Phalaenopsis - Floração 2012


Orquídea Phalaenopsis semi-alba
Phalaenopsis semi-alba

Confesso que esperava um pouquinho mais desta orquídea Phalaenopsis. Após meses de espera e ansiedade, os botões florais das hastes gêmeas começaram a se abrir. Quando metade das flores já estava aberta, a floração parece ter sido interrompida. Os botões remanescentes estacionaram e, após algumas semanas, secaram e caíram.

Esta não foi a primeira vez. Sofri outros desgostos semelhantes com esta orquídea, em anos anteriores, em locais diferentes do apartamento. Só posso concluir que ela não vai com a minha cara. Ainda assim, as flores que conseguiram vingar formaram um arranjo muito bonito, na minha opinião.

Como não consegui encontrar uma condição ideal para o cultivo desta Phalaenopsis, decidi doá-la a um projeto do qual estou participando. Guardo esta foto como uma recordação dos momentos felizes que passamos em sua companhia.

18 comentários:

  1. Ficaram lindas Sérgio!! Quanto desprendimento da sua parte, doa-las acho que não daria uma orquídea(das minhas) nem pra minha mamis rsrsrs... Mas creio que foi para uma causa nobre. AbÇ boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Hehehe! Entendo perfeitamente o seu sentimento. Mas foi por uma boa causa, sim! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita e pelo comentário! Abração e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  2. sergio, aprendi que cultivar orquideas depende muito mais de nossa paciencia do que de qq tecnica. Faz uns tres anos que tenho uma catleya ,linda, rosa, nunca floriu, agora esta com uma folha nova e todo dia vou ver seu desenvolvimento. Nem que for uma pequena flor, sei que um dia vai florir e espero por isso.Eu tb nao teria coragem de dar uma orquidea minha , mas como disse a amiga Adriana. deve ter sido por uma boa causa. As minhas tb são cultivas em ap. as vezes da um desespero...mas ...gosto demais delas...bjos querido e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, que belo depoimento! Adorei e torço para que sua orquídea floresça lindamente. É verdade, eu também me apego bastante às meninas. Por outro lado, já ganhei tantas orquídeas, várias delas de forma tão inesperada e generosa, que fico feliz em doar. Sou sempre muito grato pela sua visita e suas palavras! Beijos e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  3. Sergio, imagina amigo!
    É claro que essa espécie de orquídea(linda por sinal) vai com a sua cara..rsrs Mas ela gosta de fazer um docinho, deve ser temperamental demais e adora ficar trocando de lugar pela casa inteira!!!

    Sérgio, eu só sei que cultivar e cuidar de orquídeas é uma tarefa bastante difícil! Exige extrema paciência e muita delicadeza no trato. Comigo, nenhuma orquídea vinga... Eu tenho o "dedo podre" para escolhê-las e cuidá-las, o que me deixa bastante frustrada!!! Ainda bem que encontrei o seu blog! Agora aprecio as fotos com a certeza de que elas ali estarão sempre vivas e lindas, sem me dar nenhum trabalho extra..rsrs

    Abração e uma semana maravilhosa amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Pode ficar tranquila, mais 'podre' do que o meu, seu dedo não é! Hehehe! E se eu consigo mantê-las vivas, aos trancos e barrancos, tenho certeza de que você poderá cultivar belíssimas orquídeas. Inteligência e sensibilidade você já tem!

      Muito obrigado pela visita e prestígio, sempre! Um grande abraço e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  4. Como está linda, e que florada maravilhosa
    Parabéns pelo cultivo
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que bom que gostou! Pena que nem todos os botões abriram. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  5. Amo orquídeas,mas preciso aprender a cuidar delas,para não morrerem,pode me ajudar?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, que bom! O simples fato de você gostar delas já é o suficiente. O aprendizado vem com a prática. Não sei muita coisa, mas estou à disposição para ajudar no que for preciso. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  6. Ola Sergio.. Alguns anos atras eu tive um caso parecido com o seu: uma Phal semi-alba abriu algumas flores (4 ou 5) e o resto dos botoes secaram (3 ou 4). Tudo indica que houve mudancas nas CNTP que afetaram a planta. cultivo em ape tem disso, em geral as condicoes de humidade e temperatura mudam sem podemos controlar bem..Mas mesmo assim essa sua floracao foi uma beleza. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Que bom saber que isso não acontece só comigo. Fiquei até meio traumatizado, parei de cultivar Phals. Acredito que seja isso mesmo, mudanças bruscas das CNTP. Mas que bom que gostou da floração, muito obrigado pela visita e pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  7. Cada vez que obtemos floradas de phalaenopsis nos encantamos mais: a processo de floração, a durabilidade a a beleza das flores são incríveis! Essa sua de tom "semialbo" é muito bonita. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, disse tudo! Eu também gosto bastante das Phalaenopsis devido a estas características. Infelizmente, elas não vão muito com a minha cara.

      Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Sergio, que Phall lindo, eu tenho vários, mas eu tenho um que faz com que suas flores se abrem dias, mas caíram 3 botões e 2 flores caíram hoje, não entendo, as condições forem adequadas, e no ano passado me deu flores e tudo era bem, o que vai acontecer?

    Saudações abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que pena, sinto muito pela sua Phal. Em certas ocasiões, principalmente quando há mudanças bruscas na temperatura, os botões caem antes de abrir. Infelizmente, não dá para controlar este fenômeno. Espero que venham mais botões e flores em breve!

      Muito obrigado pela visita, um grande abraço!

      Excluir
  9. Oi sergio ,meu nome é mika prates e recentemente comprei duas phas , as duas estão com as raízes bem pra fora do vaso e quase não ha substrato mas observei que estão bem saudáveis também, estão abrindo os últimos botões, mas os primeiros já caírem ha algum tempo .Gostaria de saber quando posso fazer a troca do vaso , quando os botões caírem ou somente quando a haste floral secar totalmente? Gostei muito de encontrar esse blog pois para mim que sou leiga no assunto toda boa informação é sempre bem vinda e as minha orquídeas agradecem .Obrigada desde já!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika, tudo bem? Enquanto as suas orquídeas estiverem floridas, pode deixar tudo como está. As raízes são aéreas, mesmo, o importante é mantê-las com umidade, sem encharcar. Após o término da floração, quando todas as flores caírem, pode ser que a haste seque ou que ela brote novamente, dando mais flores. É uma questão de aguardar para ver o que acontece. Boa sorte e seja muito bem-vinda!

      Um grande abraço!

      Excluir