Esse eu não vi - Laelia lundii


Botão floral da mini-orquídea Laelia lundii
Laelia lundii

Sempre me impressionaram os relatos de pessoas que, passeando pelo orquidário, repentinamente deparam-se com um novo botão ou flor. Costumava pensar: Se eu olho minhas orquídeas várias vezes ao dia, todos os dias, é impossível que eu não veja cada botão ou broto surgindo desde a primeira célula.

Pois aconteceu. Eu acompanhava o desenvolvimento dos novos brotos desta Laelia lundii, também denominada Microlaelia lundii, vistoriando-a todos os dias. Como os pseudobulbos estavam muito incipientes, mal haviam formado as folhas, não esperava que algo de novo fosse ocorrer tão cedo. Um belo dia, levo o maior susto ao descobrir este botão 'enorme', já prestes a abrir, bem debaixo do meu nariz. Eu não o via porque se confundia com o tronco ao fundo, de cor semelhante. Além disso, a planta é minúscula. Cada folha tem o tamanho de um palito de fósforo.

Somente após este incidente bizarro, que me valeu o troféu Mr. Magoo, aprendi que esta micro-orquídea possui a singular característica de florescer a partir de um pseudobulbo imaturo. Ou seja, antes mesmo de desenvolver folhas, o pequeno broto já emite um botão floral. Fiquei ainda mais apaixonado por esta menina.

4 comentários:

  1. Botão lindo.
    Como sempre, fotos lindas também
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, imagine, muito obrigado! Suas fotos também são maravilhosas, bem como as orquídeas. Muito obrigado pelo apoio, um grande abraço!

      Excluir
  2. Amo orquídeas, porém todas que tento cultivar...morrem. Acredito que pode ser ao uso inadequado de fertilizante, eu uso o mais comum sigo as instruções e não adianta. Minha sogra cultiva uma espécie que não sei o nome tem flores lilás grande, na área de serviço á muitos anos. Já eu preciso de umas dicas. Um abraço, tenha um maravilhoso fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Atir, que pena! Mas não desanime, comigo acontecia a mesma coisa. Já matei muita orquídea. Não me considero um especialista, mas fico à sua disposição para sanar suas dúvidas. Com calma e persistência, você logo terá belas flores! Muito obrigado pela visita, um ótimo fim de semana para você também! Abraços!

      Excluir