Uma micro-orquídea que nasceu para brilhar


Botão floral da micro-orquídea Isabelia pulchella
Isabelia pulchella

Esta delicada micro-orquídea, Isabelia pulchella, foi um dentre os muitos presentes que recebi da orquidófila Meire Genaro, a quem sou muito grato. Dona de uma belíssima coleção, onde destacam-se as Vandas e as micro-orquídeas, a Meire é conhecida no mundo da orquidofilia pela sua simpatia, generosidade e disposição. Participa da organização de encontros de orquidófilos, está sempre presente nas principais exposições de São Paulo e região, além de também escrever dois blogs sobre o assunto: Orquídeas - Coleção e Negócios e Orquídeas Híbridas - Identificação.

Não tenho participação nesta floração, já que a muda chegou repleta de pequenos botões florais na cor púrpura. Assim que o primeiro botão ensaiou a abertura, corri para fotografá-lo. Acho que esta micro-orquídea já nasce toda trabalhada no glamour, espreguiçando suas pétalas cintilantes. A cor magenta é espetacular, mais clara e acetinada do que o botão de origem.

Para dar uma noção do seu tamanho, fotografei a flor nascente próxima a um anel de brilhantes, que pertence à minha mãe. Desta forma, aproveito para homenageá-la pelo seu dia, que está próximo. É bem verdade que as mães merecem homenagens em todos os dias do ano. Flores e diamantes têm várias semelhanças com as mães, que são belas e delicadas, mas ao mesmo tempo fortes e obstinadas.


Video: Orquídeas e joias, uma rara combinação

Coletânea de fotos de orquídeas com joias, publicadas no blog Orquídeas no Apê. Audiovisual com imagens em alta definição e trilha sonora. Novas orquídeas a cada semana.

15 comentários:

  1. Olá Sergio, muito grata por suas sempre gentis palavras. A foto é simplesmente maravilhosa e o texto primoroso, principalmente o final: "Flores e diamantes têm várias semelhanças com as mães, que são belas e delicadas, mas ao mesmo tempo fortes e obstinadas". Valeu Sergio, bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meire! Imagine, eu que agradeço pelo seu carinho e generosidade! Estou sempre aprendendo bastante com você, acho o seu cultivo inspirador. Que ótimo saber que gostou do artigo, fico feliz!

      Beijo grande e tudo de bom!

      Excluir
  2. Que bela postagem! Eu já estava ansiosa, aguardando esta flor. Ela é linda, parabéns e sucesso com esta garota! Beijo prá tua mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que ótimo receber a sua visita e saber que aguardava esta orquída! Fico feliz que tenha gostado, muito obrigado pelo carinho e incentivo!

      Bjos e tudo de bom para você e sua família!

      Excluir
  3. Impresiona que un flor tan hermosa pueda ser tan pequeña, yo estoy descubriendo un mundo fantástico en tu sitio ( con el amor que le tengo a las flores), me fascinan tus entradas y el arte de cultivar y obtener estos resultados.
    Felicitaciones Sergio, un placer pasar por tu sitio, bonita noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! É verdade, o tamanho desta flor impressiona! Mal dá para enxergar os detalhes. Fico muito feliz em saber que gosta de flores e está gostando dos artigos. Sou muito grato pelas suas visitas e comentários, sempre! Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  4. Parabéns pela planta é linda, foto sem comentários.

    Visitei o blog da Meire, plantas maravilhosas.

    abraços e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Que bom saber que gostou desta orquídea, fico contente! Muito obrigado pela sua visita aqui no blog e lá no da Meire! Você sempre muito gentil, valeu pelo apoio!

      Um grande abraço e um ótimo final de semana para você também!

      Excluir
  5. Bela postagem, concordo com o pessoal acima! Interessante a expressão: 'trabalhada no glamour'! rsrsrsrsrrs...Boa homenagem as mães, se todas ganhassem uma orquídea florida num seria nada mal!!! Abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Hehehe, adoro essas expressões... É verdade, boa ideia, orquídeas são sempre um presente inesquecível. Além de durarem anos, quando bem cuidadas.

      Que ótimo receber sua visita e contar com a sua participação aqui no blog. Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Linda demais tua postagem Sérgio.
    Nunca vi uma orquídea tão mini, bela foto comparativa.
    ela homenagem também.
    Parabéns pelo seu dia!!!!!!!!

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Que alegria receber a sua visita hoje, muito obrigado pelo carinho! De fato, esta é uma das menores que já vi, também. Gosto bastante da cor.

      Fico feliz que tenha gostado da homenagem. Quando nasci, era exatamente dia das mães. Não sei se fui um bom presente para minha mãe, mas procuro melhorar sempre! Hehehe!

      Brigadão pela lembrança e pelo carinho!

      Um grande abraço e um ótimo Dia das Mães!

      Excluir
    2. Obrigada também Sérgio, imagino a alegria de ser ma~e no dia das mães, hehe

      Excluir
  7. Feliz cumpleaños!!! Abrazos miles.

    ResponderExcluir