Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. parabens pela linda cymbidium. Também tenho alguns que á anos não dão flor ,espero que este inverno quebrem o jejum. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário! Torço para que seu Cymbidium floresça lindamente em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Oi, Sérgio, nossa fiquei encantada com a sua cymbidium. amo essa especie, esse ano comprei 3, não resisti, mesmo a moça do orquidário me dizendo que não iria florecer nunca mais. Achei o nunca muito forte, deus é quem manda no tempo, e eu confio nele, que cuidando dele vou ver belas flores.Por favor tira uma dúvida minha, depois que as flores cairem devo deixar completamente no sol pleno?, e a rega ?, essas coisas eu não sei. Bom Parabéns sempre pelas suas fotos, e pela sua pessoa, agradável e muito gentil. Um grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauciene, tudo bem? Imagine, bondade sua! Muito obrigado pelas gentis palavras!

      Isso mesmo, o Cymbidium pode ser colocado sob sol pleno. Talvez as folhas fiquem um pouco amareladas, mas é bom para ajudar na floração. Espero que os seus floresçam em breve, sempre vale a pena acreditar! Imagine, eu que agradeço pela sua visita e gentileza!

      Um grande abraço!

      Excluir