Dendrobium loddigesii - Floração 2012

 
Orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

Eis que a flor mais solitária do apartamento acaba de se abrir completamente. Quem viu o pequeno botão desta orquídea, Dendrobium loddigesii, há algumas semanas, dificilmente poderia imaginar sua transformação em uma flor tão grande e vistosa. Os pseudobulbos da planta são pequenos e delicados. Apesar disso, quando bem cultivados, podem formar enormes touceiras.

Esta é uma orquídea originária das florestas úmidas da China, Laos e Vietnam. Floresce entre o final do inverno e começo da primavera. É aconselhável que a planta seja submetida a um período frio e seco para que floresça melhor. Talvez este nosso inverno atípico, mais quente, tenha contribuído para que somente uma flor nascesse. Vamos ver se dou mais sorte no ano que vem.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi José Antonio, que honra receber sua visita! Muito obrigado, fico contente que tenha gostado. Abraços!

      Excluir
  2. Sergio
    Ela é linda, parabéns pelo culrivo
    Um dos Dendrobium que mais gosto, replantei a minha no ano passado, acredito que no ano que vem, vai estár linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, que legal! Boa sorte, tenho certeza que ele dará uma linda floração. Muito obrigado pelo comentário, fico sempre contente com a sua visita! Abraços!

      Excluir
  3. Linda foto, como sempre!
    Aqui ela não dá mtas flores tbm por causa do clima mto quente.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, imagine, muito obrigado! Que bom que gostou! Realmente, a falta do frio influencia bastante. Aqui, excepcionalmente este ano, fez um calor daqueles. Um grande abraço!

      Excluir
  4. É uma das mais lindas flores de dendrobiums... estou à espera de uma muda, de um amigo; logo logo chegará!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que legal! Muito bom saber que terá uma muda em breve, vai se apaixonar por esta bela orquídea! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. tenho uma na varanda do ap. ela esta linda verdinha cheia de brotos e raizes, mantenho ela sempre umida, ela ja me deu uma flor de presente muito linda, logo que comprei, gostaria de saber se ela precisa de pergar sol direto pra florir.pois ela nao pega sol direto so claridade na varanda. grata leila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila, tudo bem? Que legal, parabéns pela bela orquídea. Sim, ela gosta de bastante claridade, mas sem sol direto. Acho que você está fazendo tudo certo. Durante o outono, pode-se regar menos, isso ajuda na floração. Boa sorte e muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir