Orquídea Ludisia discolor - Floração 2012


Orquídea Ludisia discolor
Ludisia discolor

Uma das coisas que mais me impressionam na floração desta orquídea, Ludisia discolor, é o comprimento da haste floral. A partir de uma pequena cápsula, a estrutura vai se elongando, à medida que os botões vão se abrindo. Infelizmente, quando os últimos botões da ponta começam a abrir, os primeiros já estão murchando. Assim é a vida... Apesar deste porém, o resultado final é belíssimo.

Esta é uma orquídea terrestre, proveniente das florestas úmidas da Malásia, Indonésia e Burma. A Ludisia discolor faz parte de um conjunto de orquídeas conhecidas como jewel orchids, sendo a espécie mais popularmente encontrada nas coleções brasileiras. Seu nome popular, orquídea joia, refere-se ao aspecto luxuoso de suas folhas aveludadas, delicadamente dispostas ao redor de caules suculentos, cujas cores oscilam entre tons bem fechados de verde e marrom. O destaque fica por conta dos veios avermelhados, com nuances douradas, como retratado na foto deste artigo.

O interessante é que, frequentemente, encontro na literatura afirmações de que esta orquídea é cultivada primariamente em razão da beleza de suas folhas, tendo as flores pouco valor ornamental. De fato, a folhagem é belíssima, mas na minha modesta opinião, as flores nada deixam a desejar.

A Ludisia discolor apresenta uma inflorescência de pequenas flores brancas ao longo da haste principal, em uma disposição que lembra uma árvore de natal. Quando observada em detalhe, cada minúscula flor revela detalhes surpreendentes. Nesta imagem, em particular, lembra um ser alado. Sob outro ângulo, a flor da orquídea joia pode lembrar uma pipoca.

O cultivo da orquídea joia, Ludisia discolor, é bastante tranquilo. Por ser terrestre, não há necessidade do uso de substratos específicos para orquídeas. O vaso pode ser de plástico ou cerâmica, preenchido com terra comum. É aconselhável que seja rica em matéria orgânica. O vaso precisa ter uma boa drenagem, já que esta orquídea não tolera regas em excesso. A luminosidade não precisa ser muito alta para o cultivo desta orquídea. Níveis semelhantes aos requeridos pela orquídea Phalaenopsis são suficientes para o crescimento e floração da Ludisia.

Nos artigos relacionados abaixo, vocês encontram outros textos e imagens sobre os vários estágios da floração desta interessante orquídea terrestre do sudeste asiático.


56 comentários:

  1. Ao acabar a floração como e com quanto tempo deve-se cortar a haste?

    Adriano Galvão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano! Após o término da floração, você pode passar a tesoura na chama do fogão e cortar a haste, bem rente às folhas. No ano que vem, ela florescerá de novo, através de outras mudas. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
    2. Quanto à questão de quando cortar, depende muito da pessoa. Como as flores vão murchando de baixo para cima, eu não espero até a última secar. Quando a inflorescência começa a ficar feia, eu já corto. Abraços!

      Excluir
    3. Valeu Sérgio! então já esperei demais! rsrsrs
      Abraço.

      Excluir
    4. Imagine, Adriano, de nada! O bom é que você curtiu as flores ao máximo! Hehehe! Abraços!

      Excluir
    5. Por favor, podem me ensinar a fazer mudas desta lindeza? margareth.martinelli@gmail.com - margareth martinelli séligson facebook. Obrigada.

      Excluir
    6. Oi, Margareth! Esta orquídea costuma emitir ramos secundários. Você pode destacá-los e plantá-los normalmente, na terra. Abraços!

      Excluir
  2. Pois é, eu também leio muito que ela é adorada por causa das folhas escuras estriadas. Mas acho que o melhor nem são as flores sozinhas: é o contraste entre as folhas muito grandes e escuras, quase pretas, e as flores pequenas e brancas. O Cara estava inspirado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é verdade! Agora você disse tudo, concordo que este contraste dá um toque especial à planta. É uma obra-prima mesmo, como toda a Criação! Brigadão pela visita e pelo comentário! Bjos!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Bete, imagine, que bom que gostou! Muito obrigado pela visita! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Oi Sergio, gostei muito dessa espécie que conheci aqui no teu blog.
    Parabéns pela linda floração.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreamer, que legal! Fico contente, muito obrigado pela visita e apoio! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Realmente folhagem magnífica mas as flores são tão lindas quanto. Linda!
    Bom fim de semana pra vc!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, que bom que gostou! Fico contente. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Abraços e um ótimo final de semana para você também!

      Excluir
  6. Oi Sergio, parabéns pelo seu blog!
    Sabe eu plantei essa maravilha que eu amo, numa mistura de terra vegetal e húmus de minhoca, ela tá indo, mas será que tá correto? Qual o substrato ideal? Tenho que trocar?
    Aguardo sua resposta! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angelica! Tudo bem?

      Que bom receber sua visita, muito obrigado pelo apoio! Eu acho que você fez muito bem. Esta orquídea é terrestre e vai muito bem nesta mistura que você citou. Boa sorte no cultivo, que venham lindas flores em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, amei sua resposta, fiquei aliviada e muito feliz!
      E se minha planta florir como a sua, ficarei nas nuvens...

      Um grande abraço p/ vc também!

      Excluir
  7. E aí sergio beleza!
    Meu nome é leandro, ganhei uma pequena muda da Ludisia Discolor, co 2 pares de folhas. Plantei-a em terra e pedregulhos. Que mês el floresce? eu crescimento é rápido?

    Obrigado e felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro! Tudo bem? Como a Ludisia é uma orquídea terrestre, acho que está bem acomodada. A época de floração é o inverno, mas eu já começo a ver algumas floridas. Ela cresce bem rapidamente!

      Imagine, eu que agradeço pela sua visita e participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Parabéns Sergio pelo blog, gostaria de saber qual a necessidade de iluminação e umidade desta bela orquídea, pois a alguns anos tenho um exemplar que nunca floriu sob meus cuidados. Moro em Niterói/RJ.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henry! Que legal saber que você cultiva a Ludisia! Gosto bastante desta orquídea. Ao contrário da maioria das orquídeas, esta é terrestre. Não é uma planta exigente quanto à iluminação, como as Cattleyas. A umidade também não precisa ser alta, basta regar como uma planta de jardim, sem excessos.

      Duas coisas podem ajudar sua orquídea a florescer. Uma adubação regular, química ou orgânica, e um pouco mais de luz indireta. Tenho visto algumas Ludisias começando a florescer nesta época do ano.

      Muito obrigado pela sua visita, desejo boa sorte na floração da sua orquídea!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sergio, agradeço as dicas. Como não sabia a época de floração estava apenas adubando-a com o peter 20-20-20, acho que vou colocá-la onde receba um pouquinho do sol da manhã (8:00 as 9:00). quanto a umidade eu creio que estou fazendo como vc disse. agradeço a atenção.abraço.

      Excluir
    3. Oi, Henry! Imagine, de nada! Torço para que sua Ludisia floresça, ainda tem bastante tempo para isso acontecer, até o final do inverno.

      Eu que agradeço sua visita e participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Olá, Sergio...
    Devo replantar minha Ludisia todo ano, após o término das flores? Ou somente dar mais espaço no vaso? Pois, ela não para de encher meu vaso que fica pendurado na varanda, estou sempre colocando mais terra vegetal e cascalhos para deixá-la sempre úmida.
    Aguardo sua resposta,

    Obrigado, Gláucia Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gláucia! Tudo bem? Não há necessidade de replantar todo ano, até porque esta orquídea é terrestre. Você pode fazer o replante quando não houver mais espaço no vaso para a planta se desenvolver. Neste momento, pode aproveitar para tirar algumas muda.

      Muito obrigado pela visita e pelo contato!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. como é admirável pessoas como você que se dispõem a dar dicas, a compartilhar conhecimentos.Parabéns!!!!
    Sergio, eu amo as orquídeas, tenho várias espécies e cuido delas, meio que no "instinto". A única que não consegui uma segunda floração foi a Ludisia (tenho-a há uns 4 anos). Já replantei, já mudei de lugar, cuidei de não encharcar, coloquei vitaminas e nada.Ela permanece firme e forte me dizendo NÃO !!!! Hoje comprei uma e com aquela haste maravilhosamente florida. Enquanto a outra me esnoba vou me encantando com esta. Grande abraço. Maria Sonsin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, que legal! Fico muito contente por saber que está gostando do blog! Que pena que sua Ludisia não floresça. Aqui também tenho uma certa dificuldade. Espero que, no devido tempo, ambas as suas floresçam belamente!

      Muito obrigado pela visita e pela participação, adorei!

      Um grande abraço,

      Sergio

      Excluir
  11. Sergio, boa tarde,
    Quanto á poda , pois é a minha primeira Ludisia : A haste com flor já secou e está saindo um broto junto ao substrato. A poda é apenas da haste com flor ou de todo o caule( mais grosso e com as folhas escuras) que deu origem às flores ?
    Jose Wilson, Lençóis Paulista/Sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jose Wilson, boa noite!

      Tudo bem? Sim, a poda é apenas da haste. As folhas podem ser mantidas, já que são muito ornamentais. Mas a próxima floração virá do broto que está nascendo. Boa sorte e muito obrigado pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Oi! Eu tenho uma dessas, mas não sei o que está acontecendo. Dizem que é de fácil cultivo, mas quando eu comprei, ela tinha lindas flores. Depois as folhas secaram... Desde então é uma luta pra retomarem. Brotaram duas folhas, mas já sumiram! Mudei de lugar, troquei tudo, adubei e nada! Não sei o que fazer. Só restou o caule perto das raízes... Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciléa, tudo bem? Poxa, que pena saber que sua Ludisia não está bem. Aqui também tem sido difícil. O que posso afirmar é que trata-se de uma orquídea terrestre, que não gosta de muita luminosidade. Prefere locais mais sombreados e não tolera muita água. O ideal é que a terra seque bem, entre uma rega e outra. Para isso, é importante que o local esteja bem ventilado. Torço para que sua orquídea se recupere e volte a florescer.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Oi! Bom dia!
      Poxa, a pessoa que me vendeu disse que ela gostava de sol, eu deixei no sol. Como vi que estava enfraquecendo, coloquei embaixo de uma árvore, com o vaso pendurado. Mas ela não fica forte, agora entendo porque. Assim que eu chegar em casa, vou mudar de lugar mais uma vez, espero que resolva! Assim que estiver melhor aviso. Desde já agradeço.

      Excluir
    3. Bom dia! Imagine, de nada, Luciléa! Esta é uma orquídea que precisa de mais sombra do que as demais. Espero que ela fique bem, boa sorte! Abraços!

      Excluir
  13. Minha Ludisia pegou mt chuva, os pendões que estavam crescendo estão moles , acho que a terra está mt molhda. O que faço ?????
    Desde já obrigada! Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely! De fato, a Ludisia é uma orquídea que não gosta de muita água. O ideal é você tentar protegê-la da chuva, mantendo-a mais seca. Espero que isso resolva.

      Muito obrigado pelo contato! Um grande abraço!

      Excluir
  14. Ola! Como faço para fazer mudas de ludisia? É pir estaquia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana, tudo bem? Sim, é através do plantio de estacas! A Ludisia costuma emitir brotos laterais, que podem ser removidos e plantados.

      Muito obrigado pela visita! Grande abraço!

      Excluir
  15. Sérgio tudo bem? Achei muito interessante suas dicas! Será que pode me ajudar? Tenho uma ludisia desde outubro e ela desenvolveu muito, está linda, na época da florada, cheia de botões mas aí que está o problema!! Ela desenvolveu tanto que os "caules" estão muito grossos e pesados, fora do vaso e envergando!! Acho que vão acabar quebrando. Não sei como apoia-los, dar suporte!! O vaso está suspenso. O que posso fazer? Obrigada, parabéns pelo site!! Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia, tudo bem? Por aqui, tudo em ordem! De fato, é uma situação difícil. Será que não dá para enterrar um tutor no vaso e amarrar uns fios ou arames que deem sustentação ao caule? Sei que as pessoas costumam tirar mudas das hastes, o que diminui o tamanho e peso dos ramos. Espero que alguma destas sugestões possa ajudar.

      Imagine, eu que agradeço pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sérgio, obrigada pelas dicas! Vou tentar! É a primeira vez que tenho uma orquídea e estou encantada, justamente a Ludisia que não é conhecida é difícil de encontrar quem possa dar informações. Se quiser fazer uma poda ou colocar em mais de um vaso, como devo fazer? Agradeço muito a ajuda.

      Excluir
    3. Oi, Sonia, imagine, de nada! Para podar ou multiplicar, basta cortar os ramos e enterrá-los. Novas mudas surgirão. Mas é um processo lento e, algumas vezes, não dá certo. Abraços!

      Excluir
    4. Sérgio, muito obrigada pelas dicas e pela gentileza!! Sucesso e felicidades para você!!

      Excluir
    5. Imagine, de nada! Muito obrigado, igualmente!

      Excluir
  16. Sonia Blanquez Massa3 de outubro de 2015 10:00

    Olá Sergio, tenho a Ludisia fazem 2 anos já consegui 2 mudas e outras morreram, já floreceu o ano passado e agora está com haste, qual seria o tamanho ideal de vaso para elas?...grata pela sua generosidade em ajudar com estás mocinhas lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Que legal, adoro esta orquídea! Por ser terrestre, você não precisa se preocupar muito com o vaso. Não precisa ser muito grande, pois acumula muita água e ela pode apodrecer. É importante que a terra seque entre uma rega e outra.

      Muito obrigado pela visita e pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  17. Amei encontrar esta página, obrigada por criá -lá. Adquiri esta semana uma muda desta preciosidade que foi premiada na recente exposição em meu estado, nada sabia sobre ela, apenas que é terrestre, obrigada pela dica....sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene, tudo bem? Que bom saber que gostou da página, muito obrigado pela visita! Esta é uma orquídea que admiro bastante, parabéns pela aquisição!

      Um grande abraço!

      Excluir
  18. Sergio, ola!!
    Tenho procurado por muito tempo algo sobre a ludisia!!
    Comprei uma muda ha um ano e meio e desde então ela não vai...
    Quando começa a ficar maiorzinha, o caule apodrece e cai...
    Ela está em um vasinho pequeno, será que pode ser por isso??
    Ou sera que pode ser a terra dela que e aquela terra avermelhada/marron??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliane, tudo bem? Que pena. A Ludisia é uma orquídea terrestre, portanto você está fazendo certo. O caule costuma apodrecer quando a terra fica úmida por muito tempo. Procure regar com menor frequência. Espero que resolva!

      Um grande abraço!

      Excluir
  19. Onde comprar orquidea pipoca ou da terra.

    Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara! Esta orquídea você pode encontrar em garden centers, orquidários e exposições de orquídeas. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Olá sérgio tudo bem ? depois que minha Ludizia acabar a floração devo trocar de vaso ? e qual o vaso adequado para ela ? obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariza, tudo bem? Não precisa se preocupar em trocar de vaso logo após o término da floração. Esta é uma orquídea terrestre e pode ficar bastante tempo no mesmo local. O vaso pode ser de plástico ou de cerâmica, conforme a sua preferência. Os de cerâmica secam mais rapidamente. Lembrando que, no caso desta orquídea, o substrato pode ser substituído por terra.

      Um grande abraço!

      Excluir
  21. Adorei o blog comprei a minha ludisia esta semana estou super feliz com elas e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Que bom saber que gostou do blog! Parabéns pela aquisição, é uma orquídea linda! Imagine, eu que agradeço pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir