Fotos de orquídeas - Um novo cenário


Orquídea Dendrobium phalaenopsis
Dendrobium phalaenopsis

Costumo fazer fotos de orquídeas com o fundo preto porque confesso que as opções de cenário em um pequeno apartamento são limitadas. Para não dizer feias. Mas hoje, após anos lutando com um sofisticado aparato para produzir fundo preto - folhas de EVA coladas em uma placa de isopor - eis que me surge a ideia de usar um background alternativo que sempre esteve aqui presente: a vista da janela.

É impressionante como nos habituamos a tudo, passando a não reparar em certos elementos que outrora admirávamos. Lembro-me que, quando nos mudamos para este apartamento, fiquei fascinado com a vista para a cidade. Cada hora do dia trazia uma luminosidade especial. Particularmente, gostava do pôr do sol, com suas luzes douradas, período do dia que os fotógrafos costumam chamar de golden hour. Com o tempo, tudo acaba tornando-se rotineiro - e invisível.

Aproveitei este momento para retratar esta orquídea, Dendrobium phalaenopsis, popularmente conhecida como Denphal. Pertence à minha mãe e foi mais um belíssimo presente do casal Hiroko e Takashi Matsumoto, sempre muito generoso. O problema desta técnica de fotografia é que, como a luz torna-se fraca e fica ao fundo do objeto retratado, é necessário utilizar o flash ou outra fonte artificial de luz. Eu utilizei flash, mas a foto ficou 'chapada', sem sombras que evidenciassem os detalhes das flores. O correto seria utilizar um rebatedor. No entanto, para obter o resultado acima, tratei a foto com um editor de imagens. O que costuma deixar alguns orquidófilos horrorizados. Eu, particularmente, gostei do efeito e pretendo utilizá-lo como uma alternativa ao onipresente fundo preto.

20 comentários:

  1. Oi Sergio! Eu gostei muito do fundo! Uma linda vista e belas cores do sol indo embora. A correria do cotidiano às vezes nos impede de desfrutar do que temos. Aproveite sempre esse fundo...quem sabe na próxima com as luzes do nascer do sol?
    Tenho uma menina dessa tb, maravilhosa!
    Um abraço e um bom fim de semana pra vc e sua família!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Tudo bem? Há quanto tempo... Que bom saber que gostou! Adorei sua ideia, acho que ficaria lindo. Infelizmente, o sol nasce do lado oposto, para o qual não temos vista.

      Que ótimo receber sua visita, parabéns pela sua orquídea, deve ser tão linda quanto!

      Um grande abraço e um excelente final de semana para você e sua família, também!

      Excluir
  2. Minha ignorância não permite emitir qualquer comentário sobre a técnica. Só posso dizer que as flores parecem levitar sobre a cidade, como se passeassem pelo céu. E que lindo resultado! Sem falar na beleza das flores, claro!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Imagine, eu também entendo pouco sobre fotografia. Vou na base da tentativa e erro, aprendendo aos poucos!

      Achei linda a sua descrição da foto, muito obrigado por este carinhoso retorno! Fico feliz por saber que gostou do resultado!

      Muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço e um ótimo fim de semana!

      Excluir
  3. Adorei Sergio!! esse fim de trade é maravilhoso!
    Sempre ficava curiosa pra saber como fazias o fundo. Apoiadíssimo, faça mais fotos assim! Muito linda esta orquídea, aliás todas sempre são!

    abraços e um ótimo findi pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, o pessoal costuma perguntar sobre o fundo preto, mas na realidade é uma grande improvisação! Fico muito contente que tenha gostado da foto e da orquídea! Muito obrigado pela visita e pelo carinho, adoro ler seus comentários!

      Um grande abraço e um maravilhoso findi para você também!

      Excluir
    2. Amigo Sérgio que qualidade de foto Parabéns meu Amigo..

      Excluir
    3. Oi, José Antonio! Que ótimo receber sua visita de Portugal, que sempre me honra e alegra! Fico feliz por saber que gostou da foto, muito obrigado pelo apoio e consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sérgio querido, sou leiga neste assunto, comento a beleza da flor que é o que me interessa e me enchem os olhos, mas o fundo está maravilhoso, eu adorei(sou apaixonada por pôr-do-sol). Um bj e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! Imagine, quem tem a sua sensibilidade para escrever poesias não precisa entender de mais nada! Que ótimo saber que gostou da flor, fico contente! De fato, adoro as cores desta hora do dia!

      Grande beijo e um excelente final de semana para você também!

      Excluir
  5. Nice blog, congratulations for your post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Boris! I'm glad you like it! Thank you so much for your kind comment! All the best!

      Excluir
  6. LINDO!...Amo o por do sol!...E orquideas!...Combinação perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! Com certeza, eu também gosto bastante de ambos! Que bom receber sua visita, muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço e um ótimo fim de semana!

      Excluir
  7. Eu gostei do fundo, tem um restante de raios solares que da um ar nostalgico à foto. eu não tenho tecnica nenhuma como vc..rss..sou mais simples, só tomo cuidado para focar bem as flores , gosto de luz, as vezes aproveito a luz natural do dia ou alguma luz de abajur que acho lindo tambem, mas normalmente prefiro a luz natural. Tenho uma dessa cor tambem e esta em plena floração . Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Imagine, suas fotos são lindas! Admiro bastante seu trabalho. Eu também prefiro a luz natural, utilizo sempre que possível.

      Parabéns pela floração da sua orquídea, deve estar linda! Muito obrigado pelo carinho da sua visita e comentário!

      Bjos e um ótimo fim de semana para você também!

      Excluir
  8. Sergio, meu amigo!
    Você é muito criativo e inova bastante nas suas fotos!
    Todas as imagens, indiscutivelmente todas, foram belíssimas, mas esta tem um diferencial!

    Parece que usou efeito especial em 3 D, pois a impressão que tive é a orquídea saltando nos meus olhos!! LINDA!!! Observei que você entende muito de fotografia e sabe aplicar as técnicas para conseguir o melhor ângulo, a melhor luz e a melhor imagem possível! Todo esse seu encantamento muito me fascina!!

    Seu amor pelas orquídeas é algo surreal amigo!! :))
    E o cenário,que antes estava esquecido, agora veio complementar a beleza das orquídeas!
    Afinal, tem algo mais bonito do que misturar orquídeas e o nascer ou o pôr do sol?
    Simplesmente fantástico!

    Muito obrigada por postagem tão bela!!
    E desculpe a demora em vir, na semana passada eu estava preparando a festa de aniversário de 2 anos de Blog e não pude visitar os amigos como sempre fazia! O ritmo de trabalho atrasou-se , devido à série de protestos que ocorreram em minha cidade!
    Mas estou de volta e depois da festa, vou tirar umas férias também..hehehe

    Beijos e uma semana maravilhosa amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, tudo bem? Imagine, você que é sempre muito gentil! De fato, acho que este efeito 3D se dá porque a flor está bem nítida e o fundo desfocado. Muito bem observado, que bom saber que gostou!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário elogioso, adorei! Sou sempre muito grato por todo o seu apoio!

      E que ótimo saber do aniversário do seu blog! Parabéns, sem dúvida é um belo e consistente trabalho! Espero que seja uma linda festa, à altura deste importante evento!

      Um grande beijo e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  9. Parabéns Sergio, um cenário perfeito, linda imagem.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Que ótimo saber que gostou, fico feliz!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir