As orquídeas da realeza


Micro-orquídea Isabelia pulchella
Isabelia pulchella

Ao longo dos séculos, rainhas, príncipes e princesas tiveram seus nomes eternizados sob a forma de belíssimas orquídeas. Há 200 anos, esta honraria era um pouco mais fácil de ser atingida, já que as orquídeas estavam sendo descobertas e catalogadas pelo homem. Hoje, com os gêneros e espécies estabelecidos, são raras as oportunidades de nomear uma nova orquídea, como foi o caso da Miltonia kayasimae, batizada em homenagem ao seu descobridor, Masuji Kayasima.

A seguir, vamos conhecer um pouco sobre as orquídeas que homenageiam suas altezas reais. Há exemplos do Brasil Império e Japão, mas a maioria dos casos concentra-se na realeza britânica.

Princesa Isabel


As orquídeas do gênero Isabelia foram nomeadas em homenagem à Dona Isabel I, mais conhecida como Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. É notória a paixão da família imperial brasileira pela botânica. Dona Isabel, particularmente, apreciava e dedicava-se ao cultivo de orquídeas. Recentemente, exibimos aqui no blog a floração de uma belíssima representante do gênero, a Isabelia pulchella.

Princesa Mikasa


Uma famosa orquídea híbrida quase azul, da família das Vandaceas, a Ascocenda Princess Mikasa Blue homenageia uma representante da Casa Imperial do Japão. Como já dá para imaginar, a Princesa Mikasa é esposa do Príncipe Mikasa, que por sua vez vem a ser tio paterno do Imperador Akihito. Ela acaba de completar 90 anos. Um belíssimo artigo sobre esta orquídea, em inglês (A princess in blue), foi publicado pela orquidófila Karma, da Suécia.

Rainha Victoria


Esta é outra surpreendente orquídea de sangue azul, quase que literalmente. Apesar de ser proveniente das Filipinas, o Dendrobium victoria-reginae foi batizado para homenagear a Rainha Victoria e possui uma bela coloração azulada, rara entre as Orquidaceas.

Príncipe Edward


Um dos raros representantes masculinos cujo nome foi emprestado a uma orquídea, Príncipe Edward, Duque de York e Albany, da realeza britânica, batizou um espetacular híbrido do gênero Paphiopedilum. Registrado em 1898, o Paphiopedilum Prince Edward of York é, até os dias de hoje, um dos mais belos híbridos criados. Não por acaso, esta orquídea é filha do Paphiopedilum rothschildianum, considerado o rei dos sapatinhos, apelido carinhoso dado a este gênero especial de planta.

Rainha Elizabeth II


O Dendrobium Queen Elizabeth II foi nomeado por ocasião da visita da rainha aos Jardins Botânicos de Singapura, em 1972. Esta orquídea é tão especial que uma réplica em ouro foi especialmente criada para ela, em comemoração ao Jubileu da Rainha, em 2002.

Princesa Diana


Em recente visita aos Jardins Botânicos de Singapura, o Príncipe William conheceu a orquídea Dendrobium Memoria Princess Diana, belíssima homenagem à sua mãe, a Princesa de Gales, adorada por todos. Lá, ele ficou sabendo da triste história envolvendo esta orquídea. A princesa havia ficado encantada com a homenagem, mas morreu tragicamente em Paris, apenas duas semanas antes de voar para conhecer sua orquídea pessoalmente.

Kate Middleton e Príncipe William


Na mesma ocasião, o jovem casal real teve a oportunidade de conhecer a orquídea criada especialmente para os dois, a Vanda William Catherine. Esta planta é resultante do cruzamento entre Vanda First and Last e Vanda Motes Toledo Blue. Fotos desta e de outras belíssimas orquídeas reais podem ser vistas nesta matéria especial do Daily Mail.


Video: Orquídeas e joias, uma rara combinação

Coletânea de fotos de orquídeas com joias, publicadas no blog Orquídeas no Apê. Audiovisual com imagens em alta definição e trilha sonora. Novas orquídeas a cada semana.

12 comentários:

  1. Que prazer ler sua postagem, Sérgio! Muito interessante e por que não dizer, instigante, ao nos levar a outras leituras! Muito obrigada por me permitir adentrar nesse mundo fascinante!
    Tenha uma linda noite! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Tudo bem? Que ótimo saber que gostou deste artigo, fico muito feliz! Brigadão pela visita e pelo apoio, sempre!

      Bjos e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  2. Que bela postagem!...adorei Sergio!...Orquídeas são para momentos e pessoas especiais,né?...
    Mas eu não sabia da homenagem para Lady Di e também para William e Kate!
    Abs
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! É verdade, concordo com você! Confesso que fiquei emocionado com a homenagem à Lady Di. Fico feliz por saber que gostou do artigo, muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Quantas informações que eu desconhecia.
    Obrigada Sergio
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Pois é, fui colecionando estas histórias e resolvi contá-las todas juntas. Imagine, eu que agradeço pela sua visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sergio, parabéns por mais essa maravilhosa e deliciosa postagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meire! Tudo bem? Imagine, muito obrigado pela gentileza! Fico contente que tenha gostado. Para mim, foi um prazer usar a orquídea que você me deu como inspiração para esta postagem! Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Que original, además de hermosas también llevan nombres de la realeza.
    Siempre es un placer pasar por tu jardín Sergio, te dejo un fuerte abrazo.
    Bella noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Imagine, o prazer é todo meu! Muito obrigado pela sua visita e pelo comentário, sempre carinhoso!

      Um grande abraço e uma ótima noite!

      Excluir
  6. Que maravilha de artigo...olha, com esse vc contribuiu tremedamente com o nosso humilde aprendizado! Abraço, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Imagine, bondade sua! Estamos sempre aprendendo uns com os outros. Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir