Botões nascendo da espata de uma orquídea


Botões florais da mini-orquídea Potinara Love Dressy 'Apple Pie'
Potinara Love Dressy 'Apple Pie'

Há cerca de um mês, contei para vocês as agruras que sofro ao acompanhar a evolução das espatas em orquídeas. Na ocasião, a título de ilustração, apresentei uma representante 'grávida'. Eis que agora os botões surgem, em número maior do que eu esperava. São quatro e, curiosamente, possuem tamanhos variados. Não sei se é uma característica deste híbrido ou um defeito.

De qualquer forma, a imagem me emocionou bastante. Esperei tanto por estes botões, que representam a primeira floração desta orquídea em minhas mãos. Talvez seja excesso de imaginação, mas nesta foto, eles se parecem com uma mãe e seus filhotes, colocando a cabeça para fora do ninho.

Espero em breve retornar com as fotos destas flores abertas. Gosto bastante dos híbridos Potinara, por serem exuberantes e compactos, em geral.

16 comentários:

  1. Thanks for visiting my blog, Sergio. You really have some wonderful plants and photos. I am very much impressed. Thanks, too, for following my blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Ron! You are very welcome! It was a pleasure to know your orchids and your photography. They are awesome. Also, I'm very grateful for your visit to my blog. Thank you so much! All the best!

      Excluir
  2. Oi Sergio, seu cantinho florido é uma caixinha de surpresas!
    Toda semana tem algo bombástico, inédito!

    Eu ainda não tinha observado com detalhes um botãozinho nascendo, tão delicadinho. Você teceu uma ótima comparação: como a mãe aninhando seus filhotinhos.. Ficou lindo sabia?
    Agradeço por ser tão entusiasta desta bela arte!
    Um grande abraço e excelente final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Imagine, bombásticas são suas visitas! Gosto bastante dos seus comentários, sempre resultado de uma cuidadosa observação e muito bem escritos.

      Que bom que gostou dos botõezinhos! Sou eu que agradeço a você, de coração, pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço e um ótimo final de semana para você também!

      Excluir
  3. Você sabe qual vai sair daí?

    Eu adoro esta fase de espectativa. No momento estou com uma aqui neste estágio. É a primeira florada, não lembro do nome, ou seja, vai ser surpresa...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis! Eu gosto bastante quando não sei o que vai sair!

      Neste caso, embora seja a primeira floração, eu sei qual é o aspecto da flor, por ser meristema. Ela é muito bonita, acho que vai valer a pena esperar.

      Muito obrigado pela visita e boa sorte com os seus botões, espero poder vê-los em breve no seu blog!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Eu nunca tinha visto essa faze dos botões Sergio, que graça, muito lindo!!!
    Imagino sua emoção, porque nós que só vemos na foto ficamos de boca aberta, maravilhados.
    Vou esperar vc mostrar ela aberta tá?

    Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelica! Tudo bem? Que legal saber do seu interesse, muito obrigado por acompanhar esta novela! Eu também nunca havia visto botões com tamanhos diferentes, não sei se isso é normal.

      Com certeza, trarei a foto para mostrar a vocês assim que a flor abrir. Brigadão pela visita!

      Um grande abraço!!

      Excluir
  5. Nossa, que lindinhos Sergio, deves estar ansioso pra vê-los floridos!!!
    Sobre teu comentário de outro dia sobre decoração eu imagino tua casa sofistacada, pleo teu bom gosto com as orquídeas! hehe

    abraço e um ótimo domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Maria! Pois é, estou mesmo! Conheço esta orquídea através de fotos, ela é muito bonita. Acho que vale a pena esperar!

      Imagine, infelizmente ainda não tenho um lugar para chamar de meu. Hehehe! Mas gosto bastante de decoração e aprendo bastante lendo seus posts.

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho, sempre!

      Um grande abraço e um ótimo domingo para você também!

      Excluir
  6. Sérgio, tudo acontece na hora certa e vc vai char seu apê perfeito.
    Depois de alguns aninhos de saio ou não da minha casa achamos um exatamente como queríamos, bem exatamente é um exagero, mas tem o principal que buscávamos. O seu provavelmente terá o melhor cantinho pras suas orquídeas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Maria, tomara que sim! Conhecendo alguns dos seus cantinhos, seu bom gosto e habilidades, tenho certeza de que seu apê é perfeito! Muito obrigado pela força, o meu com certeza será ocupado por orquídeas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Sergio tudo bem???

    Tenho uma dessa espécie, foi a minha primeira, ela é linda, meu xodó...

    já por 2 vezes ela brota e vem a espata, porem não completa o ciclo, as flores não aparecem, e as espatas estão amarelas. Fico triste por isso.

    Mas eu acho que é pq ainda não a troquei de vaso. ja tem raizes pra fora do vaso. Esse final de semana vou dar atençao a ela.

    Gostei muito do seu blog/site, e eu tambem moro em ape, o espaco é pouco, mas mesmo assim tenho 9 espécies diferentes. Minhas filhas, hehe... fora as outras plantas que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denis!

      Tudo bem? Que ótimo saber que está gostando do blog, seja muito bem-vindo! E parabéns pelas suas filhas, sei bem como é o sentimento!

      Que pena que sua orquídea não complete o ciclo. Aqui também acontece isso, de vez em quando. No meu caso, geralmente após um transplante ou corte, elas sentem e não florescem.

      Torço para que a sua dê flores em breve. O que pode ajudar é um pouco mais de luminosidade e uma adubação mais rica em fósforo. Boa sorte!

      Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Sérgio,
    Que bom ter encontrado seu blog. Ele de fato ensinou-me muito. Não sabia o que é uma espata floral e achava que era a mesma coisa que haste floral. Agora estou sabendo. Suas explicações são muito claras, principalmente com postagem de fotos.
    tenho uma Blc Alma Kee que está com espata floral. Agora conheço-a melhor e também a expectativa sobre sua floração. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enock, tudo bem? Que bom saber que gostou do blog, muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio! Fico contente com a espata da sua Alma Kee, espero que lhe traga flores em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir