A mini Cattleya púrpura


Mini-orquídea Laeliocattleya Mini Purple
Laeliocattleya Mini Purple

Quando finalmente vi a flor desta mini-orquídea se abrir, quase reajo como o garoto que ganhou o cachorrinho. Claro que não foi tão fofo, nem tão emocionante, mas minha alegria e espanto foram grandes. Vocês acompanharam a evolução do botão floral desta Lc. Mini Purple, há alguns dias. Apesar de parecer ter sido manipulada em computador, a foto acima reproduz fielmente a espetacular coloração desta miniatura de Cattleya.

Foi justamente devido à sua cor que este híbrido primário, resultante do cruzamento entre Laelia pumila e Cattleya walkeriana, foi batizado de Mini Purple. A cor púrpura sempre me intrigou. Segundo a Wikipedia, este nome é atribuído a uma ampla faixa de cores, situada entre o vermelho e o azul. Também recebe denominações como violeta ou magenta. Eu, particularmente, gosto deste último nome.

Por muitos séculos, a cor púrpura foi exclusividade da realeza, já que os pigmentos para sua produção eram extraídos de raros moluscos. Hoje, temos o privilégio de tê-la na sala de nossas casas, sob a forma de uma belíssima e perfumada orquídea.

28 comentários:

  1. Sergio, sua mais nova moradora me surpreendeu magicamente! Que cor linda!

    Que engraçado, além da cor púrpura ser maravilhosa, pois lembra aquele filme tão bonito, eu também tenho particular afeição, como você, pelo termo magenta! É bastante requintado, parece coisa da realeza do Século XVIII!!! rsrs

    Fiquei encantada com a textura da orquídea. Não dá para tocar com as mãos, mas parece que consigo sentir a maciez das pétalas que parecem aveludadas. Como é o perfume dela amigo? Puxa, além de tocá-la (suavemente, é claro) eu adoraria sentir o perfume!!

    Lindo e maravilhoso artigo amigo!
    Sempre envolvente, sempre empolgante!
    Abraços e uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! É verdade, muito bem lembrado, também adoro aquele filme! E, assim como você, gosto bastante do termo magenta. Para mim, é o que melhor descreve esta cor!

      De fato, a textura desta flor é especial. Ela está mais para algo acetinado, bem suave ao toque. O perfume é um pouco adocicado, com um leve fundo cítrico. Perdão, sou péssimo para descrever aromas, hehehe! Mas ele deve ser parecido com o da Cattleya walkeriana, um dos pais desta orquídea. Tenho certeza de que um dia você sentirá este perfume, vale a pena!

      Que bom receber sua visita e saber que gostou do artigo! Sou sempre muito grato pelo seu carinho e atenção, Adriana! Muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço e uma ótima semana para você também!


      Excluir
  2. Tus orquídeas parecen pinturas, son tan perfectas que no parecen reales!
    Que maravilla, el color, la forma , yo también me sentiría como una niña con un juguete nuevo si veo florecer una orquídea así!
    Te felicito, te dejo un fuerte abrazo, bonita noche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! É verdade, esta nem parece real! Acho que o fundo preto e a ausência da parte vegetativa ajudam a dar essa impressão.

      Fico contente por saber que gostou! Sou sempre muito grato pela sua visita e comentário! Muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço e uma ótima noite!

      Excluir
  3. Perfeita Sérgio, imaginava pelos botões que seria mais rosada.
    Que ela fiquei te alegrando por muuuuuitos dias!!!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! É verdade, bem observado! Eu também tive esta impressão. Mas gostei bastante da surpresa. Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Linda flor!! A cor é perfeita, e forma muito bonita. Adoro as walkeriana, deve ser por isso que gostei tanto dessa. Se o perfume for similar ao da walkeriana então, deve ser uma delícia. Parabéns, essa tbm entra pra minha lista de desejos. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Pois é, também adoro walkeriana! Infelizmente, não me lembro do perfume desta orquídea. Mas imagino que deva ser parecido com o desta Mini Purple.

      Vale a pena tê-la na coleção, felizmente não é difícil encontrá-la. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Bjos e até mais!

      Excluir
  5. Hm... reminiscências daquele post sobre a fotografia, Sérgio? Me pareceu... está ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fred! Que ótimo vê-lo por aqui! De fato, esta é outra foto que está mais iluminada do que o usual. Fico muito feliz por você ter feito este link com o outro post. Muito obrigado pelo interesse e atenção! Também sou sempre muito grato pela sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Linda demais!!
    As orquideas são belas, são especiais...
    Já cultivei algumas, me deram um pouco de trabalho, acho que não tenho muito dom =//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanda! Que legal, não conhecia este seu lado orquidófila. Imagine, eu também não nasci com o dedo verde. Já fui, inclusive, um serial killer de orquídeas. Mas para tudo há um jeito. Tenho certeza de que você cultivaria lindas Vandas!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Arrasou, maravilhosa planta e divina imagem.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Que bom, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. É mesmo de uma cor linda e para poucas! E como disse, se a foto reproduz com fidelidade, vê-se que é mais uma de suas jóais. Parabéns!

      Excluir
    3. Oi, Jalon! Pois é, acredito que, ao vivo, ela ainda é mais bonita. Mas a cor é essa mesma! Muito bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
    4. Olha e aproveito pra comentar novamente: não é esta a linda que está de nova florada e ainda mais perfeita? Pois bem, nesta florada ela já foi divinamente caprichosa! Abraço.

      Excluir
    5. Oi, Jalon! Tem razão, é esta mesma! Agradeço mais uma vez pela visita e interesse, que belas palavras! Abraços!

      Excluir
  8. Olá,Sérgio!
    Que alegria chegar até aqui e encontrar esta flor de beleza e cor extaordinária! Ela realmente é linda demais!!! Com certeza uma pequenina e rara "jóia", neste mundo incrível das orquídeas! Imagino a tua surpresa e encantamento quando a viu assim,com as pétalas abertas para a luz do dia e "sorrindo" para a vida...Pura poesia da natureza,meu amigo!
    Perdoe a minha ausência por aqui desses dias, mas pegamos uma virose que ficou fazendo uma desagradável "ciranda",passando por todo mundo aqui em casa,mas graças à Deus já estamos todos bem melhor, e já estou podendo retornar as minhas visitas aos blogs amigos que tanto gosto...E vir até este teu cantinho florido é sempre uma doce alegria e motivo de encantamento!
    Tudo de bom e um abraço grande pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Que felicidade receber a sua visita e ler seu comentário! Fico feliz por saber que gostou desta orquídea! É uma pena que não consigo descrever o aroma, muito suave e agradável. Com certeza você, com seu texto poético e envolvente, o faria perfeitamente!

      Mas que desagradável este episódio da virose. Sinto muito e estimo melhoras a você e sua família. Que ótimo saber que já estão se recuperando.

      Muito obrigado pelo carinho da sua visita e da sua mensagem!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  9. Nunca comprei lá. Tenho evitado comprar orquídeas nos últimos tempos pois estou desmontando o orquidário... aí já viu né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Nossa, mas como assim? Vai fazer uma reforma? Não estou por dentro da situação, espero que não seja grave.

      Abração e até mais!

      Excluir
  10. A very good example of the cross, Sergio. Nice shape and very good color. Some I've seen are rather floppy or cupped and not all that nice. Good growing and photography, too.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Ron! It's so good to see you here! Yes, I have seen flowers with the imperfections you described. This particular one is better, I think. But I see some variation in shape during its life time. I'm glad you like it! Thank you so much for your visit!

      Excluir
  11. Olá Sérgio, como vai? Espero que tudo bem :)

    Que belíssima esta mini orquídea! Fiquei alguns minutos contemplando a foto, e toda vez que vejo algo assim, como já comentei contigo, fico embevecida e impressionada com a perfeição e beleza da natureza... Cada detalhe é tão único e belo que não tem como não ficarmos meio em estado de êxtase, não é mesmo? Alguns podem não saber apreciar algo assim, outros nem dão atenção, mas estes, meu amigo, só podem não ter um coração! Muito linda! Obrigada por compartilhar!

    Um abraçãooooooo e que seu restinho de semana seja ótimo!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta! Tudo bem? Por aqui, tudo certo, obrigado!

      Que ótimo receber sua visita e ler seu comentário! Esse retorno é muito importante para mim, fico feliz por saber que gostou desta mini orquídea! De fato, para alguns esta beleza passa despercebida. Mas é tão bom quando pessoas de uma sensibilidade mais apurada param para apreciá-la.

      Muito obrigado pelo carinho das suas palavras, para mim é sempre uma alegria recebê-la aqui!

      Um grande abraço e tudo de bom! :)

      Excluir
  12. Linda mini orquídea fiquei sem palavras para descrever o tamanho do meu encanto com essa belíssima flor a cor e perfeita, obrigado por compartilhar um pouco de sua coleção experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla, tudo bem? Fico muito contente por saber que gostou desta orquídea! Também acho esta cor especial. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir