Sophronitis cernua - Um botão brilhante


Botão floral da micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Recentemente, contei como fiquei surpreso ao ver um minúsculo botão floral nascendo de dentro desta micro-orquídea, Sophronitis cernua. Hoje, gostaria de mostrar a vocês a belíssima coloração laranja que este primórdio de flor adquiriu, momentos antes de se abrir. Para dar uma noção de seu tamanho minúsculo, fotografei o botão ao lado de um brinco solitário, com um diamante de 0,15 quilates.

Existe uma variedade amarela de Sophronitis cernua, bastante rara, cujo valor comercial pode alcançar cifras comparáveis a joias valiosas. Não me atrevo a ter uma orquídea tão cara, já que não sei se conseguirei mantê-la viva. Por enquanto, sigo apreciando esta semi-joia abóbora, fruto de anos de dedicação e perseverança.

Do ponto de vista técnico, esta seria considerada uma floração mirrada. Considerando que já perdi vários exemplares desta micro-orquídea e levando-se em conta o fato de nunca ter conseguido fazê-la florescer, dou-me por muito satisfeito com o surgimento deste pequeno botão. Em breve, trago as fotos da flor totalmente aberta.


Video: Orquídeas e joias, uma rara combinação

Coletânea de fotos de orquídeas com joias, publicadas no blog Orquídeas no Apê. Audiovisual com imagens em alta definição e trilha sonora. Novas orquídeas a cada semana.

24 comentários:

  1. Maravilha de foto. Linda orquídea, Sergio! Agora, quantos dias vamos ter esperar para vê-la aberta?
    abrs.,
    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred! Fico contente que tenha gostado! Devo confessar que a flor já está aberta e fotografada! Muito em breve, coloco a foto dela aqui no blog. Muito obrigado pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. muito linda!!!!Também uma jóia!!!Parabéns,pela perseverança,e pelo amor a ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! Que bom receber a sua visita, fico feliz por saber que gostou desta orquídea! Nada comparado ao que vimos no encontro, mas gostei bastante deste botãozinho!

      Muito obrigado pela sua visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Una flor tan pequeña y exótica debe costar muchísimo, como mucho debe ser el trabajo y cuidado que lleva cultivarla.
    Bellísima fotografía, te dejo un fuerte abrazo, bonita noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Esta orquídea dá um certo trabalho para se cultivar, mas felizmente pode ser encontrada a preços acessíveis. Fico contente que tenha gostado da fotografia, muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  4. Hola, un placer pasar por tu buen blog, te felicito por tu gran trabajo, aquí me tienes felicitándote. Te invito cordialmente a que leas mi nuevo poema titulado “El poema cósmico”, es un poema romántico entre estrellas, está publicado en el Blog de Boris Estebitan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boris! Tudo bem? Que prazer receber a sua visita aqui no blog. Muito obrigado pelas palavras de apoio! Também agradeço pelo convite, com certeza irei visitar seu blog.

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Fantástico; se é uma vitória (como sei que é, esta florada) tem ainda mais valor esta linda (sua)sophronitis! Vai ser a primeira de mts floradas/ acredite!
    Coloquei no meu blog uma postagem mt similar às essas suas (não acredito que foi cópia (mas foi pura inspiração e influência); cm muito orgulho dos aprendizados conquistados dia a dia! Abraço, bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Fico sempre muito contente por receber sua visita! De fato, espero que esta orquídea volte a florescer, de preferência com mais flores!

      Acabo de ler o novo artigo do seu blog. Fiquei emocionado, imagine, muito obrigado pelo apoio e consideração! Não mereço as palavras tão elogiosas, mas agradeço de coração!

      Um grande abraço e um ótimo dia para você também!

      Excluir
  6. Um diamante ao lado de outro diamante. Simplesmente maravilhosa. Estou tentando cultivar uma espécie deste género que comprei a um produtor Brasileiro, na exposição do Porto, Sophronitis wittigiana, e espero ter a sorte de um dia ver uma floração assim.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que bom saber que gostou, muito obrigado pelas palavras! A Sophronitis wittigiana é um sonho de orquídea, tenho certeza de que a sua ficará maravilhosa!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Particularmente acho difícil o cultivo das Sophronites.
    Coccinea é uma que cansei de comprar e desisti.
    Parabéns pelo cultivo Sergio e pelas fotos.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! É verdade, também peno com as Sophronitis. Mas estou sempre tentando acertar o cultivo. Vamos ver se dessa vez vai! Que bom que gostou, muito obrigado pelo incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Sergio, parabéns pela perseverança, eu tbm tô aqui c as minhas e não desisti ainda, mas já perdi tbm. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Pois é, elas são geniosas, não é? Boa sorte para as suas meninas! Muito obrigado pelas palavras de apoio, é sempre um prazer receber a sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Oi, Sérgio... Fiquei surpresa ao saber das dificuldades para cultivar e ver florescer a Sophronitis cernua. Tive 3 exemplares, que consegui quando morava na Argentina. As plantas estavam fixas em pequenos tronquinhos de madeira e floresciam de forma abundante. Eu as obtive na região de Misiones, provavelmente retiradas da zona das cataratas. Infelizmente não pude trazê-las quando retornei ao Brasil. Estão na minha lista de desejo!! Desejo sorte com a sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que legal, adorei saber do seu cultivo bem-sucedido na Argentina! Mas não se espante, aqui tenho dificuldade para cultivar qualquer coisa. Vamos ver se essa sobrevive.

      Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. oi Sergio, este botão laranja já é maravilhoso, uma grande conquista como vc falou. Estou louca pra ver a flor aberta também! É uma preciosidade mesmo...
    Estava reparando que suas visitas estão aumentando também, com certeza ainda vais ter muuuitos seguidores, pois passas tua emoção aqui do outro lado da telinha.

    Sucesso,abraços, um ótimo domingo pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Que ótimo saber que gostou desta micro! Em breve, coloco a foto da flor aberta. Acho que você vai gostar!

      Pois é, o número de visitas e de seguidores vem aumentando bastante nos últimos dias. Mas tudo isso devo a você e aos leitores que sempre prestigiam o blog. Muito obrigado por todo o apoio e carinho!

      Um grande abraço e um excelente domingo para você também!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Oi, Ricardo! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. EMOCIONADA COM O VÍDEO , LINDAS IMAGENS GRATIDÃO SEMPRE AMIGO QUERIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariza! Que bom que gostou. Imagine, eu que agradeço pela visita, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir