Dendrobium loddigesii - Macrofotografia


Orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

Por uma misteriosa razão, tenho queda pelas orquídeas 'peludinhas'. Neste quesito, as espécies do gênero Dendrobium dão um show à parte. Temos o Dendrobium fimbriatum, Dendrobium chrysotoxum e Dendrobium thyrsiflorum, apenas para citar alguns.

Sinceramente, quando comprei o Dendrobium loddigesii da foto, não imaginava que a flor fosse peluda. Em um primeiro momento, fui atraído pela improvável beleza resultante do contraste de cores. Somente após fazer uma macrofotografia, pude apreciar, surpreso, a delicada textura das pétalas e a superfície felpuda do labelo.

A flor já está em seus últimos momentos. Espero poder vê-la novamente no ano que vem, em maior número. Vai deixar saudades.

8 comentários:

  1. Ela é simplesmente maravilhosa.
    Uma das minhas preferidas
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que bom saber! Também é uma das minhas preferidas, vamos ver se melhora no ano que vem. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  2. Sergio, que linda amigo!

    Ela tem uma textura que parece de veludo: uma verdadeira flor de pelúcia!! Que encanto!!!
    Pena que elas não durem para sempre!
    No momento que elas começam a partir dá uma dor profunda no coração e esperar por mais um ano para contemplar tamanha beleza parece uma eternidade!!!

    Adorei Sergio! É sempre divino vir aqui!!
    Abraços e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! É sempre muito bom receber sua visita! De fato, ótima comparação, parece pelúcia mesmo! Esta, particularmente, dura muito pouco, uns 10 dias.

      Muito obrigado pela visita e pelo carinho, sempre! Um grande abraço e uma ótima semana para você também!!

      Excluir
  3. É uma linda flor; eu aguardo ansioso uma mudinha que permutei com o caro amigo Luis Renato (do Orqudário Faísca); sei que desta vez ela se firmará, pq é inverno por aqui! Abraço, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Pois é, também gosto bastante desta flor. Que legal, espero que sua muda se desenvolva bem. Aqui ela cresce rápido, mas floresce muito pouco. Boa sorte!

      Muito obrigado pela visita e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. tenho uma aqui, e quero dicas para cultivá-la...parabéns pelo texto e planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wemerson! Sabe que eu não cultivo Dendrobium muito bem? A regra é que eles passem por um inverno frio e seco, para poderem florescer bem. As pessoas costumam diminuir drasticamente as regas neste período, causando o chamado 'stress hídrico'. Eu nunca fiz isso, por medo de perder a planta. Desejo boa sorte no seu cultivo.

      Que bom que gostou do artigo, muito obrigado pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir