Dendrobium Stardust 'Chiyomi' - Floração 2012


Flores da orquídea Dendrobium Stardust 'Chiyomi'
Dendrobium Stardust 'Chiyomi'

Conforme prometido, trago para vocês uma foto atualizada da floração desta orquídea, o Dendrobium Stardust 'Chiyomi'. Ela está um escândalo, há ainda mais flores do que as que puderam ser capturadas nesta imagem. Houve um aumento significativo na altura da planta e qualidade da floração, em comparação ao ano passado, quando a comprei.

Quanto à coloração, mistério resolvido. De fato, a flor desta orquídea possui um tom amarelo pálido, tão logo se abre. Com o passar dos dias, a cor vai se intensificando, até atingir um amarelo gema. Dependendo da luz, chega a ficar um pouco alaranjada. No entanto, a cor é bastante diferente do Dendrobium Stardust 'Firebird', que realmente é de um tom laranja, mais para abóbora. A princípio, acreditava que o meu fosse este último.

Depois desta confusão cromática e culinária, só me resta apreciar esta bela orquídea, planta generosa, de floração abundante e duradoura.



20 comentários:

  1. Linda foto, esse dendrobium é lindo e dá mtas flores, o q me alegra demais.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, é verdade! Comprei por acaso e acabei me apaixonando. Fico contente que tenha gostado, muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  2. Lindo o blog de orquídeas! Parabéns!!
    Eu também estou fazendo um blog sobre orquídeas: http://anacarminda.blogspot.com.br/
    Faça uma visitinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carminda, muito obrigado! Que bom que gostou! Estive no seu blog e adorei os desenhos. Parabéns!

      Excluir
  3. Uau, Sergio, essa floração está magnífica. Parabéns.
    Um ótimo feriado para você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, que bom, muito obrigado pela visita! Fico feliz que tenha gostado. Um excelente feriado para você também! Abraços!

      Excluir
  4. Sergio
    arrasou, que florada maravilhosa...
    parabéns pelo cultivo.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, fico feliz que tenha gostado. Muito obrigado! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Uma alegria ter uma menina dessas em casa!!!!! Maravilhosa!!! Que bom que desvendou o mistério rsrsrs Abraços!!!!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Dani! Hehehe, agora acho que vou atrás da outra, laranja de fato. Ambas são muito bonitas, realmente. Muito obrigado pela visita! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá Sérgio...
    Realmente um escandalo de florada, rs.
    Desejo à você boas festas...
    E um ano novo de 2013 repleto de muitas cores, aromas, e alegrias...
    Muita saúde.
    Um abraço.
    Zenaide Pareja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zenaide! Que bom receber a sua mensagem, muito obrigado pelo carinho! Agradeço e retribuo os votos de boas festas e um excelente 2013. Tudo de bom para você e sua família!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Que espetáculo de flores; parece um raio de sol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! É verdade, parece mesmo! Muito obrigado pela visita, é sempre muito bom vê-lo por aqui!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi, Sérgio... Também tenho uma, que comprei no impulso, como vc! Mas, na mesma planta, embora num broto distinto, as flores são lilás!! Fiquei impressionada com isso, flores amarelas e lilases, na mesma planta. E agora ela está malzinha, quase totalmente seca, sem nenhuma folha. Troquei de lugar, dou-lhe mais atenção e agora, há alguns dias, um pequeno keiki começou a surgir, com uma raiz ainda minúscula, na lateral de um dos antigos "caules". Que faço? Vc pode me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Que legal, achei fantástica essa variação de cores! Tem um parente deste amarelo que se chama Dendrobium Rainbow Dance. Deve ser o seu! É lindo.

      Mas que pena saber que sua orquídea não está bem. Com o tempo, os pseudobulbos mais antigos vão perdendo as folhas e secando, é normal. O importante é que nasçam outras mudas para dar continuidade ao ciclo.

      Quanto ao keiki, é só aguardar que ele tenha umas três raízes mais longas. Assim, ele estará forte o suficiente para ser destacado da planta mãe, podendo ser posteriormente plantado. Boa sorte, acho que dará tudo certo!

      Muito obrigado pela sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Sérgio, não havia visto sua resposta... Tentarei mandar uma foto da última florada, prá vc ver, com as duas cores juntas... De todo modo, te agradeço MUITO pela atenção e pela dica. Espero com ansiedade que minha planta se restabeleça. Enquanto isso, fico com as tuas... ;)

      Excluir
    3. Oi, Alexia! Vi a foto, de fato, muito interessante! Torço para que sua orquídea fique bem. Imagine, eu que agradeço pela sua visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Boa noite, Sergio comprei um pela internet, chegou hoje, mas veio tão pequeno. eu plantei com esfagno,brita e um pouco de xaxim, num pote de plastico. Gostaria de sua opinião se esta certo ou devo plantar de outra forma para que ele se desenvolva mais rápido. O seu é maravilhoso. Um grande abraço e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauciene, tudo bem? Que legal, parabéns pela aquisição. Este vale a pena ter. Pena que veio pequeno. Acho que a composição do seu substrato está perfeita, muito parecida com a minha. Agora é só ter paciência, ele cresce rápido!

      Muito obrigado pela visita!

      Boa sorte e um grande abraço!

      Excluir