Orquídea Dendrobium loddigesii - Despedida


Orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

Esta foto foi tirada há algum tempo, somente agora tenho a oportunidade de publicá-la. Ela captura os momentos finais da floração desta orquídea, o Dendrobium loddigesii, que já se tornou uma das minhas favoritas.

Desde o pequeno botão floral solitário até o fenecer da flor, foram dias de bastante expectativa e alegria. Vai ser difícil aguardar até o ano que vem. Talvez devido a um inverno atípico, com temperaturas acima da média, esta orquídea não floresceu como deveria. Apesar de ter emitido apenas uma flor, a planta atualmente está com vários brotos novos.

Com estas pequenas criaturas, acabamos aprendendo que há tempo de plantar e de colher, tempo de nascer e de morrer. Acima de tudo, aprendemos a ter paciência de aguardar e desfrutar de cada fase.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Ô Bete, imagine, eu que sou muito grato pela sua visita e apoio, sempre. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Muito bonito Sergio o que disse.
    Parece brincadeira, mas foi isso que pensei com esta última florada que minha orquídea deu. Gostei tanto porque foram duas somente esta ano.

    Fico um pouco sentida porque não pude dar atenção a esta última.
    Perdi a oportunidade de aprender com ela.
    UM abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom, muito obrigado pelas palavras. Fico contente que a sua tenha florescido também. Mas não se preocupe, com certeza ela estará de volta no ano que vem, com mais flores.
      Obrigado pela visita, um grande abraço!

      Excluir
  3. Paciência. Tenho refletido muito a respeito dessa palavra, Sérgio. Acredito que entre as virtudes que devemos cultivar em nossas vidas, essa seja uma das mais preciosas. Que assim seja.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, acho que tem toda razão. Acabamos sofrendo desnecessariamente em decorrência da falta desta virtude. Imagine, eu que agradeço. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre construtivo.

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá de novo Sérgio! Linda! Todas as flores p/ mim são lindas, eu olho cada detalhe de cor,desenho... e sempre fico maravilhada, parece que foram pintadas a mão! Bom na verdade foram, pelas mãos de nosso Deus!
    Sérgio, você faz o choque térmico ( não sei se é esse termo que se fala) para os dendrobium florir?
    E eu posso continuar te perguntando quando tiver curiosidades ou dúvidas?

    Boa noite!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelica! Boa noite! Que bom, eu também sou assim. Gosto de ficar observando cada detalhe, por horas. Neste ponto, as fotos ajudam bastante, não é?!

      Então, o que o pessoal costuma fazer para que os Dendrobiums floresçam é o stress hídrico. A partir do mês de maio, aproximadamente, reduzem bastante a quantidade de regas. Apenas molhando para que a planta não se desidrate muito.

      Eu confesso que nunca fiz. Talvez por isso, este Dendrobium tenha dado só uma flor. Vou tentar fazer o stress neste ano.

      Por favor, fique à vontade para perguntar o que quiser! A casa é sua! Muito obrigado pelo interesse e pela visita!

      Um grande abraço e uma ótima noite para você!

      Excluir
  5. Boa noite. Você sugere mudá-la do vaso para a placa de fibra de côco? A minha parece não caminhas mas já li que é normal que suas folhas caiam antes de florescerem. Tenho muitas dúvidas sobre as orquídeas que tenho na varanda de meu apartamento. :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Salvo raras exceções, as orquídeas não costumam gostar muito da fibra de coco. Eu sugiro manter em vaso, mesmo. Você está certa, as folhas deste Dendrobium caem antes da floração. Portanto, não precisa se preocupar com isso. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir