Mini-cattleyas - Nova coleção


Mini-orquídea Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

Nada como o início de ano para organizar a vida e propor novas metas. Dentre as resoluções para 2013, decidi voltar a minha coleção de orquídeas para exemplares menores e mais resistentes. Sempre tive admiração pelas miniaturas produzidas com os gêneros Cattleya, Laelia e Sophronitis, as famosas mini-cattleyas (mini-catts). Incluem-se nesta categoria as adoráveis laelias rupícolas, espécies de pequeno porte que vegetam sobre rochas a sol pleno.

A orquídea de hoje foi adquirida recentemente, já em flor. Trata-se da Sophrolaelia Orpetii, híbrido primário resultante do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Laelia pumila. Esta é uma planta clássica, registrada em 1901 por Mr. Edward Owen Orpet. Duas coisas chamam a atenção nesta mini-orquídea: A cor exuberante e o imenso tamanho da flor, quando comparada à parte vegetativa.

Já apresentei para vocês a Sophronitis coccinea, comprada no mesmo orquidário. Espero incrementar esta coleção ao longo do ano, bem como mostrar as florações dos exemplares já adquiridos. Conto com a companhia de vocês nesta jornada. Um ótimo Ano Novo para todos e muito obrigado pelo apoio, sempre!

18 comentários:

  1. Estas pequenas são fantásticas.

    Tenho algumas aqui, mas estou ansiosamente esperando que minha Sophronitis coccinea alba floresça. Se sair realmente a alba (eu sempre duvido até ver a flor eu dou um jeito de fazer uma mudinha para você).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Renato, quase caí da cadeira aqui... Que fantástico, você tem uma Sophronitis coccinea alba?! Deve ser uma coisa espetacular, também vou aguardar ansioso pela floração!

      Quanto à mudinha, fico imensamente grato pela generosidade, mas não poderia aceitar sem retribuir à altura. Muito obrigado pela visita e comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Ótima resolução, Sérgio!

    Uma escolha inteligente e apropriada ao seu meio de cultivo! Essas mini-catts além de lindas são muito interessantes exatamente pelo que você destacou na matéria, o tamanho da flor em relação à parte vegetativa!

    Desejo muito sucesso nessa nova resolução, que muitas florações venham em 2013 e muitas postagens aqui no Orquídeas no Apê!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, que legal! Você sempre incentivando o meu trabalho, muito obrigado! Espero que dê certo, que estas meninas se adaptem ao ambiente aqui.

      Saiba que esta minha resolução foi inspirada na sua coleção de sapatinhos. Também desejo suas orquídeas prosperem e se multipliquem! Um grande abraço a você e à Edi, tudo de bom e muito obrigado pelo apoio!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom que gostou, muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  4. Adoro essas pequenas...delicadas,lindas,sedutoras!...
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suely, fico contente que tenha gostado! Sou sempre muito grato pela sua visita e apoio! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Essas pequena são lindas e graciosas, tbm estou começando minha coleção. Parabéns pela planta! Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, que ótima notícia! Assim poderemos trocar informações sobre essas miniaturas. Boa sorte com a coleção e muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  6. Linda Sergio e a forma está demais. Tenho uma orpetti mas não tem boa forma. Parabéns Sergio.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que bom saber que gostou, muito obrigado pelo comentário! Se esta sobreviver e eu conseguir uma muda, reservo para você. Mas eu me lembro da sua orpetii, é linda! Abraços!

      Excluir
  7. Linda flor Sergio. Yo tengo alguna Coccinea que espero se decida a florecer este año. Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel Mar, que bom que gostou! Também acho a coccinea linda, torço para que a sua floresça bastante! Muito obrigado pela visita e comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Sergio, parabéns pelo blog!
    E com certeza vc terá mito sucesso com tuas coleções, que projeto bacana pra começar 2013!
    Não conhecia as mini-catts, que coisa mais linda, a vremelhinha então é um sonho.

    abraços e obrigada pela visita lá em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria, que bom receber sua visita! Muito obrigado pelo prestígio e apoio! Soube que as mini-catts não são muito fáceis de serem cultivadas, vamos ver se consigo. Um grande abraço e parabéns pelo blog Jeito de Casa!

      Excluir
  9. Boa Tarde, Sérgio
    Estou iniciando com o cultivo de orquideas, cheia de duvidas e inseguranças, enfim, estou as voltas com alguns vasinhos e como estavam com muitas mudas em um unico vaso, replantei, porém agora, estou como você observando...observando...tudo dem bem de perto para ver se o que fiz deu certo...algumas folhas percebo que sentiram e eu estou triste com isso.
    Vou ficar atenta aos seus conselhos, pois sei que para mim serão preciosos,
    Abraços,
    Vanilda Senhorinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanilda! Tudo bem? Que ótimo receber sua visita! Acho que é normal as mudas sentirem um pouco após o replante. Respondi com mais detalhes na outra mensagem que você deixou, em 'Manias de Orquidófilo'. Caso tenha outras dúvidas, estou à disposição.

      Boa sorte e muito obrigado pelo contato!

      Um grande abraço!

      Excluir