Dendrobium Stardust - Quase lá


Botões florais da orquídea Dendrobium Stardust
Dendrobium Stardust

Às vezes temo que, de tanto mostrar hastes e botões florais de orquídeas, vocês se cansem e me larguem aqui falando sozinho. Mas tenho uma boa justificativa para esta fixação. Enquanto meus colegas orquidófilos têm centenas de plantas, podendo mostrar várias orquídeas floridas quase que diariamente, eu tenho apenas 40. Sendo assim, consigo uma ou duas flores por mês. E olhe lá. Para preencher os intervalos, vou mostrando o desenvolvimento de cada uma, criando todo esse suspense.

Este Dendrobium Stardust surpreendeu-me pela rapidez com que desenvolveu os botões. Há vinte dias, eles eram pequenas verruguinhas ao longo do pseudobulbo. Hoje, já estão prestes a abrir. Acho curioso que os botões de várias espécies deste gênero possuem um formato peculiar, com uma pequena saliência na base. Muito em breve, volto com as flores finalmente abertas.

14 comentários:

  1. Lindos botões, linda imagem
    Abraços e uma linda semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, muito obrigado pela visita! Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Roger, que bom, muito obrigado! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Lindos!! Mostrar o desenvolvimento das plantas é um diferencial das suas fotos, e retiramos as nossas dúvidas quando bate aquela "é botão ou broto?". Sempre tento procurar na internet como seriam os botões das flores, mas dificilmente encontro. Adorei! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia! Ler o seu comentário não tem preço! Que legal saber disso, você acredita que eu vivo fazendo isso? E concordo, é raro encontrarmos fotos desses estágios iniciais que tanto nos confundem. Muito obrigado pelo retorno! Abraços!

      Excluir
  4. Sergio,eu adoro acompanhar o desenvolvimento de suas plantas,por favor continue postando,é como acompanhar um livro até o desfecho final!
    Só tenho a agradecer tudo de bom que vejo por aqui!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Cida, que bom! Fiquei emocionado, muito obrigado pelas palavras! Imagine, eu que agradeço pelo seu prestígio e carinho, sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Caro Sérgio: não nos cansamos não! Esses botões pagam qlq espiada. Minha situação é parecida com a sua, tenho um pouquinho mais de orquídeas, q vc, sendo q boa parte é de mudas pequenas que demorarão um pouco mais a florir: não é de se admirir que faço uma média de apenas 3-4 (ou menos) postagens por mês, em meu blog; mas ainda assim me gratifico com todas as visitas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalon, concordo plenamente! Mas observando seu cultivo, acredito que em breve terá muito mais orquídeas. Também fico super feliz em receber visitas, muito obrigado pelo seu apoio aqui no blog!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Caro Sérgio,
    Tenho muito carinho pelo seu blog, adoro seus posts, parece que estou conversando com vc!!
    Hj, depois de muito ouvir vc, resolvi falar um pouco, ou melhor, te pedir ajuda. Estou engatinhando nos meus conhecimentos sobre orquídeas, mas já estou apaixonada... plantas perigosas, essas orquídeas! Tenho 7 plantinhas, mas uma, em particular, tem me gerado dúvidas: uma Dendrobium stardust, acho que firebird, pois é mais alaranjada que a sua. Comprei em setembro de 2012, linda... acho que coloquei mais água do que ela precisa, ela está bem, mas produz muito keikis e nada de flores. Fica na janela, com muita luz e sem sol direto. Uso adubo 20-20-20 1x por mês, e comecei a colocar um outro para floração. Sempre vejo posts sobre como tirar os keikis, mas ninguém diz se realmente é necessário tirá-los e o que acontece com a planta mãe, se ela brota novamente... Me ajuda??? O que estou fazendo de errado com ela?? Um grande abraço, Paula - Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Tudo bem? Poxa, que bom ler sua mensagem, fico contente por saber que está gostando dos posts! E que ótimo receber sua pergunta.

      De fato, a quantidade de água no período pré floração determina se o Dendrobium vai emitir keikis ou flores. Retirá-los ou deixá-los é muito uma questão de gosto. Eu costumo tirar, prefiro um visual mais limpo. A planta mãe continua a brotar normalmente, mas por baixo.

      O adubo para floração, mais rico em fósforo (o P do NPK), também ajuda. Mas o principal é diminuir drasticamente as regas, já no finalzinho do outono.

      Boa sorte com o seu Dendrobium Stardust, espero que floresça em breve! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Oi, Sérgio, obrigada por me responder! Vou mudar meu comportamento em relação às regas dele, mas só para o ano que vem... pena, sem flores este ano! Assim, sigo aprendendo! Vou continuar te acompanhando e pegando um pouquinho do seu conhecimento!
      Gde abraço

      Excluir
    3. Oi, Paula, imagine! De nada! Que pena, torço para que dê tudo certo no ano que vem! Muito obrigado pelo apoio e confiança!

      Um grande abraço!

      Excluir