Micro-orquídea Dendrochilum filiforme - Primórdios da haste


Haste floral da micro-orquídea Dendrochilum filiforme
Dendrochilum filiforme

Costumo perturbar vocês mostrando botões e mais botões florais, mas hoje vou me superar. Abusando da boa vontade dos leitores, trago um estágio inicial do desenvolvimento desta haste floral, pertencente à micro-orquídea Dendrochilum filiforme, onde nem os botões existem, ainda.

Esta é uma floração bastante diferente, assemelhando-se a uma corrente dourada pendurada na ponta de uma fina haste. Na imagem acima, bem embaixo, já dá para perceber a diferenciação entre a haste e a delgada 'espiga' da inflorescência, que dará origem à corrente de flores desta exótica orquídea.

Mais do que ilustrativa, achei que a foto ficou bela. Lembra-me um pouco as imagens abstratas onde, embora não saibamos do que se trata, um pouco de sentimento e dramaticidade são passados ao expectador.

10 comentários:

  1. Linda foto Sérgio. Somente pessoas com uma sensibilidade especial como você para perceber a beleza dessa haste. É a vida tomando forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire, que bom ler seu comentário! Quando posto fotos deste tipo, sempre fico em dúvida... Será que alguém vai gostar, além de mim?! Hehehe! Fico contente que existam pessoas sensíveis e generosas, como você. Muito obrigado pelo apoio! Um grande abraço!

      Excluir
  2. que felicidade quando aparece um brotinho não? fico muito feliz tb e nao deixo escapar nada. vamos aguardar . bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, é verdade! Neste caso, especialmente, porque as flores são bem diferentes. Estou curiosíssimo para ver o final. Muito obrigado pela visita! Bjos!

      Excluir
  3. Eu adorei o nome popular dela! Quando fizer a ficha no Minhas Plantas, vou acrescentar, posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, imagine, claro que sim! As fichas do Minhas Plantas serão referência para todos, parabéns pelo trabalho! E muito obrigado pela visita! Bjos!

      Excluir
  4. Oi Sergio
    Esse dendrochillum é um dos mais lindos.
    Parabéns
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete! Concordo, é um dos meus preferidos. Vamos ver se vai dar tudo certo, estou torcendo. Muito obrigado pelo apoio e visita! Abraços!

      Excluir
  5. Olá Sergio tenho dois exemplares que ainda não floriu não vejo a hora de ver acontecer. tenho acompanhado seu trabalho é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton, tudo bem? Que bom saber que está gostando do blog, fico feliz! Muito obrigado pela visita, torço para que seu Dendrochilum floresça em breve!

      Um grande abraço!

      Excluir