Capanemia superflua - Hastes e botões


Botões florais da micro-orquídea Capanemia superflua
Capanemia superflua

Esta micro-orquídea proporcionou-me uma das mais agradáveis surpresas do ano. Quando a comprei, era uma muda raquítica com três pseudobulbos. Imaginei que esperaria um bom tempo até vê-la florida. Felizmente, estava enganado.

A minúscula haste da foto tem o tamanho de um palito de fósforo. A disposição dos botões lembra a dos ramos de trigo. Esta é uma orquídea cujo cultivo é considerado mais difícil. No entanto, mesmo sob as condições adversas aqui do apartamento, está florescendo. Certamente, trarei mais notícias sobre o desenvolvimento destas delicadas flores.

9 comentários:

  1. Linda haste
    Parabéns pelo cultivo
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, muito obrigado pela visita e apoio! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Sergio, tudo bem amigo?
    Fico impressionada com a sua coleção de orquídeas!
    O interessante de ter várias espécies é que sempre uma boa surpresa pode acontecer de uma hora para outra não é?

    No caso de hoje, uma que julgava pequenina e frágil, floresceu e está com lindos botões!! Imagina que lindas e delicadas florzinhas vão emergir desta haste amigo? Me deixou muito curiosa agora!
    Por isso, aguardo notícias do floreio desta, em especial!

    Obrigada por sempre compartilhar beleza conosco!
    Adoro orquídeas, mas o amor não é recíproco: elas não gostam de mim...rsrs.... só de você amigo!!
    Abração e ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem? Por aqui tudo ótimo, obrigado!

      Pois é, tem toda razão, a vantagem de ter um bom número é que não ficamos a ver navios. Sempre tem alguma florescendo. Mas ainda não atingi este patamar!

      Imagine, tenho certeza de que elas não vão com a minha cara. Mas faço com que elas floresçam na marra! Acredito que com você dará certo, vale a pena tentar!

      Fico sempre muito feliz com a sua visita e seus comentários. Muito obrigado por todo o carinho e apoio! Um grande abraço, parabéns pelo blog e um ótimo final de semana para você também!

      Excluir
  3. Boa noite Sérgio tudo bem? Primeiro, parabéns pela linda florada!!! Eu também tenho essa orquídea e confesso que achei que não iria conseguir cuidar dela, visto ser a primeira micro que adquiri, mas p/ minha surpresa ela floriu, linda e maravilhosa!!! Levei até p/ o trabalho e todos ficaram de boca aberta de ver uma orquídea tão pequena florida e com um perfume tão acentuado, agradável né?

    Sabe, gostaria de lhe perguntar se vc já ouviu falar de uma mistura p/ adubar orquídeas usando um conhecido tempero! Não sei se posso mencionar o nome! é usado junto com complexo B e mais um conhecido adubo!
    Desconsidere se eu estiver sendo inconveniente!

    Gosto demais do seu site, só não tenho muito tempo, mas fico de boca aberta com as fotos de suas meninas, estou aprendendo muito com você!! Continue assim! Um grande abraço e um ótimo fim e começo de semana!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelica! Tudo bem? Acho que você não viu, mas respondi a sua questão neste outro post:

      http://www.orquideasnoape.com.br/2012/12/capanemia-superflua-floracao-2012.html

      Imagine, não está sendo inconveniente, de maneira alguma! Parabéns pela sua micro-orquídea e boa sorte com a mistura de Peters, Aji-no-moto e Beneroc! Hehehe!

      Muito obrigado pela visita, um grande abraço!

      Excluir
    2. Desculpe ter repetido, é que achei que não tinham aceito a minha pergunta por ter mencionado as marcas, daí fiz novamente a pergunta sem menciona-las!
      Talvez apareça de novo minha pergunta em outro lugar, delete, mas não se preocupe que eu sou normal tá? Só um pouco atolada! rsrs

      bjos e obrigada pela atenção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Nossa, é mt pequenina mesmo! Estou tentando cultivar uma por aqui, mas tá puxado!!! rsrsrsrsrs...Sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, esta é minúscula. E, de fato, o cultivo é meio complicado. Aqui também a coisa está difícil, vamos ver se conseguimos levar esta orquídea adiante. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir