Mais uma mini Cattleya chegando


Botão floral da mini-orquídea Laeliocattleya Mini Purple
Laeliocattleya Mini Purple

Esta orquídea, miniatura de Cattleya, já foi apresentada aqui há algumas semanas, quando surgiu seu primeiro botão floral. Um pouco atrasado, trago a continuação desta interessante floração, que se desenrolou de forma bastante lenta. Durante semanas, tudo o que vi foi um belo botão verde, crescendo e inflando-se a cada dia.

No momento em que a flor desta Lc. Mini Purple parecia estar prestes a desabrochar, minha mãe perguntou-me qual seria sua cor. Pensei por alguns segundos e respondi: Púrpura! Imediatamente, olho para o botão que continua gordo e... Verde? É a primeira imagem, na foto acima. Neste momento, caiu-me a ficha. Se eu esperava uma orquídea ricamente pigmentada, era de se imaginar que seu botão já estivesse nessa coloração. O que eu tinha em mãos parecia corresponder a uma planta alba. Cheguei a achar que o orquidário onde a comprei havia se enganado.

Por uma incrível coincidência, um dia após este episódio, o projeto de flor amanhece lindamente rosado. Corri para fotografá-lo. É a estrutura do meio, na montagem acima. Fiquei mais tranquilo. No dia seguinte, encontro um belíssimo e vermelhíssimo botão floral, representado por último na foto. Nunca havia visto uma alteração de cor tão intensa e rápida em um botão de orquídea. Em questão de três dias, a flor já começava a se abrir, mostrando ao mundo a coloração púrpura que lhe conferiu o nome.

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Luis! Pois é, achei exatamente isso! Muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sergio! Que maravilha hein??!! Imagino sua emoção ao acompanhar a mudança de cor! Uma linda imagem essa acima. Sergio, perdoe-me pois estou em falta com minhas visitas, fico até com vergonha pois vc sempre está lá no meu cantinho, tão gentil e eu toda enrolada não consigo chegar nos blogs amigos para comentar. Mas não esqueço não viu?! Sempre vejo suas belas imagens no face que é onde estou mais presente ultimamente. Um grande abraço e tenha uma boa noite!!!!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Que ótimo vê-la por aqui! Melhor ainda saber que está gostando das orquídeas, fico muito feliz.

      Imagine, de modo algum preocupe-se com isso. Entendo perfeitamente a correria do dia-a-dia. Apenas me basta ter a sua amizade. E suas visitas são sempre uma grande alegria. Sou um sincero admirador do seu blog e seu trabalho!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  3. Que coisa linda Sergio!
    O botão criando vida, se expandindo aos pouquinhos!!
    Nossa, que curiosidade que estou em vê-la magnífica, nos presenteando com a cor mais perfeita: púrpura!
    E nos causa espanto como,de repente, o botão tão verdinho, explode para a vida e muda de cor como um camaleão!

    Mas apesar da minha extrema vontade de ver a flor, em toda a sua beleza, ainda assim, adorei acompanhar o desenvolvimento do botão.

    Você sempre nos presenteando amigo!
    Incrível tudo isso!
    Um grande abraço e uma excelente noite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Tudo bem? Fico sempre muito feliz ao receber sua visita. Que ótimo saber que gostou do botão! De fato, foi uma grata surpresa acompanhar esta drástica transformação, dia a dia. Por essa, eu não esperava!

      Confesso que a flor já está aberta! Oportunamente, trago a foto para mostrar a você. Sou suspeito, mas acho que vale a pena esperar!

      Imagine, sua visita que é sempre um grande presente. Muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  4. Muito interessante Sergio, assim vc vai conferindo que tem ainda um mundo a descobrir no universo das orqúieas. Bem, eu ainda não me dedico assim. E com flores é aquilo, vc recebe uma informação aqui e outra ali, falando diferentemente sobre a mesma planta e ainda assim vai da adaptação da espécie no seu espaço.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! É verdade, nesta área da orquidofilia, nunca sabemos tudo ou o bastante. É sempre um agradável processo de aprendizado. Eu concordo com você, também observo várias informações e opiniões divergentes. Cada um faz de um jeito. Por isso, acho que o importante mesmo é encontrarmos o que melhor se adapta às nossas condições! Boa sorte, tenho certeza de que suas plantas ficarão lindas como a sua casa!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pela visita também. è tão gostoso qdo um post nos traz boas recoradações, fico feliz que vc tenha curtido, boa noite.

      Excluir
  5. Que alegria...esse feriado tb fui premiada com uma florada e hj achei dois botões na minha cattleya..fiquei muito feliz...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela! Que legal, parabéns pelos botões da sua orquídea! Imagino a sua alegria, não tem sensação melhor. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Bjos!

      Excluir
  6. Oi Sérgio, que espetáculo! E que linda montagem nessa foto, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meire! Que alegria vê-la por aqui! Apesar de ter dado trabalho, confesso que me diverti fazendo esta montagem. Fico feliz em saber que gostou! Muito obrigado pelo apoio e pela visita!

      Bjo grande!

      Excluir
  7. Parabéns Sergio
    Que perfeição de imagem.
    Parabéns está um show
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Imagine, gentileza sua! Que bom saber que gostou, agradeço de coração pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Que maravilla y que proceso tan hermoso lleva ese brote, bellísima entrada!
    te dejo un fuerte abrazo, bonita noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Fico muito feliz por receber a sua visita! Que bom saber que gostou deste botão, muito obrigado pelo gentil comentário!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  9. om dia!
    Estou passando por aqui para informar que o meu blog agora te destaca na sidebar, como 'blog amigo', antigo sistema de parcerias.
    Anteriormente eu tinha uma página que direcionava ao link dos parceiros, no novo sistema do blog, TODOS os links vão ficar na sidebar, e espero visitá-los diariamente.
    Obrigada pelo carinho de sempre, se puder venha conferir as mudanças que o Planeta fará.
    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda! Bom dia!

      Que ótima notícia! Imagine, muito obrigado pela gentileza e consideração. Há muito tempo venho desejando fazer o mesmo, mas minha lista é muito longa. Vou visitar o Planeta para ver como ficou.

      Muito obrigado pelo apoio, com certeza farei uma visita em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Obrigada :)
    Já criei um post sobre o novo sistema, obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  11. Estou passando por aqui pra deixar um grande abraço, desejando que seu início de semana seja mágico, cheio de alegrias e surpresas boas :)

    "A gente não faz amigos, reconhece-os."
    Vinícius de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda! Que bom receber sua visita, muito obrigado pela consideraçao! E que linda a citação, concordo plenamente!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. sou olimar godoy e estou comesando o cultivo de orquideas catleyas voces podem medar algumas dicas de como cultivar estas orquideas desde ja fico muinto a gradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Olimar! Tudo bem? Que legal saber que você está começando a cultivar orquídeas! Aqui no blog, você encontra algumas dicas de cultivo. Também recomendo o site 'Minhas Plantas' (www.minhasplantas.com.br). Lá, em TVerde, há vários vídeos com instruções sobre o cultivo de orquídea. Acho que você vai gostar.

      Muito obrigado pela visita e boa sorte!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. boa noite Sergio somente hoje o conheci mas adorei o que voce postou maravilha ainda estou caminhando nesta estrada conhecendo e colecionando orquideas muito obrigada.

    Marilda

    mariaritapg@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilda!

      Tudo bem? Que prazer tê-la aqui conosco, seja muito bem-vinda! Fico muito contente por saber que gostou da postagem. Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir