Oncidium ornithorhynchum - Um toque oriental


Orquídea Oncidium ornithorhynchum
Oncidium ornithorhynchum

O Pavilhão Dourado (Kinkaku-ji) está localizado na cidade de Kyoto, Japão, e é um dos templos mais famosos daquele país. Usei essa pequena réplica para fazer uma composição com as flores de colorido exótico da orquídea que está florida aqui no apartamento. Embora esta planta seja do Novo Mundo, sua proximidade com o pavilhão japonês me pareceu natural e harmoniosa.

À medida que vou conhecendo as personalidades deste mundo orquidófilo, cada vez mais me intriga a grande quantidade de orientais ligados a esta atividade. De colecionadores de micro-orquídeas, às exposições do bairro da Liberdade, passando por palestrantes e autores de livros, encontramos vários representantes da comunidade nipo-brasileira. Foi, inclusive, no Japão que vi as mais esplendorosas exposições de orquídeas da minha vida. Somente através de fotos, infelizmente...

Enquanto não descobrimos as razões para esta inclinação dos japoneses por orquídeas, só nos resta admirá-las e tentar aprender um pouquinho para, quem sabe, fazer igual no futuro.

8 comentários:

  1. Olá Sergio! A foto ficou ótima sim e o link com a exposição...nossa... Lindo demais. Em relação Aos japoneses terem esse interesse acho, em minha humilde opinião, que é devido a paciência que infelizmente foi perdida por muitos no mundo de hoje. Tudo tem que ser rápido nessa ansiedade e pressa atuais. Orientais apresentam paciência e dedicação, e é exatamente isso que essas belas plantas requerem. Bem, perdão já escrevi demais...rsrsrs Abraços e ótimo fim de semana pra vc! Ah depois te mostro as duas orquídeas que ganhei hoje, lindas!
    Cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, que bom, muito obrigado! Agradeço também pelo comentário, acho que tem razão. Eu, como sou falsificado, já perdi esses dons orientais. Se bem que, aos poucos, estou conseguindo alguma evolução.

      Fiquei super curioso para ver suas orquídeas! Parabéns pelos presentes e pelo seu dia, que está chegando! Abraços!

      Excluir
  2. Uau! Que maravilha! Em resumo é isso: As orquídeas são lindas, atraentes e fascinantes e é quase impossível alguém não se deixar seduzir por sua beleza. Infelizmente o cultivo não é para todos, já que exige paciência, dedicação, disciplina e etc. E isso já faz parte da cultura e característica do povo oriental e falta para nós ocidentais. Estamos engatinhando nesses quesitos, mas... estamos no caminho. Agradeço por compartilhar tamanha maravilha. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane! Imagine, eu que agradeço pelo ótimo comentário! Concordo com você, não poderia expressar melhor essa opinião. Muito obrigado pela visita e um grande abraço!

      Excluir
  3. A foto ficou linda!! Bela composição. Acho que os japoneses são inclinados não só para as orquideas, mas às plantas e a natureza em geral, vem como herança da cultura trazida por nossos avós e bisavós. A reverência a natureza talvez venha muito tbm da religião (xintoísmo e budismo), um exemplo disso é a chegada da primavera e consequentemente a floração dos sakuras, comemorada como um grande acontecimento nas terras nipônicas :) Talvez esteja em nosso sangue, mesmo os que são nacidos no Brasil como eu ;) Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia! Que bom que gostou, muito obrigado! Com certeza, bem lembrado. Inclusive tem a história da orquídea dos samurais, muito interessante. Valeu pelo comentário! Bjos!

      Excluir
  4. Bela imagem
    mais uma vez parabéns
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado! Um grande abraço!

      Excluir