Arranjo com micro-orquídea amarela


Arranjo com micro-orquídea Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'
Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy'

Quando pensamos em micro-orquídeas, geralmente as imaginamos sobre os galhos de frondosas árvores, em meio a florestas úmidas e intocadas. Ou dentro das estufas de renomados orquidófilos, visíveis somente através de lupa. De fato, esta categoria de orquídea possui vários admiradores, estudiosos interessados em suas características botânicas e sua importância ambiental.

Esta micro-orquídea amarela do arranjo acima, Oncidium Twinkle 'Yellow Fantasy', por outro lado, foi produzida artificialmente pelo ser humano. De fácil cultivo e conhecida por sua floração abundante, composta por belíssimos cachos dourados e perfumados, esta é uma orquídea híbrida de grande valor ornamental, ainda pouco explorada na decoração de ambientes, quando comparada aos híbridos de Phalaenopsis e Cattleya.

O contraste desta chuva de ouro sobre a textura rústica do vaso resultou em um arranjo harmonioso e acolhedor. Deixo minha sugestão para que micro-orquídeas como esta, com flores vistosas e de longa duração, possam ser mais frequentemente utilizadas em decoração. O único porém, neste caso, é o perfume que, em ambientes fechados, pode tornar-se pronunciado demais.

18 comentários:

  1. Olá Sergio, tudo bem?
    Adorei sua sugestão de decoração!
    Belíssima essa micro-orquídea e tem um nome realmente "fantástico" e mesmo que não seja criada em um habitat natural.... e mesmo que tenha sido criação do homem, sua beleza é indiscutível!Sem contar que adoro amarelo!!!

    Parece uma mocinha de cachinhos dourados!! :))
    Um amor!!

    Amigo, desculpe a ausência por esses dias!
    Eu estava curtindo umas férias do meu blog depois da festança de dois anos...hehehe
    As vezes temos que fazer como as orquídeas: se recolher em ambientes para poder crescer forte!

    Beijos e uma semana maravilhosa amigão! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Tudo bem? Que saudade, estava mesmo sentindo sua falta! Que ótimo saber que está bem e de volta à blogosfera! Ainda mais depois de merecidas férias!

      De fato, esta orquídea é uma graça. Fico admirado com a quantidade de fores e com seu perfume.

      Tenho certeza de que você e se blog crescerão fortes e belos, como as mais impetuosas orquídeas! Mais uma vez, parabéns pelo aniversário e bem-vinda de volta!

      Beijos e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  2. Ah, esqueci de dizer....
    O layout mudou de novo? Tem um sutil acréscimo de faixas vinho/vermelha que deram uma elegância ímpar ao blog! Parabéns amigo! Sempre deixando tudo mais lindo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, mudou, sim! Que ótimo você ter notado, fiquei muito contente. Sua opinião é muito importante para mim, admiro seu bom gosto e senso estético!

      Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  3. Belíssima! O arranjo ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariseven! Fico feliz em saber que gostou, muito obrigado pela sua visita e pelo apoio, adorei!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. De fato uma belíssima orquídea. Suas flores são delicadas! E perfumadas!!! Ainda terei uma!!! :)
    Obrigada por mais uma ótima postagem, Sérgio!
    Tenha uma boa noite e uma ótima semana!!!
    Beijos
    Ah! E parabéns pelo dia de hoje, Dia do Homem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helô! Tudo bem? Adorei saber que gostou desta orquídea. Tenho certeza de que terá uma desta! O interessante é que há várias cores deste mesmo cruzamento.

      Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário! Muito obrigado pelo carinho e apoio! Também agradeço pelas felicitações, é a primeira vez que sou cumprimentado por este dia, hehehe!

      Beijos e uma excelente noite para você também!

      Excluir
  5. Maravilhoso!!! Também me tornei uma apaixonada por estas flores minúsculas, desde que as conheci. Lindo arranjo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! É verdade, estas micro são apaixonantes, mesmo! E acho raro as florações serem tão abundantes como é o caso deste Oncidium.

      Fico muito feliz por saber que gostou do arranjo! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  6. una belleza ese micro oncidium,en Uruguay hay un oncidium nativo que las hojas tienen pintitas bordo oscuro y la floración es en racimos pequeños pero con un perfume encantador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom saber que gostou desta orquídea! Adorei saber sobre este Oncidium nativo do Uruguai, imagino que seja lindo!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Confesso Sérgio, não sabia nada sobre orquídeas, até conhecer teu blog. Nunca é tarde para aprender não é? Arranjo lindo. Um bj querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia, que bom saber disso! Fico muito contente por saber que tem aprendido aqui conosco! Tenho certeza de que você cultivará orquídeas maravilhosas, pois tem talento e sensibilidade de sobra! Muito obrigado pela visita e pelo carinho!

      Bjo grande e até mais!

      Excluir
  8. Olá,Sérgio!
    Que precioso arranjo de flores,meu amigo!!! Fiquei daqui encantada e eu até disse em voz alta, pra mim mesma,"Uauuu"!!! (Rs...) Linda demais a combinação do ar rústico do vaso com a delicada beleza destas hastes floridas! Ameeei!!! Esta orquídea é simplesmente um show de graça e elegância,e ainda por cima é perfumada! Parabéns pelo teu lindo arranjo e bom gosto! E como é bom chegar até aqui e sempre me encantar com tuas orquídeas maravilhosas, que com certeza ajudam a alegrar o nosso dia!!!
    Tudo de bom pra você e uma semana iluminada!!!
    Um abraço bem grande!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Tudo bem? Seu comentário me deixa muito feliz, bondade sua! Que bom que gostou deste arranjo, eu também gosto bastante da delicadeza das orquídeas menores.

      Sou sempre muito grato pela sua visita e apoio! Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  9. Olá Sérgio,
    A foto está excelente e o arranjo também. É sempre bom ver as orquídeas noutros contextos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que ótimo saber que gostou do arranjo, muito obrigado pelo apoio! Geralmente, o pessoal aprecia as orquídeas na natureza, mas este é um luxo que não posso oferecer às minhas! Fico feliz que tenha gostado da foto, muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir