Orquídea Cymbidium - Floração 2013


Orquídea Cymbidium híbrida
Cymbidium híbrido

As orquídeas do gênero Cymbidium costumam dar um espetáculo de floração, com suas longas hastes, eretas ou pendentes, repletas de flores das mais variadas cores e padrões. São plantas terrestres, que podem ser cultivadas em jardins com solo rico em matéria orgânica. Apreciam bastante luminosidade, tolerando inclusive sol direto. Estas orquídeas costumam necessitar de baixas temperaturas no inverno para que a floração ocorra de maneira satisfatória.

Talvez o conjunto destas exigências tenha feito com que o Cymbidium aqui de casa ficasse tantos anos sem dar sinal de flor. Eu havia comprado esta orquídea florida em 2009, como presente para a minha mãe. Depois disso, nunca mais vimos flores. Eu já estava conformado quando, surpreendentemente, uma bela haste floral repleta de botões surgiu no final do outono deste ano.

Após uma longa espera, fomos presenteados com esta belíssima floração. As flores desta orquídea são pequenas obras de arte, com ricos detalhes em vinho sobre uma base creme. Infelizmente, não exalam perfume. Mas são extremamente duráveis e vistosas, trazendo vida e calor a qualquer ambiente.


Video: Orquídeas Cymbidium despedindo-se do inverno

Coletânea de fotos de orquídeas Cymbidium publicadas no blog. De várias cores e formas, as orquídeas híbridas do gênero Cymbidium estão sempre se renovando. Para encerrar a estação que é só delas, o inverno, um desfile com alguns dos exemplares apresentados no Orquídeas no Apê.


24 comentários:

  1. Olá Sergio,
    Fico feliz por você poder apreciar essa belíssima floração de Cymbidium e que esta seja a primeira de muitas. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo, tudo bem? Que ótimo, também estou muito feliz com esta primeira floração! Admiro muito sua coleção de Cymbidium, fiquei mais animado com este gênero.

      Muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Vc tem razão qd fala em presente: pq são tantas flores e de tão caprichados detalhes e formas, cores e tal, sem contar na exigência por climas mais amenos (pelo que sei), que constituem verdadeiros tesouros, qd floridos! Parabéns! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Fico contente por receber sua visita, que ótimo saber que gostou desta orquídea! De fato, achei que não floresceria com o clima daqui.

      Muito obrigado pelo interesse e pela visita, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. São lindas mesmo, e a cor tb é maravilhosa. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Pois é, eu também gosto bastante deste jogo de cores! Que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Sergio,que felicidade,parabéns elas são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elenice, tudo bem? Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Oi Sérgio! Belíssimas flores! Vendo a sua experiência, sinto que posso esperar mais um pouco. Explico. Ganhei um vaso de Cymbidium florido há 2 anos. Depois disso, nunca mais vi flores... As folhas estão viçosas, mas nada de flores! Quem sabe agora com dias mais frios ela se anime...Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia! Pois é, acho que este frio vai ajudar seu Cymbidium a florescer. Torço para que isso aconteça! Aqui o processo foi demorado.

      Que bom receber sua visita e ler seu comentário, muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Sérgio meu querido, foi o que primeiro me chamou a atenção o tom vinho... nossa maravilhosamente lindas e mimosas. Adoro vir aqui. Um bj querido.
    * Quem tem paciência, consegue o que deseja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, tudo bem? Que legal, também adoro este tom! Fico feliz por saber que está gostando, sou sempre muito grato por sua visita e apoio! Muito obrigado pela força!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  7. Como é maravilhoso, cor linda, haste linda , imagem maravilhosa, Parabéns pela sua dedicação e carinho .
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete, tudo bem? Imagine, você sempre tão gentil! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Lindíssimas! Como são belas as orquídeas!!!

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda! Há quanto tempo... Que ótimo receber sua visita, muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Sérgio
    Duplo cumprimento, pelas lindas orquídeas e pelo sucesso de seu blog, frutos de sua simpatia e gentileza que cativa!!!
    Dá vontade de parar tudo e ficar horas admirando suas postagens, cheias de beleza, conhecimento e inspiração!
    Pronto, virei tiete do Apê!!! hehehe
    Boa tarde! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô, tudo bem? Imagine, muito obrigado pelas suas generosas palavras de apoio e carinho! Não mereço tanta consideração, mas fico muito feliz por saber que está gostando! Também admiro bastante seu trabalho à frente da comunidade de orquídeas que você gerencia.

      Muito obrigado por tudo!

      Bjos e uma ótima noite!

      Excluir
  10. Ah,Sérgio! Eu estava esperando pra ver a floração delas...Que maravilha!!! Lembra que eu te falei que também estou cá esperando que as nossas "Cymbidiums" voltem a nos presentear com suas belas flores? Mas como aqui no Rio o inverno desse ano foi bem ameno e atrasou a chegada,nem sei se elas vão florescer ainda...Mas a natureza tem lá as suas surpresas...Quem sabe? (Rs...) Mas seja como for,simplesmente amei ver esta tua belíssima Cymbidium e suas flores encantadas! Parabéns e que ano que vem,venham mais flores!!!
    E como você reparou,hoje tirei um tempinho só pra passear aqui pelo teu lindo blog e ver as novidades...Simplesmente adorei os teus posts! Fico até chateada quando não posso aparecer por aqui,mas é que depois daquele período de viagens que tivemos,ainda estou meio enrolada e tentando ajeitar a rotina de casa...Até o nosso jardim anda meio abandonado, e preciso arrumar um tempinho pras nossas plantinhas também...Acho que até elas já estão reclamando! (Rs...)
    Tudo de bom pra ti e pra tuas maravilhosas orquídeas!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa, tudo bem? Que ótimo saber que está de volta, seja muito bem-vinda! Que pena que seus Cymbidiums não tenham florescido neste inverno. Por outro lado, é um privilégio ter experimentado menos frio aí no Rio. Nós, aqui em SP quase congelamos, nunca passei tanto frio. Talvez por isso, esta orquídea tenha resolvido dar o ar da sua graça. Mas torço par que os seus também floresçam, a seu tempo!

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho, que honra saber que tira um tempo tão precioso para vir conhecer as orquídeas aqui do apê. Faço votos para que retome as atividades no seu jardim, sempre com uma atmosfera encantada.

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
    2. Tambem estou esperando a minha Cymbidium que há 5 anos não dá flor. Neste ano resolveu sair brotos e mais brotos. Estava numa area sombreada. Na 44ª Expo de S.B.C. me ensinaram a colocar um copo de água gelada, ou gelo, todas as noites a partir do carnaval... e trocar o substrato para terra e areia, sinceramente estou com medo de mexer nela, pois antes nem broto ela estava dando. Vou colocá-la em lugar com sol direto, pela manhã... e esperar pelo proximo. Pensei que só comigo isso acontecia, mas vejo que varias pessoas estão com a mesma dificuldade...

      Excluir
    3. Oi, tudo bem? Sim, eu acho que o fato de colocá-la sob sol direto vai ajudar bastante a floração do ano que vem. O gelo ou água gelada ajudam quando não faz muito frio no outono/inverno. Aqui em São Paulo, não foi necessário. Boa sorte!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Olá sergio boa noite tnho 1 exemplar hibrido pendente q plantei num vaso cm terra misturei tmbm areia e carvao cm essa dica d molhar cm gelo fiz por alguns dias moro no DF aq muito qente e seco ms a noite esfria bem so q percebi q a terra ta demorando secar ela vai fazer 1 ano em outubro q conselho vc m da tnho tmbm problema cm sol prq ñ recebo sol d manha so a tard se posssivel m dá 1dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisabete, boa noite! Tudo bem? Parabéns, você está fazendo tudo certo com o seu Cymbidium. Como trata-se de uma orquídea terrestre, o substrato está certo.

      Para ajudar na floração, você pode expor sua orquídea a mais luminosidade, inclusive sol direto. Pode ser o da tarde, evitando os dias muito quentes. Uma adubação própria para floração, com maior teor em fósforo, também pode ajudar. Muito obrigado pela visita, espero que sua orquídea floresça em breve.

      Um grande abraço!

      Excluir