Ludisia discolor - A orquídea que é uma jóia


Haste floral da orquídea Ludisia discolor
Ludisia discolor

Esta pequena obra de arte viva, conhecida como black jewel orchid, é uma orquídea terrestre, originária da Malásia, Indonésia e Burma. A alusão a uma joia negra deve-se ao aspecto incomum da sua folhagem, de coloração marrom aveludada com veios vermelhos/dourados.

Sempre gostei desta orquídea, Ludisia discolor, mas nunca havia tido a oportunidade de comprá-la. O exemplar da foto só chegou em casa graças ao olho clínico do meu pai, que a viu em uma exposição e imediatamente decidiu comprá-la para a minha mãe. Eu, de quebra, saí ganhando, com mais uma mascote para mimar e fotografar.

A inflorescência ainda está fechada. Brevemente, dezenas de minúsculas florzinhas brancas aparecerão. Como sempre, mostrarei a evolução desta floração para vocês.

24 comentários:

  1. Lindíssima, Sérgio. Alegrou meu dia. Depois de um telefonema daqueles com Serviços de Atendimento ao Cliente, ver essa flor aqui renovou as forças! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fred! Sinto muito pelos maus momentos com o SAC, imagino que seja terrível. Mas que bom saber que a flor melhorou seu dia! Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  2. Mesmo fechada ela já é linda, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é verdade! Confesso que não dava muita atenção à flor, mas de fato é muito bonita! Brigadão pela visita! Bjos!

      Excluir
  3. Olá Sérgio! Boa noite amigo!
    Lindíssima a nova orquídea! Seu pai é como você: tem olho clínico!!!rsrs Sua mãe merece, mas quem cuida e fotografa é você não é? Ela ainda ficou mais linda com a sua habilidade na hora de clicá-la!!!
    Agradeço poro compartilhar conosco mais uma maravilha da natureza!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, boa noite! Pois é, minha mãe que ganha as orquídeas e eu que faço a festa, hehehe! Mas imagine, bondade sua! Fico contente que tenha gostado. Eu que agradeço pela sua visita! Abraços!

      Excluir
  4. Ola Sergio, comprei uma dessa semana passada no ceasa , estava fechada quando a comprei,mas agora ja esta toda aberta, devo post-la ainda essa semana...realmente é linda ..bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, que coincidência! Esta da foto está começando a abrir. A sua deve estar linda, posta sim que eu vou vê-la no seu blog! Muito obrigado pela visita! Bjos!

      Excluir
  5. Linda orquídea; se pelas características das folhas eu não julgaria ser uma orquídea; valeu pela partilha! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon! Pois é, esta não parece orquídea, realmente. Ainda mais porque é terrestre. Imagine, eu que agradeço a você pela visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Oi Sergio!
    Eu tenho essa orquídea linda,mais não sei o que fazer quando as flores dela murchar (se eu devo corta as haste das flores, devo corta ou ou deixar as hastes que ela cresce de novo as flores?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela, tudo bem? Que bom, também gosto bastante desta orquídea. No caso dela, após as flores murcharem, você pode cortar a haste floral, bem rente à planta, pois ela não florescerá mais. Depois disso, é só aguardar a próxima floração, no ano que vem!

      Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. obrigada!
      tenho mais uma duvida Sergio! eu tenho uma orquídea que as folhas dela ficou como se estiver se enferrujada e eu tive que tira todas as folhas ,so que até agora as folhas dela ainda não cresceu .vc sabe dizer o que pode ter acontecido e se eu fiz certo.se vc quiser eu te envio amanhã uma foto dela pra vc ver como estar. grata

      Excluir
    3. Imagine, de nada! Como ela está sem folhas, pode ser difícil se recuperar. Agora, o melhor é aguardar, para ver se ela reage. Você pode colocar em um local mais sombreado e manter o substrato úmido, sem encharcar. Boa sorte! Abraços!

      Excluir
  7. oi Sergio, comprei uma Ludisia no Ceasa há 3 semanas. Estava linda com 5 hastes repletas de flores,mas minha gatinha mais espevitada a derrubou da escada e só sobreviveu uma haste. Agora é esperar pela próxima floração. Adoro seu blog, entro sempre e aprendo muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Poxa, que pena, sinto muito pela sua Ludisia! Mas esta é uma orquídea bem generosa, tenho certeza que você terá muito mais hastes no ano que vem.

      Que ótimo saber que está gostando do blog! Imagine, eu que agradeço a você pela visita e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Eu comprei uma desse no ano passado, mas ela acabou morrendo, fiquei muito triste =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna, que pena! Mas não desanime, assim que puder tente novamente. Também já perdi algumas, mas sempre vale a pena insistir! Boa sorte!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Caramba nunca imaginei q ela era uma orquídeas:() o chao embaixo da minha jabuticabeira eh forrado com ela.acho q eh porq eu jogo resto de bebidas (cafe,sucos...leite...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Heric? Que sorte a sua! Muitos pagam para ter esta orquídea em casa. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. boa noite Sergio!
    minhas orquideas estão com formigas, o que eu faço para acabar com elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela, boa noite! Pois é, este é um problema sério. É difícil combatê-las, você pode aplicar inseticidas próprios para plantas. Eles são solúveis em água, você encontra em lojas que vendem produtos para jardinagem, ou até mesmo em supermercados.

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Bom dia, Sergio!
    Ganhei uma muda de Ludisia de presente. Você pode me dar dicas de como plantá-la? Algum procedimento especial?
    Desde já, agradeço.
    Um abraço,
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena, bom dia!

      Tudo bem? Que belo presente! Esta orquídea é terrestre, não precisa de substrato especial para orquídeas, muito embora ele possa ser usado, assim como a terra. É importante que o vaso tenha uma boa drenagem e a rega seja esporádica, já que o excesso de água apodrece o caule. Ela não precisa de muita luminosidade, basta um local com luz indireta.

      Um grande abraço!

      Excluir