Pequenos começos, grandes orquídeas


Botão floral da mini-orquídea Laelia alaorii x Laelia sincorana
Laelia alaorii x Laelia sincorana

Há aproximadamente quatro anos, eu escrevia um pequeno blog ilustrado por fotos toscas tiradas com a webcam. Cercado por orquídeas moribundas, devastado por perdas de plantas caríssimas, não tinha ânimo para continuar. Além disso, possuía a firme convicção de que ninguém estava lendo os posts.

Eis que um belo dia, escreve-me uma simpática leitora (sim, ela existia) perguntando-me sobre o perfume de uma determinada orquídea. Logo começamos um animado papo, já que tínhamos em comum a paixão pelas orquídeas e o fato de as cultivarmos em apartamento. Mais tarde, descobri que esta nova amiga, Carol Costa, era jornalista, escrevia para uma revista feminina e possuía vídeos no Youtube. Ou seja, era famosa!

Eu não poderia imaginar os frutos que este encontro casual iria gerar. Com o incentivo da Carol e de vários familiares e amigos, resolvi recomeçar o blog, em novo formato e com fotos melhores. Também passei a me dedicar mais ao cultivo, deixando de perder tantas plantas. Paralelamente, a Carol lançou o site Minhas Plantas, com o objetivo de torná-lo o maior portal de jardinagem do país.

De fato, o Minhas Plantas já nasce grande. Com um visual clean e profissional, o portal conta com uma equipe completa de jornalistas, programador, designers e colaboradores de diferentes áreas. Possui um vasto acervo de vídeos apresentados por sua criadora, bem como um programa diário na Rádio Globo de São Paulo. Como se não bastasse, o site tem parceria com o portal Casa.com.br, da Editora Abril.

O que eu não imaginava, nem nos meus mais delirantes sonhos, é que um dia eu seria convidado a fazer parte deste projeto grandioso. Pois a partir de agora, determinados textos e fotos do Orquídeas no Apê, selecionados pela Carol Costa, serão publicados no portal Minhas Plantas. Olhando para trás, lembro-me do meu rascunho de blog e do encontro com a Carol como se fossem este pequeno botão de orquídea, na foto acima, surgindo tímida e despretensiosamente de dentro da folha. Um pequeno começo, carregado da esperança e promessa de uma radiante flor, do tamanho dos nossos sonhos e projetos.

30 comentários:

  1. Que legal, Sérgio Oyama!!! Fiquei feliz por você! Parabéns! Isso mostra que sua dedicação ao blog, às orquídeas e a nós, assinantes, gerou dividendos!!! Continue assim! Deus abençoe sua vida! Abraços
    Vânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia! Que bom, muito obrigado pelo carinho e apoio! Espero poder contribuir à altura da qualidade do Minhas Plantas. Que ótimo receber o seu incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Nossa , Muito Lindo , em primeiro lugar eu quero Parabenizar pela a sua dedicação e amor pelas as lindas Orquídeas , que casamento Maravilhoso Sérgio e Carol , linda o começo de vocês Parabéns mesmo , muito sucesso e muita Luz ...Abraços Carinhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danny! Que ótimo receber a sua visita e apoio! Muito obrigado pelas palavras, valeu pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sergio, fiquei emocionada com tanto carinho em forma de letrinhas. Virei sua fã desde o primeiro texto seu que li, e vinha acompanhando com muito entusiasmo o seu crescimento, vendo com alegria como seu cultivo foi ficando tão profissional quanto suas fotos. Fico muito feliz em tê-lo na nossa equipe e tenho certeza de que essa parceria ainda vai longe. Muito obrigada. Que venham as floradas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, imagine! Eu que me emociono com todo o apoio e incentivo que você vem me dando ao longo destes anos. Espelho-me na sua garra e determinação, sem perder a doçura. Muito obrigado por tudo, desejo o maior sucesso a cada um de seus empreendimentos!

      Beijo grande!

      Excluir
  4. Essa não conheço, mas os pais são lindos.
    vai ser uma filhona. quero ver.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Pois é, eu também nunca havia visto este cruzamento. Sou suspeito para falar, mas acho que ficou muito bonito. Dentro em breve, trago a foto para mostrar a você.

      Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. La magia que reside en tu interior se ve reflejada en cada orquídea que nace y crece bella y radiante.
    Tu proyecto es muy especial y merece ser difundido de la mejor forma, te dejo un fuerte abrazo.
    Bonita noche Sergio, buen fin de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Fiquei muito feliz, agradeço de coração pelas suas belas e gentis palavras! Muito obrigado por todo o carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço e um ótimo fim de semana para você também!

      Excluir
  6. Uau...que progresso; que conquista! Vc merece! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Que bom receber sua visita e apoio, muito obrigado por tudo, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Muito vezes o talento está lá. É apenas necessário muita persistência, vontade de aprender e amor. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! Que belas e sábias palavras! Muito obrigado pelo apoio e por acompanhar esta trajetória!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. oi Sergio,parabéns pelo reconhecimento do seu trabalho!!!
    sim um blog é paixão e também um trabalho pois nos empenhamos tanto!

    hoje e dia de muio trabalho aqui em casa, mas assim que der um tempinho vou passar no portal e conhecer o Minhas Plantas!!!
    Imagino sua emoção...

    abraços
    ana maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Que ótimo vê-la por aqui neste momento especial! Muito obrigado pelo prestígio e apoio! Sempre procuro espelhar-me no seu trabalho à frente do Jeito de Casa. Admiro a sua competência e o sucesso deste empreendimento.

      Que bom, acredito que vá gostar do Minhas Plantas! Acho que você e a Carol têm várias coisas em comum. Valeu pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Pois é Sergio, cada um com sua história, muita coisa interessante aprendemos com os outros.
      Acho que pra uma dona de casa estou me virando bem, hehhe
      Ah e outro dia te conto, meu blog ja participou do portal CASA também, sei da emoção...

      Obrigada pela visita e comentário querido, abraços

      Excluir
    3. Oi, Ana! Mas que legal, não sabia deste episódio! Quando tiver um tempinho, conte-me como foi, fiquei curiosíssimo! Parabéns pelo sucesso, seu blog merece!

      Imagine, eu que agradeço, de coração, pelo seu carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Super notícias Sergio. Eu estou contente. Sem dúvida o seu Blog merece. Abraço e continue a cultivar com este compromisso e entusiasmo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Que bom receber sua visita e ler suas palavras de apoio neste momento especial. Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Que interessante. Não tenho nenhuma orquídea ainda, mas pretendo começar a cultivar algumas. E justamente por isso pesquisei sobre elas na net e encontrei a Carol e pelos vídeos dela, você e seu blog! Sucesso pra você e a Carol. Estou gostando de tudo.

    Elex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elex! Que legal saber o modo como nos achou! Fico muito contente com a sua visita e mais ainda por você se decidir a cultivar orquídeas. Boa sorte e conte conosco para o que for preciso. Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Este é o prêmio para quem coloca amor naquilo que faz, assim encontrará quem reconheça seu trabalho e dedicação. Que linda história Sérgio, meus parabéns querido, seu blog é lindo e suas postagens tem conteúdo de qualidade e belas imagens. Desejo-te muito sucesso.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! Que felicidade ler o seu comentário. Muito obrigado pelo carinho e pelo apoio! Sou muito grato por ter uma amiga como você, acompanhando e incentivando cada nova publicação. Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Olá Sérgio.
    Obrigado pela sua visita. Sou fã de orquídeas, são as minhas flores preferidas e acho o seu blog uma inspiração e merece tudo de bom. Parabéns pelo trabalho.
    Bom fim de semana e beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lena! Imagine, eu que agradeço pelas suas palavras de apoio. Muito obrigado pela visita e incentivo! Fico feliz por saber que gosta de orquídeas. Também gostei bastante do conteúdo do seu blog, é um belíssimo trabalho.

      Um grande beijo e um ótimo domingo para você também!

      Excluir
  13. Bonita história, Sérgio! Bom ter apoio assim, principalmente quando a internet às vezes nos faz sentir na solidão, sem saber se estamos sendo lidos ou não.
    Abraço
    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred! Pois é, acho que este é um problema comum a nós, blogueiros. Por isso, é tão bom quando recebemos um feedback. Sou sempre muito grato pela sua visita e apoio aqui no blog, muito obrigado pela força!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Nunca desista de seu blog, pelo amor de Deus. Leio tudinho, mesmo que não comente, por falta de tempo, mas estou sempre em busca de conhecimento para saber cuidar das minhas orquídeas, e você só acrescenta e incentiva. Parabéns e obrigada por dividir conosco essa paixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia, tudo bem? Que bom saber que tem acompanhado o blog, fico muito feliz! Se depender do carinho e apoio de amigos queridos, como você, não vou mesmo desistir!

      Imagine, eu que agradeço a você pela visita e pelo lindo comentário! Muito obrigado pela força!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir