Como não fotografar orquídeas


Mini-orquídea Sophrolaelia Jinn
Sophrolaelia Jinn

Quando comecei a tirar fotos de orquídeas, meus conhecimentos sobre fotografia eram parcos. Na verdade, ainda são, mas empenho-me em aprender, sempre. Uma das recomendações que li foi a de nunca fotografar sob luz direta, seja ela do sol, flash ou lâmpadas. O ideal é que a luz seja filtrada por uma fina cortina, pelas nuvens ou por difusores. Desta forma, evitamos a ocorrência de sombras muito marcadas no objeto fotografado.

Sempre segui esta regra até o dia em que, fotografando a mini-orquídea da imagem acima, Sl. Jinn, o meu sofisticado difusor (um pedaço de tecido fino) caiu da janela, deixando a luz do sol passar livremente. Imediatamente, a pequena estrela vermelha tornou-se cintilante no meu visor. A aparência e textura da flor mudaram completamente. Adorei o resultado desta foto acidental.

Analisando melhor a fotografia, de fato percebemos as sombras mais duras, marcadas pela incidência direta dos raios solares. Mas o ganho no brilho das pétalas e sépalas desta orquídea fez com que o experimento valesse a pena. No final, surpresas agradáveis podem ocorrer quando quebramos algumas regras.

41 comentários:

  1. Sergio, realmente é lindo esse brilho contilante das nossas amadas orquídeas, e só a luz solar nos revela essa maravilha com tanta beleza e suavidade. O homem pode até criar formas mais eficazes de fazer algo, mas a grandeza da criação Divina revela-se na simplicidade da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Meire! Mas que belíssimas palavras, fiquei emocionado. Somente pessoas com um olhar especial sobre estas plantas poderia expressar-se de maneira tão inspirada. Muito obrigado pelo carinho do seu comentário, adorei!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  2. Nada melhor que o Sol da manhã ou da tardezinha. Mas, como nem sempre é possível, tenho optado pela luz artificial também. Aliás, extremamente tecnológica: uma extensão com uma lâmpada na ponta.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Pois é, nada como a luz natural! Mas aqui no apartamento é tão difícil tirar proveito dela. Estou pensando seriamente em fazer como você, implementar uma iluminação de estúdio. A minha será tão high tech quanto a sua!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Não entendo nada da incidência de luz para uma boa foto, ou não...mas sei apreciar bem a beleza de uma imagem, principalmente quando se trata de orquídeas. Para mim, está linda, essa que vi agora. Parabéns e obrigada!
    Hei de voltar, um abraço Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia! Concordo com você, o importante é apreciar o resultado final, indepententemente da técnica. Fico muito feliz por saber que gostou da foto. Imagine, eu que agradeço, de coração. Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Me quedan pocos calificativos para tanta belleza!
    Felicitaciones por el sitio y la calidad de su contenido, te dejo un fuerte abrazo.
    Bonita noche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Imagine, você é sempre tão gentil! Muito obrigado pelas palavras de incentivo, fico feliz por saber que está gostando!

      Um forte abraço e uma ótima noite para você também!

      Excluir
  5. Olá, depois de muito tempo apareço novamente dando comentários rsrs. A cor e o brilho desta flor tornou a foto mais bela. Parabéns :)
    Ahh, agora que reparei no novo layout da página, ficou muito bom ;) Bjos e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia! Que alegria revê-la! Estava sentindo sua falta por aqui. Fico contente que tenha gostado desta foto! Foi algo que saiu casualmente, também achei a cor e o brilho fantásticos.

      E que bom que gostou do novo layout! Quando eu crescer, pretendo contratar um profissional para fazer o design do blog. Até lá, vou me virando como posso!

      Muito obrigado pela gentileza da sua visita e do seu comentário. Adorei!

      Bjos e abraços!


      Excluir
  6. Grande Sérgio!
    Eu acho que essa questão depende um pouco do propósito da foto, não? Hobby, artístico ou científico, cada um terá um tipo de exigência específica. Pessoalmente, eu gosto de capturar essas pequenas imperfeições e detalhes que o nosso olho é incapaz de captar. Me inspira mais vivacidade, pelo menos. Mas não sou profissional... Bom, a sua está ótima. O novo layout também!
    Abraço
    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred! Há quanto tempo! De fato, acho que você tem razão, depende do objetivo. Eu também sou amador, mas gosto bastante de ler sobre o assunto. Que bom que gostou, muito obrigado pelo apoio! Também fico contente que tenha gostado da mudança. Valeu pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Eu sou uma analfabeta quando se trata em tirar fotos rsrs.
    Gostei muito da informação, aliás preciso dizer que eu amo orquídeas :)) Não sei se já disse aqui, mas existe uma espécie de orquídea chamada 'Vanda', são lindas demais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda, imagine! Eu também não entendo muito do assunto, estou sempre tentando aprender mais. Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      É verdade, você havia comentado sobre isso da outra vez em que esteve aqui. Que sorte ter o mesmo nome de uma orquídea tão bonita e majestosa!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Que bela foto Sergio. Eu amo essa textura. Sempre que vejo suas fotos eu estou ciente da diferença entre uma imagem de qualidade e outros ruins (prometemos esforçar-se mais com a mina, eu estou ciente de comprar uma câmera e uma macro). Plantas merecem ser capaz de brilhar em plenitude. Como disse, eu amo suas fotos e, claro, suas plantas tão bem conservadas. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Mar! Que ótimo receber sua visita! Muito obrigado pelas palavras, eu gosto bastante das suas fotos. Eu também preciso de um equipamento melhor, mas vamos nos virando como podemos!

      Fico feliz por saber que esteja gostando das fotos. Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. oi Sergio, quem sabe de agora vc faça os dois estilos, sua foto ficou maravilhosa. Sempre fotografo com a luz do dia, nem me atrevo a mexer na máquina, rs
    Essa vermelha é uma espetacular mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! É verdade, boa ideia! Vou sempre experimentar esta opção. De fato, a luz do dia é sempre linda, adoro suas fotos! Que bom que gostou desta orquídea, muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. vai ficar interessante se vc tiver um tempinho pra fazer assim, rs

      Excluir
  10. Prefiro fotografar à tarde, mas uma foto à noite tbm me deixa feliz! Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Que legal, bom saber! Nunca fotografei à noite, deve ficar bem interessante! Muito obrigado pela visita e pela opinião!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Sergio, arrasou a planta está aveludada, beleza de planta show de imagem. Parabéns
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Pois é, também achei bem interessante esta textura de veludo. Que bom que gostou, muito obrigado pela gentileza do comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Quem é louco de não fotografar esse veludo rubro e passional?!!!???!!!
    As orquídeas nos ensinam mt, até a aprimorar nossos talentos mais envolvidos por véus de "descaminhos"! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Pois é, sábias palavras. Estamos sempre aprendendo com estas meninas e, volta e meia, temos agradáveis surpresas. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Parabéns pelo cabeçalho novo, ficou ótimo.
    Tenho mudas da Brasiliorchis schunkeana você quer?
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Que bom saber que gostou da novidade! Muito obrigado pela visita e apoio! Também te agradeço, de coração, pela oferta da schunkeana! Uma amiga que você deve conhecer, a Meire Genaro, reservou uma muda para mim. Brigadão pela gentileza!

      Um grande abraço!

      Excluir
  14. oi Sergio, não tinha pensado no dossel como proteção só decoração mesmo, agora gostei da sua ideia. Meu futuro apê é no 12 andar, mais dois ou 3 de garagens. Meu marido achava que não teria problemas com os mosquitos lá, bem que eu desconfiava, ahaha

    abraços, um ótimo findi pra ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, não sei como essas criaturas conseguem voar tão alto... Mas você poderá unir o útil ao agradável, já que toda cama fica majestosa com dossel!

      Que ótimo receber sua visita, muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço e um ótimo domingo para você e sua família!

      Excluir
  15. Sérgio, ganhei uma orquídea maravilhosa e gostaria de identificar pelo nome e cuidados. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Posso tentar identificar, sim! Caso você possa enviar a foto pelo Google +, eu vejo lá e dou minha opinião. Muito obrigado pelo contato!

      Um grande abraço!

      Excluir
  16. Sérgio: Extremamente oportuna esta publicação, num dia dedicado aos fotógrafos! Te confesso que prefiro as orquídeas assim, sob luz plena, apesar das sombras e/ou quaisquer outras justificativas. A primeira vez que vi uma orquídea "cintilante" foi nas tuas fotos. E, se eu já era apaixonada por elas, caí de joelhos, então! Parabéns a ti, que faz destas flores, estrelas e nos mostra, através do teu olhar, a extraordinária beleza que elas tem. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que lindo! Fiquei emocionado com as suas palavras. Para mim é uma grande alegria poder fazer parte deste momento especial de descoberta das orquídeas. Muito obrigado pelo carinho e por este inesquecível comentário!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  17. Sergio, gosto muito de tirar fotos das orquídeas no sol, justamente para ver a luz "iluminação" em algumas pétalas e sombras provocadas por suas outras flores ou folhas em outras pétalas. Amo os dois efeitos "luz e sombra". Minha filha faz curso de fotografia e me acha meio indisciplinada. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que ótimo saber que também gosta de fotografar sob o sol. De fato, o efeito da luz sobre as pétalas é fascinante. Tenho certeza de que faz fotos belíssimas. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  18. Rubia Taissa Suguitani Folquitto Oliveira8 de janeiro de 2014 22:59

    Sempre aprendo algo novo com você, Sergio.Vc tem razão...quebrar umas regras, é até gostoso de dizer, também quero.Parabéns!!!Foto sensacional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubia, tudo bem? Imagine, muita gentileza sua! Fico contente por saber que gostou, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  19. Bela foto, Sergio! Regras de fotografia foram feitas para serem quebradas e, quando se sabe o motivo para não seguí-las, o resultado pode ser recompensador!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson, tudo bem? Fico contente por saber que gostou da foto, muito obrigado pelas palavras de apoio! Agradeço pela visita e pelo comentário, ótimo recebê-lo aqui no blog!

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Acabei de enviar um pedido a vc sobre fotografia, pois desejo começar a fotografar minhas pequenas maravilhas, na tentativa de eternizá-las para mim. Me dizem tanta coisa, mas gostaria de saber de vc, pois vc já tem experiência, e muita, e os resultados que vc apresenta são encantadores. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom saber que está gostando das fotos! Vou responder o seu e-mail com detalhes, mas basicamente é o que tenho escrito por aqui. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir