Micro-orquídea Capanemia superflua - Floração 2012


Micro-orquídea Capanemia superflua
Capanemia superflua

Minúsculas flores brancas, perfumadas e duráveis, com um leve sopro róseo. O que mais poderíamos querer de uma micro-orquídea? Gosto de plantas que, apesar de serem pequenas e caberem em qualquer lugar, produzem florações exuberantes. É o caso da Capanemia superflua, com seus cachos carregados de pétalas e sépalas cintilantes.

Esta é uma orquídea típica das regiões sul e sudeste do Brasil, considerada de difícil cultivo. Eu a comprei de teimoso, não esperava que fosse para frente sob condições tão adversas aqui no apartamento. Para minha alegria e surpresa, não só sobreviveu como floresceu. Emitiu apenas uma haste, mas está com três novos brotos em formação.

Dois dias após abertas, as flores tornam-se completamente brancas. E permanecem em perfeito estado por mais dez dias, aproximadamente. Oportunamente, mostrarei uma foto do estágio mais avançado da floração.

10 comentários:

  1. Divina, quem sabe em 2013 a minha floresce.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, tenho certeza de que florescerá, sim! Afinal, você cultiva tantas belíssimas micro-orquídeas. Boa sorte e muito obrigado pelo comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Esta pequena é especial. Comprei a minha muito pequena e logo veio um pequeno cachinho, acho que foram apenas 3 flores. Ano que vem deve vir mais forte, afinal, desde que está comigo já aumentou consideravelmente de tamanho, principalmente depois que comecei a adubá-las.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, que legal! Torço para que ela volte a florescer no ano que vem. Parabéns pelo cultivo! Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  3. Fiz troca numa dessa com o Luis Renato; espero vê-las com flores tão lindinhas como essas da sua! Abraço. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon, que legal! As orquídeas do Luis Renato são show, tenho certeza de que terá belas flores em breve. Muito obrigado pela visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Boa tarde Sérgio! É um prazer contatar vc novamente, olha no seu blog há tantas flores lindas e tantas informações, que não vou conseguir comentar todas! Eu também tenho essa coisinha linda! Também não esperava que fosse florir, mas tive uma maravilhosa surpresa! Saí mostrando para todos amigos, até no trabalho levei, todos ficaram encantados!
    Tirei foto mas não sei postar!

    Sabe Sérgio gostaria de saber sua opinião sobre uma mistura para adubar as orquídeas, não sei se é apropriado usar se vc puder me ajudar agradeço! é uma mistura de aji-no-moto, uma colher pequenina de café; adubo peter´s, uma colher pequenina de café; e complexo b, beneroc júnior líquido da Bayer, 10 gotas. Misturar tudo em 1 litro de água e pulverizar a cada 10 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelica! Boa tarde, que ótimo receber sua visita novamente! Parabéns pela micro-orquídea, posso imaginar sua surpresa e felicidade ao vê-la florescer. Você pode postá-la na fan page do nosso blog, no Facebook. Assim, todos poderão admirá-la!

      Eu conheço esta mistura já há algum tempo. Nunca usei, mas ouvi relatos de pessoas que utilizaram e aprovaram. Acho que vale a pena tentar, não há nada que possa fazer mal às orquídeas. Depois você nos conta os resultados. Boa sorte!

      Muito obrigado pela visita e pela participação! Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  5. Tenho uma dessa a anos, mas ela nunca passa de 4 bulbos, não sei pq. Talvez pelos vasos que ja esteve, o local que a deixei. Vibro sempre quando sai um bulbo novo, ai logo outro morre... =( ... Mas eu a coloquei em outro vasinho, com alguns cavacos que minha mãe trouxe pra mim (puxei ele, tambem ama plantas, rs) ... Ta lindinha, torcendo pra que ela dê flor algum dia. ... Começo do ano eu mudei de apê, agora que minhas orquideas acostumaram com o lugar novo, claridade. Todas estão com raízes novas, brotos, e algumas dando flores. Minhas vandinhas tao cheias de raizes. Minhas filhas estão lindas hehe.

    Por aqui sempre, atento as dicas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denis, tudo bem? Esta Capanemia da foto tem um comportamento semelhante. De fato, ela não forma grandes touceiras, sempre está com um número reduzido de bulbos.

      Parabéns pela adaptação das suas orquídeas ao novo apê! É sempre bom saber que tudo vai bem, principalmente quando vemos raízes, brotos e flores.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir