Dendrobium loddigesii - Botão solitário


Botão floral da orquídea Dendrobium loddigesii
Dendrobium loddigesii

Uma das características que mais aprecio nas orquídeas do gênero Dendrobium é a profusão de flores que emergem de seus pseudobulbos. No caso da orquídea de hoje, infelizmente, parece que terei uma única flor neste ano. O pequeno botão está se desenvolvendo muito lentamente, mas permanece firme e forte, ao que tudo indica.

Costumo ver enormes touceiras de Dendrobium loddigesii, quase sempre repletas de flores. O meu exemplar está muito longe deste estágio. Eu comprei esta orquídea recentemente, como uma pequena muda. Na verdade, nem esperava vê-la florida tão cedo. Portanto, estou felicíssimo com este botão floral e, como sempre, mal vejo a hora de vê-lo aberto.

12 comentários:

  1. Sérgio, você escreve como poeta. O título da postagem já nos remete a um poema e é possível "sentir" o carinho e a delicadeza com que lida com suas plantas. Parabéns!

    bjs

    edi de oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi, imagine! Muito obrigado pela visita e pelo carinho. Fico feliz em ler sua mensagem, ainda mais vinda de uma artista de fato! Obrigado e um grande beijo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Bete, tomara! Muito em breve, espero poder colocar a foto da flor. Muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  3. tenho varias com botões, tem uma que esta quase florindo ja . espero ansiosa.a sua com certeza vai ficar linda ..bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, que bom! Boa sorte com seus botões, estou torcendo para que fiquem lindos. Muito obrigado pela força, espero poder mostrar a flor em breve! Bjos!

      Excluir
  4. Olá Sergio, passei para visitar o seu jardim virtua...é sempre lindo..divino. Tenha um maravilhoso dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica, muito obrigado! Fico contente que esteja gostando. Também sou muito grato por todo o seu apoio lá no Face. Um ótimo dia para você também! Abraços!

      Excluir
  5. Nunca tive muita sorte com dendobrium..para minha alegria ganhei uma o ano passado florida, depois da floração umas caninhas secaram pensei q era o fim... e não é que este ano nascendo umas "bolinhas" todo dia olhava pra ver se nao era apenas Keikes, terei flores este ano!!! \o/ Como deve ser a rega, algum cuidado especial neste periodo? Esta na varanda do meu apto, pega sol das 10 até ele se por.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, que boa notícia! Parabéns pelas flores!

      Eu continuo regando normalmente. É bom evitar molhar os botões e flores, assim eles duram mais. Também evito que o adubo respingue nas flores. Eles adoram sol, mas aqui eu uso sombrite para filtrar os raios nas horas mais quentes do dia.

      Boa sorte com suas orquídeas e muito obrigado pela visita! Abraços!

      Excluir
  6. Oi Sérgio! Visito sempre seu blog. É que também estou cultivando orquídeas no apê!rsrsr. Estou com 22, por enquanto, e tenho um dendrobium Stardust. Comprei no CADEG, aqui no RJ, onde também adquiri a maioria delas. Veio misturado a amarela que você tem com uma cor rosa. A flor é igualzinha.Seria a mesma espécie? Tem outras cores além da amarela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia, tudo bem? Que ótimo, muito obrigado pela visita!

      Parabéns pelo cultivo de orquídeas no apê, que legal! De fato, já vi casos deste Dendrobium apresentar flores com cores diferentes. Além da amarela, tem o laranja, chamado 'Firebird'. Também existem outros híbridos parecidos, em rosa, branco...

      Muito obrigado pela mensagem e boa sorte com suas orquídeas!

      Um grande abraço!

      Excluir