Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'


Flores da micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

A graciosa cascata dourada desta micro-orquídea híbrida de nome comprido, Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy', está iluminando o apartamento e preenchendo cada cômodo com uma suave fragrância de baunilha. Curiosamente, após algum tempo em um cômodo fechado, o aroma começa a se parecer com o de ovo. O que não tira a beleza desta delicada chuva de ouro.

Em 1958, W. W. G. Moir cruzou o Oncidium cheirophorum com o Oncidium sotoanum, mais conhecido como Oncidium ornithorhynchum, e obteve o híbrido primário Oncidium Twinkle. Ocorre que, como fruto deste cruzamento, foram obtidas orquídeas de variadas cores e perfumes. As mais belas desta prole foram selecionadas e multiplicadas, recebendo nomes clonais. Assim, temos a variedade branca, batizada de 'Fragrance Fantasy', a vermelha, 'Red Fantasy' e a amarela, 'Yellow Fantasy'. Parece-me que esta última chegou recentemente no mercado brasileiro, sendo menos comumente encontrada nos orquidários.

Neste aspecto, podemos apreciar a beleza da variabilidade genética. Os mesmos pais produzem flores com diferentes cores, formatos e perfumes. Atualmente, as modernas técnicas de propagação vegetal, através de meristemas, conseguem produzir milhares de cópias idênticas a uma única orquídea selecionada. Graças a este processo, podemos ter um exemplar destas pequenas joias na sala de casa.


Micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Oncidium Twinkle faz parte de uma família de orquídeas perfumadas, cujo representante mais famoso é o Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance', popularmente conhecido como a orquídea chocolate.

Trata-se de um Oncidium de fácil cultivo e crescimento vigoroso. Cada pseudobulbo pode emitir várias hastes florais, que tornam o conjunto bastante vistoso. As flores são tão pequenas e agrupadas que torna-se difícil observá-las individualmente. O perfume é mais acentuado durante o dia.

Embora aprecie bastante luminosidade, como a maioria das orquídeas do gênero, o Oncidium Twinkle tende a ficar com as folhas pintadas, quando expostas a muito sol. Também é preciso tomar cuidado com a adubação, que em excesso pode fazer com que as folhas sequem nas pontas. O substrato precisa ser bem arejado e com boa drenagem, já que o Oncidium não suporta raízes encharcadas.

A orquídea da foto chegou às minhas mãos graças à generosidade dos meus tios, Hiroko e Takashi Matsumoto e Tomoko e Helio Simizu. Confesso que tenho ganhado muito mais do que presenteado nos últimos tempos. Só posso agradecer a todos pelo carinho e dedicar-me para ser merecedor destes presentes, cultivando-os da melhor maneira possível.

Uma foto da floração mais atual desta orquídea pode ser vista no artigo abaixo:



25 comentários:

  1. Nossa Sérgio, que espetáculo é de encher os olhos e o tom de amarelo é lindo demais... fiquei encantada!Parabéns e um carinhoso bj pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! É verdade, também gostei bastante deste tom de amarelo. Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário, muito obrigado pelo apoio!

      Bjo grande e tudo de bom!

      Excluir
  2. Sou fã ardorosa de todos os Oncidiuns!! Foi a primeira orquídea que vi florescer, no quintal da minha avó, e fez parte de toda minha infância. Parabéns por esta, maravilhosa! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Pois é, eu também admiro bastante este gênero, pela beleza e diversidade! E que linda lembrança ela lhe traz!

      Muito obrigado pelo carinho da sua visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sergio,
    Sou um apreciador do género Oncidium e este seu híbrido apresenta uma floração espetacular. Isso demonstra claramente o carinho do seu cultivador. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que bom saber, também gosto bastante deste gênero. Infelizmente, não tenho muitos exemplares, já que as condições de cultivo aqui não são muito favoráveis. Mas que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá Sérgio! Belíssima orquídea! E por falar nelas, ganhei no começo de 2012 uma Oncidium Sharry Baby 'Sweet Fragrance',que veio com hastes floridas e perfumadas. Mas em 2013 ela não floriu... As folhas estão viçosas, bem verdes, saíram brotos novos, mas nada de hastes...Coloco adubo da AOSP. O que mais preciso fazer? Essa orquídea dá flores 1 vez por ano?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia! Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Eu tive este Oncidium, mas acabei perdendo. Ele costumava dar flores uma vez por ano, no verão. No seu caso, talvez um pouco mais de luminosidade possa ajudá-lo a florescer. A adubação está ótima! Boa sorte, espero que dê certo.

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Nunca dejo de sorprenderme con la amplia variedad que exhiben estas flores, el perfume que emana debe ser maravilloso.
    Hermoso post Sergio, un placer pasar por tu jardín virtual, te dejo un fuerte abrazo!
    Bella noche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Que bom saber disso, fico muito contente! De fato, cada uma tem um perfume especial, acho fascinante!

      Para mim é sempre um prazer e uma alegria recebê-la neste pequeno jardim! Muito obrigado pela visita e pelo carinho!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  6. Sergio, você arrasou, não conhecia o amarelo, lindíssimo.
    e como sempre, foto linda.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Pois é, acho que este amarelo é mais recente por aqui. Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Nossa, que florada maravilhosa!!!
    Presentão Sérgio!

    abraços e um ótimo findi pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, por este presente eu não esperava! Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e carinho!

      Um grande abraço e um excelente findi para você também!

      Excluir
  8. Estou voltando; vim rapidinho ver logo suas postagens: mantêm-se incríveis! Essa "cascata" em áureo é fantástica; parabéns! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Há quanto tempo! Imagine, você sempre tão atencioso e gentil. Muito obrigado pela visita e pela consideração, sempre! Que bom saber que gostou desta orquídea!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. maravilhosa essa orquídea e que cor, um colírio para os meus olhos.... !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adonice, tudo bem? Que bom que gostou, fico contente! Muito obrigado pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Comprei um desse há pouco tempo e já veio com duas hastes. Os botões já estão gordinhos, acredito q logo abram... Mas... as folhas estão amarelando. Vc conseguiu cultivar o seu? este ano floriu de novo? São tão lindos, adoro os oncidiuns e dendrobiuns, mas não consigo cultivá-los aqui no Rio. Deste eu tenho o Red e o Yellow, e o Mini-red tbm. O branquinho já se foi. Queria salvar os outros. Vc tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma, que pena! Sim, este Oncidium está com botões florais, agora. Publiquei um post sobre as hastes, há pouco tempo:

      Oncidium Twinkle - Hastes florais promissoras

      De fato, as folhas do meu vão ficando amareladas e cheias de pintinhas. Mas, aparentemente, não interfere na floração, nem na saúde da orquídea.

      Estes híbridos são descendentes do Oncidium sotoanum, mais conhecido como ornithornhynchum. Esta espécie aprecia climas mais frios. Talvez por isso, os seus não estejam muito bem no Rio. A minha dica seria mantê-los em local mais sombreado, com boa ventilação e umidade. Os meus estão sendo cultivados em sphagnum puro, em vaso de plástico. Mas deixo que o substrato seque bem, entre as regas.

      Espero que suas orquídeas se recuperem e floresçam. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Luzia Cabral Rezende15 de maio de 2015 23:52

    Achei suas explicações mito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luzia, tudo bem? Que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Socorro Sérgio, ganhei uma mocinha dessa do meu pai, uma mini, linda. Não dei sorte com outras dessa espécie, com o tempo elas morreram, por favor me ajude a não perder essa preciosidade. Moro em Uberlândia - MG, o clima aqui é seco, o que faço para ajudar .minha pequena a viver linda como chegou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luene, que pena! Esta orquídea gosta de locais bem sombreados, com temperaturas amenas e boa ventilação. Não gosta de ficar com as raízes úmidas por muito tempo. Ela vai bem em leques de madeira, com um pouco de musgo, ou em troncos de árvores. Espero que a sua fique bem. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir