O despertar da orquídea Ludisia discolor


Botões florais da orquídea Ludisia discolor
Ludisia discolor

Acompanho virtualmente as atividades dos meus amigos orquidófilos e fico impressionado com o ritmo frenético com que publicam as fotos de suas orquídeas floridas. Infelizmente, o mesmo não acontece aqui no apartamento. Por outro lado, a vantagem de ser um iniciante com uma coleção minúscula é que acabo saboreando cada pequeno detalhe das florações, que aqui equivalem a um parto.

Neste contexto, o desabrochar da inflorescência desta orquídea terrestre, Ludisia discolor, pareceu-me um espetáculo. Inicialmente, a haste sobe com todos os botões fechados, escondidos sob uma capinha. Lentamente, um a um, de baixo para cima, vão surgindo, como que executando uma coreografia cuidadosamente ensaiada.

As flores já estão em um estágio mais avançado do que o mostrado na foto de hoje. No entanto, fiz questão de mostrar para vocês esta etapa inicial, que me lembra um belo despertar.

10 comentários:

  1. Desde a forma como escreve e descreve o "balé" das plantas no momento do "parto" e a forma incrível de fotografá-las no seu momento especial, faz de você o artista que se destaca pela singularidade, simplicidade, leveza,minimalista, sensibilidade e facilidade em atrair os olhares e sentidos para sua arte. A sensação que tenho no momento em que leio suas postagens, é que tudo se acalma dentro de mim, o ritmo de tudo desacelera e me direciona para o que estou lendo e vendo. É muito bom ter esses momentos,é como fazer uma oração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi, que linda mensagem! Fiquei comovido. Acredito que somente pessoas especiais, com uma alma de artista, têm a sensibilidade para captar todos esses detalhes que você tão bem traduziu. Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho, adorei! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Linda foto. Vc vai ficar mais encantado qdo elas abrirem suas florzinhas lindas e graciosas. Tbm adoro os botões, parabéns pelas postagens.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, que bom que gostou, muito obrigado! A sua também está linda. Mal vejo a hora desta abrir completamente. Abraços!

      Excluir
  3. Sergio, como vc viu em meu post, tb fiquei maravilhada com o desabrochar das flores. Quando comprei a minha ela esta quase toda fechada , uma semana depois estava praticamente com todas as florezinhas abertas, hj ela esta mais linda ainda, totalmente aberta. Estou agora acompanhando uma outra phalaenopsis . Cada dia mais linda.Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, é verdade, adorei as fotos da sua Ludisia. Esta é uma orquídea que encanta em todos os estágios da floração. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  4. Oi Sergio, também estou na expectativa, acompanhando a evolução dessa floração da Ludisia discolor. Estou muito curiosa para ver as flores finalmente abertas.
    Um ótimo final de semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís! Está demorando, né? Mas não se preocupe, ela já está quase aberta. Logo mais, mostro para você. Muito obrigado pelo interesse e pela visita! Um grande abraço e um ótimo final de semana para você também!

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog belas fotos e textos ótimos.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla, que bom, muito obrigado pela visita e incentivo. Fico feliz em saber que esteja gostando. Um grande abraço!

      Excluir