Arranjos florais com orquídeas


Orquídeas Oncidium e Cymbidium em arranjo floral
Orquídeas Oncidium e Cymbidium em arranjo floral

Tenho visto cada vez mais orquídeas entrando na composição de sofisticados arranjos florais. Recentemente, conversando com amigos, comentei o quão apaixonado sou por estas obras de arte que os designers florais são capazes de produzir. 

Por outro lado, confesso que tenho uma enorme dificuldade em ver as hastes de orquídeas sendo utilizadas como flores de corte. Talvez pelo fato das mesmas demorarem anos para surgir aqui em casa. Também me incomoda saber que as flores em um arranjo durarão poucos dias e nunca mais retornarão, a menos que voltemos a comprá-las na floricultura.

Esses fatores levaram-me a compor um arranjo com orquídeas vivas. Decidi aproveitar duas florações concomitantes, de um Cymbidium híbrido e um Oncidium Twinkle amarelo, para montar uma composição que ficasse esteticamente agradável. E, ao mesmo tempo, mantive as hastes florais em seus respectivos vasos.

O arranjo resultante ficou bastante fotogênico, na minha opinião. Mas é fake. Jamais poderia ser usado para decorar um ambiente, uma vez que os elementos estão todos soltos, são difíceis de transportar e só podem ser vistos por um único ângulo - de frente. A vantagem é que, ao contrário de um arranjo floral tradicional, este se regenerará, trazendo novas e perfumadas flores nos anos vindouros. Ao menos é o que eu espero.

15 comentários:

  1. Adorei o post e o tema. Realmente as orquideas começam a aparecer em arranjos de eventos, mesmo que timidamente (pelo menos na minha região, e desconfio que seja muito mais pelo preço das flores). Sinceramente, gostaria que as orquideas de corte apareçam com mais frequência, os arranjos com elas se tornam lindos e diferentes!
    P.S: Apesar do meu sumiço, continuo apreciando seus posts. :) Bjos e Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia! Pois é, senti mesmo sua falta! Que ótimo vê-la por aqui. De fato, acho que o preço possa ser um fator que limite a utilização de orquídeas nos arranjos. Concordo que elas dão um toque todo especial.

      Fico feliz por saber que gostou do post! Muito obrigado pelo carinho da sua visita e comentário!

      Bjos e abraços, tudo de bom para você!

      Excluir
  2. Olá,Sérgio!
    Ficou simplesmente maravilhoso o teu arranjo floral com estas tuas belas orquídeas! Mesmo sendo "fake",como você disse, acho que seja até possível utilizá-lo numa ocasião descontraída,quem sabe colocando-o num cantinho,apoiado numa parede,de forma que ele fique mesmo mais visível somente de um ângulo frontal...O que você acha? E eu também compartilho da tua opinião em relação ao uso das orquídeas como "plantas de corte"...Me dá também muita pena utilizá-las somente para um simples arranjo floral que depois é descartado...Sempre é melhor usá-las como enfeite num bonito cachepot,né? Assim,mantemos a planta viva, e agradamos o nosso coração e os nossos olhos...(Rs...)
    Um grande abraço pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Tudo bem? Sabe que eu adorei a sua ideia? Acho que ficaria ótimo, vou tentar fazer. De fato, nada como um bom cachepot para valorizar aquela floração tão aguardada!

      Fico contente por saber que gostou do arranjo! Muito obrigado pela visita e pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço e uma ótima semana!

      Excluir
  3. Compartilho da ideia de manter a planta viva. Sou adepta aos arranjos florais usados em recipientes que possam caber os vasinhos. Ficam lindos do mesmo jeito, e melhor, continuam vivos por muitos anos!!!
    Assim fico com as imagens lindas desses arranjos, mas prefiro fazer, comprar, presentear, com as plantas vivas.
    Mais uma postagem excelente!!! Obrigada, Sérgio.
    Bom dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Bom dia! Que ótimo saber dos seus arranjos florais com plantas vivas. Tenho certeza de que ficam lindos. Parabéns! Também acho uma pena cortar as hastes florais.

      Fico feliz por saber que gostou da postagem. Muito obrigado pela visita e pelo carinho, sempre!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  4. oi Sérgio
    Aprovadíssimo!Fico lindo!
    Outro dia quase cai dura na novela das 8 porque o marido traidor manda um arranjo de orquídeas naturais enoooorme pra esposa, eu eu fiquei espantada porque parecia tão real, imaginando qtos ramos de phalaenopsis teriam sido utilizados e a fortuna que custaria aquilo. Preferia ter os vasos com certeza.
    Minha amiga não respondeu sobre os moveis :(

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo bem? Puxa, eu perdi esta cena. Fiquei curioso, deve ter sido um arranjo lindo, mas caríssimo. Eu também sou mais a favor das flores em vasos.

      Que bom que gostou do arranjo, muito obrigado pelo apoio! Também agradeço, de coração, pela sua disposição em ajudar com os móveis. Não se preocupe, tenho certeza de que dará tudo certo. Muito obrigado!

      Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  5. Olá Sérgio,
    Parabéns pelo bom gosto deste arranjo e por mais uma foto magnífica.
    Eu também não sou apologista das flores de corte, tanto nas orquídeas como noutras plantas. Elas, para mim, só fazem sentido associadas conjuntamente (planta e flores).
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Imagine, gentileza sua! Fico feliz por saber que gostou do arranjo e da foto. De fato, o conjunto flor e planta é sempre mais natural e harmonioso.

      Muito obrigado pelo comentário e pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Incrível Sérgio: mais uma postagem inédita, pra mim; agradeço! E que sorte e privilégio hein, receber tais arranjos! Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Que bom, fico contente que tenha gostado! Muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço e uma ótima noite!

      Excluir
  7. lindo seu arranjo. nao teria coragem de cortar minhas orquideas, por isso sempre as deixo no vaso e coloco em cachepos para valorizar mais. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! É verdade, esta sempre é uma ótima solução. Que bom saber que gostou do arranjo, muito obrigado pela visita e apoio!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir