Botões florais da Sc. Mini Collins


Orquídea Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'
Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'

Fazendo a chamada das minhas orquídeas, observei um fato interessante. A maioria dos meus híbridos tem o nome começando pela letra 'S'. Como sempre procuro por mini-orquídeas, acabo adquirindo aquelas com ascendência do gênero Sophronitis. Desta forma, minha coleção acaba concentrando-se em várias Sc. (Sophrocattleya), Sl. (Sophrolaelia) e Slc. (Sophrolaeliocattleya). Por outro lado, ao cobiçar os catálogos dos orquidários, sempre acabo pulando os híbridos que começam pela letra 'B', evitando assim os descendentes do gênero Brassavola, que costumam ser plantas de um porte maior.

Como não poderia deixar de ser, esta forma de seleção acaba gerando uma grande concentração de orquídeas com o 'mini' no nome. É o caso desta Sophrocattleya Mini Collins, uma das minhas preferidas. Fugindo da quase onipresente coloração magenta, esta flor é branca, com suaves detalhes rosados nas pétalas e sépalas, apresentando o labelo em tons vivos de vermelho e amarelo.

Dentre os vários nascimentos de botões florais que costumo acompanhar, esta mini-orquídea surpreendeu-me pela precocidade com que emitiu estas tão esperadas criaturas. Mal a folha se abriu, no ápice do pseudobulbo ainda em formação, já me deparei com dois rechonchudos botões emergindo de uma micro-espata.

Esta é uma floração que vale a pena acompanhar, pelo seu ineditismo e pela beleza das cores. Em breve, trarei novidades sobre esta interessante orquídea em miniatura.

14 comentários:

  1. Boa tarde Sérgio, meu super amigo que respira a beleza inconfundível e hipnotizante das orquídeas!

    Mas creio que você optou pela mini orquídeas pelo simples fato de elas serem mais "voluntariosas"Afinal, as "baixinhas" sempre são mais invocadas e possuem uma beleza e perfume incomparáveis!

    Desta vez o artigo está bem mais técnico e um termo que você destacou e adorei foi quando deparou "com dois rechonchudos botões emergindo de uma micro-espata" Uau, não vejo a hora de ver o resultado destes "rechunchudinhos" Posso até dizer que são dois fofinhos e daí sairão coisas mais do que lindas hem? Posso até ser repetitiva quando falo, mas fazer o que se é lindo demais? Tenho simplesmente que dizer que é lindo demais da conta e pronto...hehehe

    Sempre gosto da maneira como se expressa amigo!
    Um grande beijo e uma semana maravilhosa!
    E ficamos na expectativa de ver florir essa belezura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, boa tarde!

      Tudo bem? Imagine, muita gentileza da sua parte! Gostei da sua comparação, de fato, as baixinhas são sempre especiais, como os pequenos frascos de perfume!

      Peço desculpas pelo excesso de termos técnicos. De fato, estes nomes de orquídeas são enlouquecedores. Mas fico contente por saber que gostou do artigo! Você, sempre um amor de pessoa.

      Muito obrigado pela sua visita, pelo comentário e apoio, sempre!

      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  2. Interessantes tuas observações, Sergio. Fiquei curiosíssima, louca prá ver a Mini Collins! Aguardarei com ansiedade por ela. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que bom, também estou bastante ansioso por esta floração! Fico contente por receber sua visita e comentário, muito obrigado pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Sérgio! E nós aguardamos também as lindas flores que já se projetam...Obrigado por mais uma postagem com informações pertinentes! Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalon? Muito obrigado pela força, fico contente que tenha gostado da postagem! Agradeço a você pelo interesse!

      Um grande abraço e uma ótima noite!

      Excluir
  4. Oi,Sergio. Vão ser bom sem dúvida, as flores. Os minis são geralmente trava belezas incríveis. Um prazer ler-te sempre. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar!

      Tem razão, são sempre boas surpresas vindas destas pequenas. Fico bastante contente com a sua visita, que bom saber que está gostando!

      Muito obrigado pelo incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá,Sérgio!
    É com certeza uma linda dádiva, poder acompanhar o desenvolvimento de tão belas florações! E esta deve ser mesmo inusitada e muito charmosa... Como sempre,já fiquei daqui curiosa!!! (Rs...) E que surpresa tão agradável deve ter sido encontrar esses precoces e delicados botões florais! Ah,que maravilhoso este incrível mundo das orquídeas...Sempre nos surpreendendo e nos encantando a cada singelo dia!
    Meu abraço grande e os desejos de uma semana linda,iluminada e florida pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa!

      Pois é, eu amo observar este processo. Espero que seja uma boa floração, também estou curioso!

      Que ótimo receber sua visita e ler sua carinhosa mensagem! Muito obrigado pelo apoio e interesse!

      Um grande abraço e uma excelente semana para você também!

      Excluir
  6. Essa é uma bela orquidea que vale a pena se ter! Comprei um exemplar, se não me engano, em Abril com duas belas flores. Apesar de ser descendente de Sophronitis, sua flor não deixa passar batido, são realmente lindas! Além disso, essa é uma orquidea muito vigorosa, a minha esta com dois brotos muito saudáveis, e espero que venham com botões rsrs. Um grande beijo e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia! Tudo bem? Que ótimo vê-la por aqui. Que legal saber que também tem um exemplar, torço para que venham flores em breve. No meu caso, como comprei uma muda, será a primeira vez que verei as flores.

      Muito obrigado pela sua visita, adorei!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  7. Muero por ver la floración, los brotes se ven tan creciendo con tanta fuerza!
    Preciosa entrada Sergio, te dejo un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! É verdade, estes botões estão animados! Prometo que mostro as flores em breve. Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir