Phalaenopsis - Hastes gêmeas blindadas


Hastes florais da orquídea Phalaenopsis semi-alba
Phalaenopsis semi-alba

Estou com tanto medo de perder a floração desta orquídea, que decidi colocá-la dentro de casa, mais precisamente ao lado da minha cama. Li alguns artigos que relacionam vento e variações bruscas de temperatura ao aborto de botões florais, especialmente de Phalaenopsis. Como estes elementos são presença constante na varanda, achei melhor prevenir.

As hastes estão se desenvolvendo muito lentamente. Os botões, idem. Agora que estão continuamente sob as minhas vistas, acho que estão crescendo ainda mais devagar, de propósito. Continuarei a mantê-los informados sobre esta saga.

10 comentários:

  1. Sergio, tudo bem? Tenho algumas que estão assim tb, deixo elas na minha garagem, onde não pega muito vento ou chuva! Acho que se vc deixar ela dentro de casa, sem ar fresco, talvez ela possa estranhar! Bjo Andrea - www.blogdasorquideas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, que bom receber sua visita. Muito obrigado pela dica, realmente fico preocupado com a falta de ventilação. Aqui no apartamento, é 8 ou 80. Na varanda, temos ventos ciclônicos e não há como amenizar. Mas vou tomar cuidado com este fator, sim. Muito obrigado! Bjos!

      Excluir
  2. É como um filho que queremos proteger, mas as vezes somos surpreendido. Passo por lugares e vejo orquideas em sacadas, jardins, arvores sob sol forte, ventanias, chuvas fortissimas e ainda sim elas crescem e florescem linda e deslumbrantes!!! Temos muito a aprender com a natureza, mesmo na situação mais adversa é possível crescer e florescer! Parabéns pelo seu carinho e cuidado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, é verdade! Tem toda razão, basta ver como elas florescem na natureza. Mas no meu caso, esta orquídea já abortou vários botões, no ano passado, enquanto estava na varanda. Estou tentando evitar que este pesadelo se repita. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sabe que eu lembrei do titulo de um programa do Discovery Home health?? Chama-se Meninas mimadas!!! Rs... è assim que são nossas orquideas, boa sorte que seja uma floração forte e duradoura!! Que todo seu carinho e dedicação sejam recompensados. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, é verdade, bem lembrado! Que bom, Adriana, muito obrigado pelas palavras de apoio! Abração e tudo de bom para as suas meninas também! :)

      Excluir
  4. Vem ai uma linda florada.
    Sergio consegui fazer uma Phal florir comigo, depois da foto, sabe o que aconteceu.....quebrei a haste... rsrsrsrs
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaai, Bete, não me diga! Poxa, que pena... Eu morro de medo de acontecer isso. Aqui eu vivo esbarrando nas hastes, é um perigo. Mas que bom que floresceu e deu para fotografar. Parabéns! E muito obrigado pela visita e apoio, sempre! Abraços!

      Excluir
  5. Oi Sergio Boa noite
    Quanto ao Dendrobium anosmum
    se quiser, após a florada envio um bulbo para você, é só colocar na agua ou prato com areia ele brota.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, boa noite!

      Nossa, que surpresa, muito obrigado! Mas não se preocupe em cortá-lo apenas por minha causa. Quando você for replantá-lo, aí sim aceito o bulbo. Aguardo o quanto for preciso, sem problemas. Muito obrigado pela gentileza! Abraços!

      Excluir