Micro-orquídea Capanemia superflua - Quase lá


Botões florais da micro-orquídea Capanemia superflua
Capanemia superflua

Devo confessar que as flores desta micro-orquídea já se abriram há algum tempo. Mas não resisto à tentação de mostrar cada etapa que antecede a floração. Em relação aos botões florais da semana passada, percebemos um gradual clareamento das sépalas e pétalas, já prestes a se abrir.

Até então, eu estava fotografando a haste desta Capanemia superflua na posição ereta. No entanto, o peso das flores começou a torná-la pendente, o que me obrigou a encontrar um outro ângulo para retratá-la. A solução foi colocar a plaquinha de madeira, na qual a orquídea cresce, pendurada de 'cabeça' para baixo. Somente deste modo, consegui isolar as flores sobre o fundo preto, minha obsessão.

Muito em breve, trago uma foto da floração completa. O aspecto da haste muda completamente, com as flores em forma de estrela e totalmente alvas.

10 comentários:

  1. Oi Sergio, que foto linda. Eu não conhecia essa espécie, gostei muito, tem uma delicadeza encantadora.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, há quanto tempo! Que bom que gostou, em breve mostro as flores abertas. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Linda haste, estou com dificuldade no cultivo da minha, nasce um bulbinho e morre um.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, puxa, que pena. Esta minha também não está lá essas coisas. Tem apenas três bulbinhos, torço para que sobrevivam. Boa sorte com a sua Capanemia, espero que se desenvolva. Muito obrigado pela visita e apoio, sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Sergio,meu esposo gosta muito de planta. ele e nissei,a familiar dele trabalha com muitos tipos,planta vascular planta cortical planta sarmentosa,e manda para toda Ourinhos, eu adoro mais não sei cuidar deixo para ele rsrs, admiro quem gosta, e sabe aproveitar e cuidar da natureza beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leny, que legal! Deve ser um trabalho recompensador cultivar tantos tipos diferentes de plantas. Que bom receber sua visita, muito obrigado! Bjos!

      Excluir
  4. Elas estão abrindo..quero ver as flores dela abertas, abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, é verdade! Na verdade, já abriram. Muito em breve, publico as fotos das flores abertas. Muito obrigado pelo interesse! Abraços!

      Excluir
  5. Muito lindinha! Tenho uma que está se refazendo, mt devagar. Acho que esperarei mt por suas flores!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que legal! Esta minha eu já perdi. É uma planta difícil, na minha opinião. Torço para que a sua se recupere e floresça em breve! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir