Orquídea misteriosa - Floração 2013


Orquídea Miltonia x Bluntii
Miltonia x Bluntii

Após muita expectativa e vários palpites de leitores, eis que o botão floral da orquídea mais aguardada do ano, enfim, abre-se. Apesar deste padrão de formas e cores já ter sido parcialmente revelado, confesso que fiquei embasbacado com a beleza desta flor. Ela é grande, bem armada e totalmente plana. Quem poderia dizer que a  combinação de marrom, púrpura, amarelo e branco pudesse ser harmoniosa?

Recebi a ajuda de muitos orquidófilos, que prontamente se dispuseram a dar sugestões sobre a identidade desta orquídea. A princípio, fiquei bastante confuso, já que ela se parece com várias plantas. Mas a orquidófila Flávia Simões, de Minas Gerais, solucionou o mistério. Trata-se da Miltonia x Bluntii, um híbrido primário natural resultante do cruzamento entre Miltonia clowesii e Miltonia spectabilis. Existe uma variação nas características deste resultado, mas as ilustrações do Swiss Orchid Foundation confirmam a identidade desta orquídea da foto.

À Flávia e a todos que opinaram, meu muito obrigado pelo interesse e ajuda!

19 comentários:

  1. Hum, realmente não é quem eu imaginava ser.

    Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis! Pois é, também fiquei bem confuso. Vamos ver se alguém identifica. Meu palpite é que seja um híbrido. Brigadão pela visita e interesse! Abraços!

      Excluir
  2. Oi Sérgio!

    Orquídea lindíssima!!! Não sei o nome, sou apenas uma admiradora dessas flores maravilhosas. Cultivo algumas em meu apto e sempre me encanto com a floração. Que venham mais flores no seu apê! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, que legal! Fico feliz em saber, parabéns pelas suas florações! Muio obrigado pela visita e pelo apoio! Também desejo belas orquídeas para o seu apê! Abraços!

      Excluir
  3. Ah, valeu a pena esperar. Que linda! Parabéns Sergio e boa sorte com a identificação. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís! Que bom saber que gostou, muito obrigado pelo interesse e apoio! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Sérgio.. belíssima orquídea!!! Parabéns!!!
    Acredito que seja uma Zygopetalum.. ainda mais se for perfumada!!
    Beleza e perfumes inigualáveis nesse gênero!!!
    Abraços e sucesso com suas belas orquídeas!!!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, que bom que gostou! Esta, infelizmente, não tem perfume. Ainda assim, a beleza compensa! Muito obrigado pela visita e pela ajuda! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Oi Sergio, penso q talvez possa ser Miltonia x Bluntii. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, acho que você acertou!! Que legal! Conferi as fotos que encontrei na net e algumas são muito parecidas. Muito obrigado por esclarecer este mistério, estava bem difícil! Um grande abraço!

      Excluir
    2. De nada amigo, fico feliz em saber q acertei o nome, assim vou aprendendo mais e mais... Tenho uma aqui mas a variedade é clara, é uma bela planta! Abç.

      Excluir
  6. Ela é linda, maravilhosa.
    Parabéns Sergio, pela planta e cultivo.

    Oarabéns Flávia pela identificação.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que bom que gostou! Muito obrigado pelo incentivo! Um grande abraço!

      Excluir
  7. Parabéns Sergio. É uma bela flor. Eu amo os de Miltonias vários spectabilis moreliana, x seminole e outro comprei orquídeas Ola do Brasil, que acreditavam que era um x bluntii (é em tons de rosa) e você deve realmente ser outra então. Valeu a pena a espera para vê-la florescer.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel Mar, é verdade, também gosto bastante das Miltonias! Eu vi que tem uma grande variedade de cores na x bluntii, de fato vi roxas, rosadas. Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  8. Maravilhosa Sergio! E quando se trata de orquídeas, toda e qualquer combinação de cores será harmoniosa (amo muito rsrs). Parabéns! Ela é linda! Obrigada pela visita sempre carinhosa lá no meu cantinho. Abraços!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, é verdade, tem toda razão! Em matéria de cores, elas podem tudo mesmo, hehehe! Que bom que gostou, imagine, eu que agradeço pela sua visita e atenção, sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  9. Linda demais mesmo; parabéns. Obrigado pela visita em meu blog! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jalo, tudo bem? Que bom que gostou. Imagine, também agradeço a você pela retribuição. Um grande abraço!

      Excluir