Botões da orquídea 'Apple Pie'


Botões florais da mini-orquídea Potinara Love Dressy 'Apple Pie'
Potinara Love Dressy 'Apple Pie'

Quando mostrei esta orquídea, com seus botões florais nascendo do interior de uma espata, há algumas semanas, não imaginei que teria uma estrutura tão complexa e bela, como apresentada na foto acima. A assimetria dos componentes em diferentes estágios de desenvolvimento, suas cores contrastantes e os efeitos de luz e sombra (chiaroscuro) tornaram a imagem bastante interessante.

É preciso salientar que, apesar de usar um fundo preto para fotografar estes botões, não consegui um ângulo que os isolasse completamente. Portanto, a foto acima foi editada, de modo a apagar todo o ruído do background. A despeito da artificialidade do método, gostei do resultado. Na minha opinião, estas flores embrionárias acabaram se transformando em uma escultura de arte moderna.

A Potinara Love Dressy 'Apple Pie' não é propriamente uma mini-orquídea. Eu diria que se trata de um híbrido compacto, significativamente menor do que o padrão que estamos acostumados a encontrar no mercado. Suas flores, de um laranja exuberante, já estão se abrindo. O único problema é que, devido à diferença de tamanhos, não ficarão prontas ao mesmo tempo.

10 comentários:

  1. Gostei dos vários tamanhos dos botões, a foto ficou magnífica, e pela cor do botão(maior) vai ser um show quando aberto.
    Acho que vamos ver todos abertos, os botões crescem rápido, e a flor demora em média 20 a 30 dias.
    Obrigada Sergio
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete! Fico feliz em saber que gostou da foto, muito obrigado! Tomara que dê para vermos todos abertos, mal posso esperar.

      Imagine, eu que agradeço pela sua visita e pelas suas informações, sempre valiosas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Excelente análise vc fez, cm sempre! A espera pela eclosão das flores de orquídeas é quase indescritível e vale mt a pena esperar!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Imagine, você sempre tão gentil! Que bom saber que gostou, muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio. É verdade, sempre vale a pena aguardar por estas pequenas surpresas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá, Sérgio!

    Ando tão envolvido com os preparativos do Encontro de Orquidófilos que confesso, tenho abandonado temporariamente minha atividade de "blogueiro", inclusive até deixei de acompanhar suas postagens como era meu costume e prazer! Mas essa imagem realmente me paralisou instantaneamente. Assim que a vi precisei parar e dar a devida atenção. A questão da beleza do seu trabalho está justamente nas escolhas dos ângulos e na limpeza e pureza da substância e da textura que se pode observar em suas fotos. Quanto à forma inusitada desses botões em diferentes estágios de desenvolvimento, lembrou me de alguma maneira as imagens da artista Tomie Otake. Gostei muito.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André!

      Imagine, compreendo perfeitamente a atenção e os esforços que a organização de um evento deste porte requer. Eu só tenho a agradecer a você e à equipe por esta oportunidade.

      Para mim, é sempre uma alegria e um prazer ler seus comentários. Aprendo bastante com as suas análises, fruto de um senso estético apurado e de uma ampla bagagem cultural. Eu amo de paixão as obras da Tomie Otake, fiquei bastante feliz com a comparação! Se bem que, neste caso, o mérito é dos botões da orquídea!

      Muito obrigado pela visita e pela atenção!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Suas fotos continuam sendo um desbunde, Sergio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Que alegria e que honra receber sua visita! Você, gentil como sempre. Muito obrigado pelo apoio, neste caso eu tive uma boa ajuda do editor de imagens... hehehe!

      Acompanho suas participações na rádio com bastante interesse. Estou adorando. Parabéns!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. He quedado sorprendida con tu sitio y con tus entradas, soy una enamorada de las flores y el lenguaje de su perfume.
    Si me permites me quedo para seguir tu sitio y llevo tu enlace al mío.
    Abrazos desde Uruguay!

    http://perfumederosas-cristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Peço desculpas por não escrever em sua língua, mas fico muito feliz e honrado com sua ilustre visita vinda do Uruguai! Que ótima surpresa. Muito obrigado pelas palavras de apoio, com certeza visitarei seu blog!

      Um grande abraço!

      Excluir