Orquídeas na Decoração


Mini-orquídea Sophrocattleya Batemaniana
Sophrocattleya Batemaniana

Fotografei este arranjo com a mini-orquídea Sc. Batemaniana há algum tempo, mas somente hoje resolvi desengavetar a foto. A princípio, achei um pouco fútil retratar uma orquídea como um mero objeto de decoração. Afinal, para o orquidófilo inveterado, esta flor é uma obra-prima da natureza, repleta de valor histórico e científico.

De fato. Mas pensando bem, percebo que passo várias horas do dia e muitos meses do ano regando, adubando, protegendo do sol, ventos e pragas. Quando a orquídea finalmente floresce, pouco invisto em valorizar toda a beleza e esplendor deste evento. Por exemplo, não costumo colocar tutores nas hastes florais, com medo de quebrá-las. Ficam todas meio tortas, capengas. Além disso, meus vasos costumam ser feios e baratos, de plástico preto.

Neste contexto, tenho pensado em dedicar-me um pouco mais ao aspecto decorativo das orquídeas que se dignam a florescer aqui em casa. Gosto de providenciar cachepots charmosos, como fiz de forma temporária com o Dendrochilum filiforme. Ou montar pequenos cenários, como nos casos da Sophrolaelia Jinn e do Oncidium ornithorhynchum. Também tenho simpatia por arranjos que remetem aos quadros de natureza morta, com o efeito chiaroscuro dos pintores renascentistas. Uma tentativa deste processo foi feita com a foto da Ornithophora radicans.

É bem verdade que nenhuma destas artimanhas se equipara ao espetáculo de uma orquídea florescendo em seu habitat natural, sobre árvores, pedras ou folhas secas. Mas como tentamos roubar um pouquinho desta beleza para guardar em nossas casas, nada mais justo do que tentar valorizá-la ao máximo.

12 comentários:

  1. Uma maravilha! Muito bonito o reflexo dos cristais, com a elegância do fundo escuro. Bom gosto, criatividade e a exuberância da flor. Puro luxo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário, fico feliz por saber que gostou da composição! Sou sempre muito grato pelo seu apoio e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Adorei esta postagem em especial Sergio.
    Teus arranjos estão lindíssimos!!!
    amei aquele vaso com a orquídea em cachinhos em especial... Nada mais justo que depois de tantos cuidados vc trazê-las para dentro de casa, decorando e ao mesmo tempo curtindo mais de pertinho!!!!

    abraçooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! É verdade, este momento da floração é tão fugaz que vale a pena caprichar um pouco mais! Que ótimo saber que gostou da postagem, muito obrigado pelo seu carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. La fotografía es encantadora luce como una reina entre cristales que la adornan.
    Me fascinan las flores Sergio, me gustan mucho las rosas y las camelias, pero en tu sitio he descubierto una belleza extraordinaria en las orquídeas.
    Te dejo un fuerte abrazo, bella noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Que bom que gostou! Eu também gosto bastante de rosas e camélias, mas fico muito feliz por saber que apresentei as orquídeas a você!

      Muito obrigado pelo comentário carinhoso, adorei!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  4. É uma foto muito requintada, diria que é uma obra de arte. A cor da orquidea deu em destaque nas peças . parabéns. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Tudo bem? Muito obrigado pelas palavras, imagine, bondade sua! Fico feliz que tenha gostado, valeu pela visita e apoio!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  5. Olá Sergio!
    Elas, as orquídeas, são perfeitas em qualquer contexto. Esta sua composição, de muito bom gosto, não deixa de ser de uma beleza extrema e exótica. Parabéns pela criatividade.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! De fato, as orquídeas são plantas especiais. Muito obrigado pela sua opinião, fico feliz em saber que gostou! Também agradeço pela sua visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Requinte, obra de arte, te admiro, você tem muito carinho e criatividade e as imagens ficam perfeitas. Parabéns Sergio.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Imagine, bondade sua! Muito obrigado pelas gentis palavras de apoio, que bom saber que gostou!

      Um grande abraço!

      Excluir