Phalaenopsis - Hastes gêmeas

 
Hastes florais da orquídea Phalaenopsis semi-alba
Phalaenopsis semi-alba

Devido à overdose de botões florais das últimas semanas, acabei deixando de dar notícias sobre o desenvolvimentos destas hastes de Phalaenopsis. As flores são bem comuns, nada comparadas à multitude de cores e padrões dos híbridos atuais. Mas foram um acontecimento aqui em casa, já que esta orquídea nunca havia produzido uma floração decente, até então.

No momento, vários botões já estão se abrindo. Assim que estiverem apresentáveis, trago uma foto atualizada do conjunto. A orquídea está ficando muito bonita, mas alguns botões da ponta estão com uma cor suspeita. Acredito que uma forte onda de calor, no final do inverno, tenha perturbado o desenvolvimento de alguns deles.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo cultivo.
    Vai ficar maravilhosa
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, tomara que sim! Muito obrigado pela visita e pela torcida! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Minha phal, está comigo há 2 anos e meio, e quando a comprei, por sorte olhei o interior do vaso, no qual as cascas de coco estavam emboloradas, e imediatamente a higienizei, inserindo novo substrato, com tudo bem esterilizado. Nao sei se a phal ficou estressada, ou o quanto, porque ela estava bem florida e com varios botoes a abrir, mas a phal conseguiu. Terminada a floraçao no ano passado na haste emitiu 2 lindos keiki, os quais minha cachorrinha comeu - nao sei como ela os alcançou -, desde entao a minha phal começou a ficar triste, quero dizer, as folhas começaram a perder seu brilho natural e foram ficando um verde que nao condiz com o verde natural dela, faz 3 dias que retirei 1 das folhas já amarela - me desculpe, mas ate chorei, como agora que estou escrevendo-lhe -, e notei agora há pouco que as raizes nao estao nada bem e eu nem as tinha olhado para nao estressa-la, será que vou perde-la, depois de tanto que a phal sofreu? Estou decidida a trata-la com as, espero que a phal aceite esse tratamento, porque ja passei tudo o que era possivel para desinfeta-la, quando da epoca que ela perdeu os keikis e do substrato embolorado. Obrigada e desculpem pelo desabafo. Sou aprilo, aprilo.asanuma@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aprilo, que pena! Sinto muito pela sua orquídea, torço para que ela se recupere e dê tudo certo. Talvez ela precise de um pouco mais de luz, a cor das folhas reflete a luminosidade que recebem. É normal que as folhas mais antigas, de baixo, amarelem e caiam. Novas surgirão.

      O importante é evitar regar as folhas, deixando acumular água no miolo. Caso as folhas estejam moles, desidratadas, vale colocar um pratinho com pedrisco e uma fina lâmina de água, sem encostar no fundo do vaso.

      Boa sorte e melhoras para a sua Phal!

      Um grande abraço!

      Excluir