Uma mini-orquídea bem-sucedida


Mini-orquídea Laelia alaorii x Laelia sincorana
Laelia alaorii x Laelia sincorana

Em uma de minhas intermináveis buscas por mini-orquídeas dos gêneros Laelia, Cattleya e Sophronitis, acabei encontrando este cruzamento inusitado no catálogo de um orquidário. Nunca havia ouvido falar deste híbrido. Posteriormente, descobri que ele ainda não havia sido oficialmente registrado no RHS, órgão competente para tal.

O cruzamento entre Laelia alaorii e Laelia sincorana chamou-me a atenção porque sou apaixonado por estas duas espécies de orquídea, particularmente a primeira. Logo pus-me a imaginar como seria o resultado, qual a aparência deste híbrido primário. Pesquisando no Google, encontrei pouquíssimas fotos representativas desta interessante mistura. Mas foi o suficiente para gerar uma expectativa gigantesca pelo desenvolvimento do primeiro botão floral que apareceu por aqui, apresentado há algumas semanas.

Por algum estranho motivo, não gosto muito de cores pastéis. Mas quando esta orquídea se abriu, justamente em tons suaves de rosa, fiquei fascinado. A flor possui uma beleza delicada, com pétalas e sépalas cintilantes envolvendo um labelo de coloração um pouco mais escura. Outra coisa que me chamou a atenção foi a forma perfeita da flor, tecnicamente chamada de armação. Para um híbrido que nem um nomezinho ganhou ainda, achei o resultado surpreendente.

30 comentários:

  1. muito linda!..uma lida bebezinha..e um cultivo especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! Que ótimo receber a sua visita! Fico contente por saber que gostou desta bebê. Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Flávia! Que bom, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ah Sérgio ela é simplesmente um encanto, delicada, um mimo. Bjus querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! Pois é, também gostei bastante desta. Que bom receber a sua visita e ler seu comentário, muito obrigado pelo apoio!

      Bjos e tudo de bom!

      Excluir
  4. O cruzamento é fantástico, adorei a flor, fora que saiu com uma forma magnífica! beijão Sergio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edileine! Que ótimo saber a sua opinião! Também gostei bastante da forma, bem plana e simétrica. Muito obrigado pela sua visita e comentário, adorei!

      Um grande beijo e até mais!

      Excluir
  5. Es sorprendente lo que la naturaleza es capaz de hacer, maravillosa orquídea!
    Siempre es un placer visitar tu jardín florido, te dejo un fuerte abrazo, bonita noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! É verdade, concordo plenamente! De fato, fico encantado com cada botão que se abre. Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço e uma ótima noite!

      Excluir
  6. Olá,Sérgio!
    Sei que ando um pouco sumida,com tempo escasso para o computador,mas saiba que sempre me lembro de ti e das tuas maravilhosas orquídeas! E como gosto de chegar até este teu cantinho belo e florido, e encontrar sempre flores tão preciosas como esta delicada orquídea...Ela é simplesmente uma formosura! Realmente suas formas são perfeitas e seus tons de cor de rosa muito graciosos! E que interessante saber que ela seja um híbrido que nem sequer foi registrado... Acredito que hoje em dia existam muitos outros híbridos nesta mesma condição...Será? Parabéns,meu amigo, por mais este teu lindo achado,e que suas próximas florações possam te trazer ainda mais alegria!
    Meu abraço grande pra ti e um maravilhoso fim de semana!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Que ótimo vê-la por aqui! De fato, senti sua falta. Que bom saber que gostou desta orquídea! Você tem razão, vários híbridos são criados e acabam ficando sem registro, o que é uma pena.

      Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio e carinho. Adorei!

      Um grande abraço e um ótimo fim de semana para você e sua família!

      Excluir
  7. Que linda adorei.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lena, tudo bem? Fico contente que tenha gostado, muito obrigado pela visita!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir
  8. Muito interessante o resultado!!! Aprovado! rs... Com certeza híbridos entre pumila x alaori x jongheana x dayana x sincorana x praestans não tem como dar coisa feia...rs... Parabéns pelo cultivo bem sucedido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roney! Que ótimo saber que gostou deste híbrido! Concordo com você, adoro estas espécies. Por coincidência, vou mostrar a Laelia x Adrienne (pumila x jongheana) em breve! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi, Vanda! Que ótimo receber sua visita! Fico contente por saber que gostou, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. E bota surpreendente nisto Sergio!
    Eu também fiquei fascinada pela delicadeza desta pequenina!
    Sabe, ainda não havia visto o botão que estava para florescer, fui lá conferir e percebi o quanto era aguardada e esperada, exatamente pela sua raridade!

    E agora eis que ela surge radiante de beleza e na cor mais suave de todas. Está não é uma baixinha voluntariosa como a orquídea púrpura.. esta é delicada e mantém os traços da sua fragilidade e ternura. Qual será o nome que ela irá receber? Fiquei curiosa!!!
    Adoro vir aqui no seu espaço descansar amigo, eu precisava muito disto. Desculpe o atraso, eu deixei para vir relaxar aqui no último momento, pois sei que agora fico muito mais carregada de energia positiva!!

    Abraços grandes e desejos de uma maravilhoso final de semana amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Que bom saber que gostou desta pequena! De fato, ela foi bastante aguardada. Mas é uma orquídea tranquila. Cresce e floresce bem, sem muitos problemas. Não sei se alguém irá dar um nome a esta pobrezinha, ela bem que merece!

      Que honra e que alegria saber que sua visita aqui dá um descanso ao seu dia. Fico muito grato pela consideração. Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço, espero que tenha um belíssimo fim de semana para recarregar as energias!

      Excluir
  11. Este maravilhoso híbrido tem muita da beleza da Laelia alaorii, mesmo não conhecendo a L. sincorana. Merece, sem sombra de dúvidas, um destaque na RHS.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! É verdade, dá para reconhecer os traços da alaorii. De fato, acho que ela uniu as características dos pais de forma harmoniosa. Que bom saber que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Surpreendente! Apego-me a sua última expressão no post...Que coisa; sem um nonme, ainda, fiquei pensativo! Tão bonita, encantadora e 'suspensa"! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Pois é, veja só que coisa. Acho que este híbrido bem mereceria um nome à altura! Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. That is really a nice hybrid, Sergio. It has good features of both parents and I'm sure has some hybrid vigor as well.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Ron! I'm glad you liked this hybrid! Yes, you are right, it is more vigorous than its parents, I think. Thank you so much for your visit and kind comment!

      All the best!

      Excluir
  14. Linda, eu adoro tons de rosa, tanto que a maioria de minhas orquideas são em rosa...alias estou com tres que apareceram os botões, muito ansiosa para ve-las todas floridas. bjos e bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Que legal, também fiquei curioso para ver suas orquídeas floridas. Acho que vão ficar um espetáculo, suas plantas são lindas. Que ótimo receber sua visita, muito obrigado pelo apoio!

      Bjos e um ótimo fim de semana para você também!

      Excluir
  15. Oi Sergio!
    Nossa, que delicada, uma perfeição!
    Imagino o qto deves ficar namorando cada botão, esperando mais uma bela surpresa da natureza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, essa me surpreendeu pela delicadeza! De fato, os botões sofrem na minha mão. Fico olhando e fotografando sem parar, até os coitados abrirem!

      Que ótimo receber a sua visita e apoio, muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir