Dicas da orquídea misteriosa


Orquídea noid
Orquídea noid

Faltando poucas horas para a abertura deste botão floral, já podemos vislumbrar as cores e desenhos que ornamentarão a flor desta orquídea noid (no ID, sem identificação). Conforme antecipou a Carol Costa, do portal Minhas Plantas, a presença de pintinhas no botão pode indicar que se trate de uma Aspasia lunata. Além disso, dá para perceber um sopro lilás na base das pétalas e sépalas. Será que é ela? Vamos aguardar...

Presente da Elza Kurauchi, esta orquídea já tem lugar cativo na minha coleção. Há muito tempo, perdi uma Miltonia regnellii, provavelmente uma parente desta da foto. Nunca a recomprei por medo de matá-la novamente. Anos depois, recebo esta nova moradora que, além de brindar-me com flores, ainda me ensina que é possível cultivar orquídeas em ambientes não ideais, que podemos aprender e melhorar, sempre.

8 comentários:

  1. Realmente está com cara de uma Aspasia. A época é mais ou menos esta e a coloração bate. Se for, você sinta-se redimido: é uma espécie tão difícil quanto a Miltonia. Coincidentemente, matei uma regnellii há uns dois anos. Acho que foi uma questão ambiental mesmo, não tinha orquidário na época. Vai ser uma belo presente a florada desta planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis! Que bom saber disso, com certeza sinto-me melhor! Não sabia desta dificuldade de cultivar a regnellii. Estou super curioso a respeito destes botões, vamos ver no que vão dar. Muito obrigado pelas explicações e pela visita! Abração!

      Excluir
  2. A Curiosidade está com todos, não consegui cultivar a Aspasia lunata, vamos ver qual surpresa nos aguarda, eu particularmente acho as pétalas e sépalas claras para uma Aspasia vou apostar em Miltonia ou híbrido dela seá ??????
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, realmente, esta orquídea está dando um nó na cabeça de todos. Mas acho muito bom o seu palpite. Em breve, saberemos! Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá,Sérgio!
    Realmente parece ser um momento mágico, em que o botão se abre para a luz do dia! Sempre fico ansiosa para ver a flor lindamente desabrochada...É o grande milagre da vida! Imagino a tua ansiedade e curiosidade para saber a identidade real desta bela orquídea! mas finalmente agora falta pouco pra se revelar este delicioso mistério...Eu também estou aguardando e torcendo para que ela ainda te presenteie com muitas e muitas flores!
    Nesta semana que se passou,aconteceu algo aqui parecido, uma vez que compramos uma orquídea sem ter muita idéia do que ela seria,pois veio com 3 belos botões fechados...Mas depois que ela se abriu,fiquei admirada com a sua imensa e delicada beleza...Uma catleya linda demais!!!
    Meu grande abraço e tudo de bom pra ti e pras tuas lindas orquídeas !!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa! Pois é, mal vejo a hora deste botão se abrir. Acho que o fato dele revelar algumas cores aguça ainda mais a nossa curiosidade. Fico extremamente grato pela sua solidariedade, que bom saber que está acompanhando esta floração!

      Imagino a sua surpresa e alegria ao ver sua orquídea florida. Parabéns! Muito obrigado pela visita e pela simpática mensagem.

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Sergio, estou ansiosa para ver a foto desta orquídea com as pétalas abertas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís! O botão já se abriu, logo mais posto a foto! O interessante é que, ainda assim, não sei de quem se trata! Mas acho que o pessoal aqui vai nos ajudar. Muito obrigado pela visita e pelo interesse! Um grande abraço!

      Excluir