Orquídea Epidendrum fulgens - Bola de fogo


Orquídea Epidendrum fulgens
Epidendrum fulgens

Imaginem uma minúscula varanda, no décimo andar de um prédio em uma cidade cinzenta, tomada por seis bolas flamejantes como esta acima. As hastes desta bela orquídea, Epidendrum fulgens, com todas as suas flores abertas, estão trazendo vida e beleza à nossa sacada. Planta excepcional, presenteada por Tomoko e Helio Simizu, tem se adaptando muito bem ao novo lar.

A característica mais interessante desta orquídea terrestre é sua resistência às condições adversas. Nosso exemplar está exposto ao sol intenso que atinge a área, assim como aos ventos incessantes. Várias outras orquídeas já sucumbiram a estes elementos, mas a nossa fênix segue tranquila e inalterada.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Janete, que bom saber que gostou! Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  2. Cara, como gosto desta espécie. Por incrível que pareça não estou com nenhuma aqui em casa, as duas que tenho estão na minha mãe. Esta que você tem e mais uma rosada de miolo amarelinho, que tenho que ver qual é.

    Estão a Sol pleno, no meio do quintal. São muito resistentes e não param de florir. É o ano todo assim...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Luis? Pois é, também adoro este gênero! Pena que o espaço aqui seja tão apertado, senão eu teria outros. Os seus devem ser lindos, parabéns!

      Muito obrigado pela visita!

      Abraços!

      Excluir
  3. Como está linda esta bola de fogo.
    Parabéns Sergio.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que bom que gostou! Muito obrigado pela visita e apoio! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Joaquim Pimenta Cordeiro22 de dezembro de 2012 10:21

    Sérgio,
    Muito interessante e floresce o ano inteiro, só não suporta sombra. Algumas minhas que foram atingidas pela sombras das árvores, que vão crescendo, sucumbiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joaquim, que bom, muito obrigado pelas informações! Vou ficar atento, já que este está na varanda do apartamento. Ele fica na sombra pela manhã, mas pega todo o sol da tarde. Espero que seja o suficiente. Vamos acompanhar. Muito obrigado pela visita e pela contribuição! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Olá Sergio, que linda planta e linda cor. Dizem que a cor laranja nos remete à alegria, à vida, afasta a tristeza. Espero que todos aí fiquem "contagiados" com essa energia. Parabéns pelo cultivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire, que belíssima mensagem! Que bom saber, muito obrigado pela visita e pelas palavras. Também desejo a você e aos seus tudo de bom! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Linda! tenho algumas cores deles, as flores são mto vivas e formam uma "bola" realmente, é maravilhoso!
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, é verdade! As cores são sempre belíssimas e as florações generosas. Muito obrigado pela visita! Um grande abraço!

      Excluir
  7. Ainda mais sendo terrestre fascina como uma dádiva de rotina; as epífitas são uma dádiva incomum, aos olhos dos comuns!! Abraço, obrigado pela visita valiosa ao meu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Tudo bem? Que bom vê-lo por aqui! Belas palavras, é bem verdade o que disse. Terrestres ou epífitas, tenho um grande apreço por todas. Imagine, eu que lhe sou muito grato por compartilhar suas informações de cultivo. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. oi sergio,tenho uma amarela pintada mas esta muito feia n florece será q é pq esta plantada em substrato sem terra?????me ajude a recuperar ela..... um abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Os Epidendrum podem ser plantados em diferentes substratos, não precisa ser necessariamente na terra. O importante é que tenha umidade constante e não fique muito encharcado.

      Talvez o que a sua orquídea necessite para florescer seja um pouco mais de luminosidade. Também pode-se tentar um adubo mais rico em fósforo. Boa sorte com as suas flores e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Tenho epidendrum Cinnabarinum caso deseje um keiki hasteado é só falar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom saber! Muito obrigado pela oferta! Infelizmente, estou com dificuldade para acomodar as orquídeas na minúscula varanda em que vivem. Mas agradeço pelo carinho e consideração!

      Um grande abraço!

      Excluir