Micro-orquídea Dendrochilum filiforme - Pego no flagra


Haste floral da micro-orquídea Dendrochilum filiforme
Dendrochilum filiforme

Tenho esta orquídea há anos e nunca havia visto suas flores. Hoje, dando minha espiada básica nas plantas, encontro esta haste nascendo sorrateiramente entre as folhas. Quase morro de emoção.

As folhas deste Dendrochilum filiforme nascem sob a forma de um pequeno canudo, que vai se desenrolando à medida que cresce. A surpresa foi que, desta vez, o desenrolar da folha acabou revelando a haste, já bem desenvolvida, em seu interior.

Esta é uma das minhas micro-orquídeas favoritas, conhecida como golden chain orchid. São quase uma centena de minúsculas flores amarelas, formando uma corrente dourada, pendente na ponta da haste. Até então, só conhecia a floração através de fotos. Vamos acompanhar o desenvolvimento desta haste, espero trazer novidades em breve.

6 comentários:

  1. Uau Sérgio! Até posso ver o seu semblante ao notar o nascimento sorrateiro desta haste na orquídea: uma mistura de surpresa e felicidade no olhar!
    Isso é lindo! Parabéns! Eu não canso de admirar o seu trabalho e o carinho que tem por cada uma delas!

    Agora até eu estou curiosíssima para saber como será realmente a corrente dourada que se formará! Calma e paciência são os dons necessários para quem ama as orquídeas e eu adoro e espero o tempo que for preciso até elas florescerem!!

    Adorei!
    Um super abraço amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Que bom ler o seu comentário, muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre! Com certeza, também estou bastante curioso para ver estas flores. Mas sempre mantenho um pé atrás, aqui em casa tudo pode acontecer! Hehehe!

      Um grande abraço e tudo de bom para você!

      Excluir
  2. Boa noite.

    Também adoro orquídeas. Mas eu apenas as fotografo. Acho que você vai curtir meu outro blog:

    www.orquidaceas.tumblr.com

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, boa noite! Eu estava justamente apreciando as suas fotos e poemas. Muito bom, parabéns!

      Muito obrigado pela visita e pelo apoio, fico contente que tenha gostado!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Oi Sergio, sei que é cuidadoso mas....lembrar faz bem.
    Uma das minhas dendrochiluns, estava na mesma fase da sua. choveu a água acumulou nas folhas e as hastes melaram, quase todas.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete! Nossa, que pena... Muito obrigado pelo aviso, eu não sabia deste problema. Por enquanto, só vejo esta haste, mas vou seguir seu conselho e mantê-la mais seca. Abraços!

      Excluir