Um espetáculo de Sophronitis


Micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Há alguns dias, contei sobre a felicidade que tive ao ganhar esta maravilhosa touceira da micro-orquídea Sophronitis cernua, presente especial do casal Hiroko e Takashi Matsumoto. Hoje, volto para mostrar que o que já era belo ficou espetacular, com a abertura de novos botões florais. Desta vez, consegui registrar uma panorâmica de toda a planta, magnificamente ornamentada pelas minúsculas pétalas e sépalas cor de fogo.

Sou fascinado pelas cores vibrantes presentes nas orquídeas do gênero Sophronitis. Além da cernua, possuo também a Sophronitis coccinea, cujas flores vermelhas tornaram-se a fonte e referência para todas as orquídeas híbridas nesta coloração. Outra espécie que admiro bastante é a Sophronitis wittigiana. Tenho um exemplar há anos, mas nunca floresceu por aqui.

Tanta beleza e delicadeza cobram um preço para serem admiradas. Estas são orquídeas cujo cultivo não é considerado trivial. Além de boa luminosidade, requerem condições amenas de temperatura e um ambiente com boa umidade relativa do ar. Também é importante que não fiquem molhadas por muito tempo. Até o momento, tudo parece estar sob controle em relação às meninas aqui de casa. Espero ser capaz de fazê-las florescer em um futuro próximo.

20 comentários:

  1. Verdade: as danadinhas são exigentes, mas nos recompensam qd se mantém em condições de desenvolvimento e de floradas anuais: esse contrataste fantástico de folhas pequenas e 'carnudas' e bastante verdes com a força dessas flores' grandes (em relação ao tamanho da planta) é magnífico! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, ainda não tenho certeza se meu cultivo é satisfatório. Tomara que venham flores no ano que vem. Também adoro este porte micro da parte vegetativa e as flores 'macro'!

      Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Sergio um espetáculo, mil parabéns pelo cultivo e pela maravilhosa foto.

    Tenho uma dificuldade muito grande com Sophronites, já perdi muitas, minha última tentativa está sendo com a cernua depois de perder 4 mudas, estou na quinta e vai ser a última(espero)

    abraços e mais uma vez parabéns em especial pelo cultivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Que bom que gostou, muito obrigado pelas palavras de apoio!

      De fato, este gênero parece ser bem complicado. Torço para que sua muda floresça lindamente, como as belas orquídeas de sua coleção!

      Um grande abraço e uma ótima semana!

      Excluir
  3. Simplesmente espetacular: planta e floração. De certeza que vai bar bem conta do recado no futuro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que bom, tomara que sim! Fico contente que tenha gostado, sou sempre bastante grato pela sua visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sergio, boa tarde, tudo bem?
    Sempre com um desfile de estrelas em seu cantinho amigo!

    Essa touceira é maravilhosa! Um presente magnífico que você ganhou de um casal muito querido!
    Mas é difícil demais de cuidar não é? Necessitam de água, temperatura e clima 100% favoráveis. Nada pode passar do limite necessário de temperatura e pressão!!

    Puxa, são belas por demais!
    Mas cobram um preço alto pela beleza extrema!
    Mas vale a pena!!!!! Vale muito a pena!!!

    Quem dera eu conseguisse também, mas é pedir demais para mim..rsrs sou estabanada e comigo só os cactos sobrevivem...kkkkk

    Obrigada por tanta beleza amigo!
    Um grande e caloroso abraço e uma semana mais do que maravilhosa! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, boa tarde! Tudo bem?

      Fico feliz por saber que gostou desta touceira! De fato, foi um presente especial, vindo de pessoas especiais. Vamos ver se consigo cuidar desta pequena da maneira correta.

      Mas imagine, Adriana, eu também era incapaz de manter um cacto vivo. Se eu consegui acertar a mão, você consegue muito mais, com certeza. Inteligência e sensibilidade você tem de sobra!

      Muito obrigado pela sua visita e apoio, sempre! Que ótimo recebê-la aqui no blog.

      Um grande abraço para você, tudo de bom e uma excelente semana! :))

      Excluir
  5. Oi Sérgio, lembro que vc ficou tão preocupado se conseguiria cuidar do presente tão lindo!
    Que ótimo, estas dando super conta do recado, hehhe
    tomara que a wittigiana te surpreenda em breve!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, bem lembrado! Até agora, eu não matei esta orquídea, o que já é um grande avanço!

      Que ótimo receber seu apoio e carinho, muito obrigado pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Lindas,lindas!..e essa cor enfeitiça!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! Pois é, não me canso de admirar esta cor! De fato, é uma orquídea especial. Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Olá,Sérgio!
    Que doçura de imagem! Sem dúvida,esta belíssima planta enche os nossos olhos de pura beleza e delicadeza! Ainda não a conhecia, e fiquei daqui muito admirada com esta touceira tão singular e enfeitada por estas flores exóticas e tão especiais! E mesmo apesar dos cuidados que esta espécie requer, tenho certeza que você irá conseguir ainda muitas e muitas outras belas florações, pois com o teu dom de "encantador de orquídeas",elas sempre te responderão, retribuindo os teus cuidados e carinho com as mais belas flores! Parabéns!!!
    Meu amigo,aproveito aqui pra te agradecer pelo teu comentário tão gentil lá no meu blog... Que bom que você gostou do meu post sobre o Parque de Keukenhof,que é sem dúvida um lugar mágico e que emociona à todos nós que amamos este reino maravilhoso das plantas e suas belas flores! Muito obrigada!!! E você sempre me alegrando e me incentivando com tuas palavras tão positivas e carinhosas!
    Desejo sempre tudo de muito bom pra você,tua família e tuas flores! Meu abraço grande pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Para mim é sempre uma grande alegria receber sua visita e ler sua mensagem de apoio e carinho! Que ótimo saber que gostou desta orquídea, fico feliz!

      De fato, eu adorei os seus posts sobre as maravilhas que viu na Holanda. Tudo muito belo e bem cuidado, um exemplo para todos. Parabéns pelo texto envolvente e pelas fotos deslumbrantes!

      Deixo meu muito obrigado pela sua visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço, tudo de bom e muitas flores na sua vida!

      Excluir
  8. Que encanto, amo a natureza, as flores são um colírio para os olhos e bem cuidadas por quem entende, elas com certeza agradecem e ficam maravilhosas!
    Lindo presente, dignas de serem admiradas!

    Felicidades e sucesso com as flores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Que bom saber que gostou, fico contente! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. ADORO!!! Estou com duas, tentando mantê-las vivas! Ainda são muito pequenas, mas resistindo, bravamente. Por enquanto, me encanto vendo as tuas. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que legal, meus parabéns! Aqui também tem sido uma luta para manter esta orquídea viva, vamos ver se dá tudo certo. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Há um ano aproximadamente ganhei de um cunhado uma muda, venho cuidando dela com muito carinho, agora ela começou a reagir depois que comecei acompanhar os posts do Sergio Oyama, parece que em breve terei novidades. Curto o Orquídeas no Apê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antonio, tudo bem? Que ótima notícia, muito bom saber disso! Parabéns pelo cuidado e dedicação com a sua orquídea, torço para que ela o recompense com belíssimas flores, em breve!

      Muito obrigado pelo gentil comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir