Laelia alaorii - Botão surpresa

 
Botão floral da mini-orquídea Laelia alaorii
Laelia alaorii

Esta delicada mini-orquídea, Laelia alaorii, é outra das plantas cujo processo de floração eu nunca havia presenciado. Quando a recebi, ela estava emitindo um novo broto. Portanto, acreditei que era cedo demais para esperar por flores. Qual não foi a minha surpresa quando, repentinamente, a folha do broto, ainda imaturo, abre-se e revela um lindo e gordo botão, já formado. Ele estava lá o tempo todo, apenas esperando o momento certo para aparecer.
  
A Laelia alaorii é uma orquídea que costuma florescer mais de uma vez ao ano, o que é fantástico. Suas flores lembram pequenas rosas e a coloração varia entre o branco e o rosa pálido. O desenvolvimento do botão é bem acelerado. Desta vez, prometo que não demorarei para mostrar a flor já aberta.

16 comentários:

  1. Aguardarei ansiosamente. Um abraço Sergio e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! Prometo que mostro a foto em breve! Que bom, muito obrigado pela força e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que maravilha de surpresa, fico no aguardo tbém!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Maria! É verdade, vamos ver no que vai dar. Muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Também gosto muito dela, eu tinha uma muda enorme em uma placa de peroba, estava maravilhosa, derepente em uma semana perdi tudo não tive nem tempo de tentar um replante.
    Mas já adquiri outra pequenina e já com botão.
    Vamos ver a alaorii aberta.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Nossa, mas que pena o que aconteceu com a sua touceira. Essas orquídeas são mesmo imprevisíveis. Mas que bom saber que já tem outra, torço para que ela dê muitas flores.

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Este é um momento "mágico" para qualquer orquidófilo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Américo! É verdade, concordo plenamente! Acho que eu exagero mostrando todos os botões, mas fico tão empolgado quando aparecem. Não resito. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Thisa is the most exciting time when any orchid is getting ready to bloom, especially if it's blooming for the first time. A beautiful species, too.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Ron! Yes, I totally agree! It's very exciting and funny too, because I try to guess the color of the flower by looking at the roots, the pigments on the leaves...

      I'm glad you liked it, thank you so much! I really appreciate your comments!

      Excluir
  6. Lá vem ela...

    Estamos ansiosos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Eu, para variar, fazendo um suspense básico, não é? Mas mostro a flor aberta em breve!

      Muito obrigado pelo interesse e pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Olá,Sérgio!
    Que imagem linda e repleta de suave encanto! É sempre maravilhoso este momento que antecede a abertura de uma flor, e a promessa da beleza singular que surgirá,tece uma doce ansiedade no nosso coração...Uma terna emoção! E no caso dessas queridas orquídeas,e nas ocasiões que menos delas esperamos, tudo fica ainda mais emocionante! Fico daqui também super curiosa,à espera desta nova e surpreendente flor!
    Caro amigo, aproveito novamente, para te agradecer pelos teus comentários sempre tão gentis lá no meu blog...E fico contente em saber que também aprecias as fotos destes incríveis seres que são os passarinhos! Realmente é muito difícil conseguir boas imagens deles, e há que se ter muita paciência em enquadrá-los....Estão sempre se movimentando e voando,não é? (Rs...) Mas eu e meu marido (muitas imagens são também dele) adoramos este "desafio", e fazemos o possível para tentar captar a melhor imagem possível...E quantas vezes falhamos,meu amigo! Entretanto,como somos muito teimosos (Rs...). estamos sempre tentando...Mas ainda somos apenas tão aprendizes! Mas saiba que também acho lindas as tuas fotos de orquídeas... Tu tens um raro talento para fotografá-las! E muito obrigada pelas tuas palavras de incentivo e carinho!
    Nosso abraço grande pra ti!!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa! Que lindas palavras, fiquei emocionado! De fato, são essas pequenas surpresas que nos motivam a continuar. Fico muito feliz que esteja gostando das fotos, agradeço de coração pelo seu carinho e apoio, sempre!

      Eu admiro bastante a sua paciência e dedicação, também do seu marido, para fazer aquelas fotos de pássaros. São encantadoras, de tirar o fôlego. Parabéns pelo belíssimo trabalho!

      Teresa, muito obrigado pelo prestígio da sua visita aqui em casa!

      Um grande abraço e tudo de bom para você e sua família!

      Excluir
  8. Bom dia,Sergio!

    Estou replantando minha L.alaorii,porque venho notando que suas raizes não estão vigorosas...embora esteja soltando um broto novo!...Ela está comigo há vários anos e sempre floriu bem...
    ela está num vaso de barro,com mix de sumisami,macadamia,carvão,e pedra canga...

    O que vc me sugere?...mantenho em vaso de barro?...
    como vc cultiva a sua?
    abs
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely, bom dia!

      Então, eu não tenho muita experiência com a alaorii, acabei de adquiri-la. Mas se a sua vem florescendo há anos, eu sugeriria manter as mesmas condições. Talvez seja bom adicionar algum enraizador para ajudar.

      A minha veio em vaso plástico, em um substrato mix que não consigo identificar. Para o meu ambiente está ótimo, já que o plástico retém mais a umidade. Aqui o ar é muito seco.

      Muito obrigado pela visita e pelo contato. Desejo boa sorte para a sua Laelia alaorii!

      Um grande abraço!

      Excluir